A Glória dos Traidores, Crónicas de Gelo e Fogo #6


O texto seguinte pode conter spoilers do livro “A Glória dos Traidores”, sexto volume da série Crónicas de Gelo e Fogo

A Glória dos Traidores é o sexto livro das Crónicas de Gelo e Fogo, pertencendo ao terceiro volume original da história de George R. R. Martin. Depois dos eventos empolgantes do último livro, deparamo-nos com um rol de mortes surpreendentes neste novo volume. Rob Stark é convidado para um casamento “interessante” e Joffrey Barathean saboreia uma tarte de pombo deliciosa. Os acontecimentos em Porto Real provocam uma diarreia a Tywin Lannister. As tramas entrelaçam-se e a queda de pretensos reis põe fim a uma guerra titânica da forma mais inesperada. A Glória dos Traidores mostra que o jogo de tronos não se faz no campo de batalha.

Arya e Sansa Stark, Jon Snow, Samwell Tarly, Cersei, Jaime e Tyrion Lannister, Cão de Caça, Brienne de Tarth, Oberyn Martell, Mindinho e Varys. Todos têm importantes papéis a desempenhar. Posso dizer que – em A Glória dos Traidores – George R. R. Martin coloca a carne toda no assador.

Sem Título

Sinopse:

A série de Fantasia mais vendida em Portugal (e no mundo) durante 2008. Todos os volumes estiveram no top.

O bafo cruel e impiedoso do Inverno já se sente. Quando Jon Snow consegue regressar à Muralha, perseguido pelos antigos companheiros do Povo Livre, não sabe o que irá encontrar nem como será recebido pelos seus irmãos da Patrulha da Noite. Só tem uma certeza: há coisas bem piores do que a hoste de selvagens a aproximarem-se pela floresta assombrada.

OPINIÃO:

Não é exagero considerar este um dos meus livros preferidos da atualidade. Depois dos eventos alucinantes de A Tormenta de Espadas, mergulhei neste volume de alma e coração e não me arrependi. Somos desde logo convidados para um Casamento Vermelho, e os destinos de vários personagens tornam-se mais claros – ou não – neste sexto volume das Crónicas de Gelo e Fogo.

Soberba, é como posso adjetivar tanto a narrativa como a escrita de George R. R. Martin. Somos a patrulha da noite, a ver Martin como um monstro de gelo, a despedaçar corações. Imprevisível e alucinante.

sem-titulo
Os Outros e a Patrulha da Noite (agalleryofthrones)

Martin tem uma capacidade invulgar de nos impressionar com o realismo e a vivacidade das cenas descritas, de uma forma ímpar só comparável a nomes como Maurice Druon, Bernard Cornwell ou Ken Follett. Ele apresenta-nos a um mundo cinzento, cheio de sangue, resíduos e imperfeições, muito similar à época medieval nos núcleos centrais da saga. Aqui, os personagens principais podem morrer a qualquer instante. Mas não julguem que a desgraça se resume aos protagonistas. Os volte-faces finais deste livro foram deliciosos na forma como puniram também alguns dos malvados.

Personagens como Jaime Lannister ou Cão de Caça foram extremamente bem desenvolvidos neste volume, e Jon Snow assumiu as rédeas de um evento que há muito se aguardava. Ainda assim, Tyrion Lannister continua a ser um dos meus personagens preferidos, terminando o livro em apoteose.

Por tudo isto e muito mais, só posso dizer, que venha o próximo.

Avaliação: 9/10

As Crónicas de Gelo e Fogo (Saída de Emergência):

#1 A Guerra dos Tronos

#2 A Muralha de Gelo

#3 A Fúria dos Reis

#4 O Despertar da Magia

#5 A Tormenta de Espadas

#6 A Glória dos Traidores

#7 O Festim dos Corvos

#8 O Mar de Ferro

#9 A Dança dos Dragões

#10 Os Reinos do Caos

Advertisements

4 thoughts on “A Glória dos Traidores, Crónicas de Gelo e Fogo #6

  1. Pingback: A Tormenta de Espadas – Nuno Ferreira

  2. Pingback: E Pronto… Já Está! (Crónicas do Gelo e do Fogo) Parte Dois – Nuno Ferreira

  3. Pingback: E pronto… Já está! (Crónicas do Gelo e do Fogo) Parte Um – Nuno Ferreira

  4. Pingback: Como Erikson, Sanderson e companhia esmagaram os orcs – Nuno Ferreira

feedback

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s