O Lance de Vénus


O texto seguinte pode conter spoilers do livro “O Lance de Vénus”

Começo esta página com a análise de um dos livros que mais me cativou até hoje. The Venus Throw de Steven Saylor, não é nenhuma obra prima da literatura. Estava eu no 10.º ano do secundário quando, com a temática da Roma Antiga, a professora de História nos deu como trabalho ler o livro e resumi-lo. À época não era propriamente fã de grandes leituras, e aquele esforço literário foi para mim um verdadeiro suplício. Voltei agora a relê-lo, e a minha opinião revelou-se completamente antagónica à minha primeira impressão.

2

O Lance de Vénus, em português, faz parte de uma série de policiais históricos escritos pelo autor americano Steven Saylor, com o título Roma Sub-Rosa. Nesta intrincada história de mistério à Arthur Conan Doyle, com uma linguagem extremamente acessível, Saylor abre as cortinas da Roma Antiga e revela-nos o seu mundo de corrupção, intrigas e os jogos de bastidores que lhes estão adjacentes. Ao revelar-nos este mundo extremamente crível, onde nos sentimos nós mesmos a viver aquele denso mistério – muito por conta da narração na primeira pessoa – Saylor desenha muito mais que uma história verosímil. A grande maioria daqueles personagens existiram mesmo, fizeram parte da História romana, e como podemos ver nas notas finais do livro, exigiram um grande trabalho de pesquisa do autor.

Quanto à história propriamente dita, começa quando Gordiano, o Descobridor, recebe a visita de dois estranhos visitantes. Um deles, acabará morto ao final do dia. Gordiano, um homem afável com quem nos identificamos desde o primeiro momento, inicia aí uma grande aventura num mundo de grandes contrastes sociais, onde o poder se mede pelo dom da palavra e pelo peso do bolso.  A tarefa de Gordiano consiste em descobrir a verdade sobre a morte de um homem que um dia lhe foi próximo, mas nessa busca ele encontrará respostas que o irão fazer sofrer e se verá perante imensos dilemas morais para os quais nem ele está preparado.

Este é o quarto livro da série Roma Sub-Rosa, mas foi o único que li até hoje da série. No entanto, qualquer um dos livros pode ser lido em separado, pois todos têm uma história única e empolgante que se inicia e desvenda no próprio volume. O meu exemplar, da Quetzal Editores, edição de 2001, possui 380 páginas.

Sem dúvida, uma boa leitura para o Verão.

Avaliação: 6/10

Roma Sub-Rosa:

#1 Sangue Romano

#2 O Abraço de Némesis

#3 O Enigma de Catilina

#4 O Lance de Vénus

#5 Crime na Via Ápia

#6 A Casa das Vestais

#7 Rubicão

#8 Desaparecido em Massília

#9 Névoa de Profecias

#10 A Sentença de César

#11 Um Gladiador Só Morre Uma Vez

#12 O Triunfo de César

Anúncios

feedback

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s