O Segredo do Alquimista


O texto seguinte pode conter spoilers do livro “O Segredo do Alquimista”

Comprei este livro em Maio de 2011 na FNAC do Fórum Castelo Branco. O meu volume, da Editora Planeta Manuscrito, tem aproximadamente 380 páginas, edição de 2009. O livro, editado originalmente pelo autor escocês Scott Mariani em 2007, foi uma boa surpresa nas minhas mãos.

Quando peguei nele, julguei tratar-se de mais uma reprodução barata de Código DaVinci, algo que se tornou moda nas bancas após o grande êxito que se revelou a obra de Dan Brown. Não posso dizer que nunca tenha gostado destas “reproduções”, afinal sempre procurei livros dedicados a esta temática.

The Alchemist’s Secret aprofunda temas como os cátaros, a alquimia, os antigos celtas e ritos que se herdaram através das eras. Lado a lado com vários clichés como traições inesperadas, sociedades secretas, professores, padres, estudiosos e homens poderosos sedentos de poder, este livro traz-nos uma vasta gama de personagens corajosos, carismáticos e resolutos nas suas convicções.

Ben Hope é o protagonista. Antigo membro do SAS, dedica a sua vida a salvar crianças. No dia em que é contactado para salvar a neta de um milionário, ele nem sonha para onde está a ser arrastado. A rapariga chama-se Ruth, tal como a irmã que ele não conseguiu salvar anos atrás, o que mexe profundamente com os seus sentimentos. O magnata Fairfax incute-o a procurar a fórmula mágica da vida eterna, supostamente para salvar a sua pequena neta. O ex-militar lança-se assim numa aventura incrível por entre pistas codificadas e intrincados labirintos, entre o charme e a elegância de Paris e o profundo místicismo cátaro de Montsegur, passando por muitos outros locais sagrados da velha França. No cerne de todas estas façanhas, com muitos inimigos no seu encalço, Ben terá que lidar com um verdadeiro furacão: uma mulher chamada Roberta Ryder, uma cientista obstinada e sua parceira de aventuras.

Uma leitura bastante proveitosa para os amantes de fórmulas mágicas, elixires da juventude e alquimistas, ou simplesmente para quem gosta de uma boa aventura.

Avaliação: 5/10


Avatar de Nuno Ferreira

Comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com