A Toupeira


O texto seguinte pode conter spoilers do livro “A Toupeira”, primeiro volume da série Trilogia Karla

John le Carré é o ícone máximo da literatura de espionagem. Esta é a minha opinião, e ela vale o que vale. Tinky, Tailor, Soldier, Spy de 1974 é o primeiro volume da conceituada trilogia sobre o espião britânico George Smiley.

Comprei o livro, das Edições D. Quixote, no verão de 2011 (relativamente há um ano) e em duas semanas acabei o livro. A história, propriamente dita, é para mim do mais cliché e superficial que pode haver num romance de espionagem. Estão lá os bons, os maus, não se sabe bem quem são uns e quem são outros, e no fim, há um dos supostos amigos a revelar-se o traidor da pátria – a tal toupeira que dá título à versão em português.

Mas se, em traços gerais, a história é corriqueira para quem está mais que habituado a romances de espionagem, perguntem-me o porquê de eu ter demorado tão pouco tempo a consumir este livro – sim, que eu não sou propriamente um consumidor compulsivo de livros. A linguagem de John le Carré é cativante. E se por um lado, a pouca ação do livro e as constantes recordações dos personagens nos cansa, por outro, a riqueza do seu texto faz-nos deslizar página atrás de página e só conseguimos parar de o ler quando chegamos à última folha.

Assim é John le Carré, um mestre do seu tempo, e o pioneiro da literatura de espionagem que conhecemos hoje. As personagens são ricamente descritas, revelando características peculiares, formas de falar e de agir que nos surpreendem e dão um empurrãozinho para as páginas seguintes, onde queremos saber mais sobre tais personagens. Com 420 páginas, sou obrigado a recomendar este livro que, apesar de não ter uma história cativante, acaba por nos atrair por toda a conjuntura criada por le Carré.

Avaliação: 8/10

Trilogia Karla:

#1 A Toupeira

#2 O Ilustre Colegial

#3 A Gente de Smiley

Anúncios

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s