O Rei de Ferro e a Rainha Estrangulada


Esta opinião foi atualizada após a reeleitura da edição pela Marcador

O texto seguinte pode conter spoilers do livro “O Rei de Ferro e a Rainha Estrangulada”, primeiro volume da série Os Reis Malditos

Nasceu em Abril e morreu em Abril. Maurice Druon foi um génio da Academia de Letras Francesa que faleceu no pretérito ano de 2009, deixando de luto o mundo das artes. Foi militar durante a Segunda Guerra Mundial, ascendeu como escritor, recebeu prémios atrás de prémios e, aparte o seu inegável contributo para a literatura francesa, fomentou politicamente várias controvérsias e ódios quando as suas tomadas de posição enquanto Ministro da Cultura francesa morderam os interesses públicos de artistas e escritores.

O Rei de Ferro e a Rainha Estrangulada compreende os dois primeiros volumes originais da série Os Reis Malditos.

sem-titulo-3

 

A história é sobejamente conhecida. Filipe, O Belo, rei de França, mandou queimar vivos os mais influentes membros da Ordem dos Templários, incluindo o Grão-Mestre Jacques de Molay em frente à Catedral de Notre-Dame. Pegar num livro que retrata este tema mostrou-se ser bastante gratificante, ao contrário do que as minhas baixas expectativas anunciavam. Pode-se dizer que esta ação de Filipe foi a gota de água na extinção dos Templários. Há, no entanto, algo que inquieta adeptos de conspiração e investigadores ao longo dos tempos e que é, também o principal tema e móbil para esta série Os Reis Malditos de Druon. Acontece que, enquanto ardia, Jacques de Molay gritou para que todos ouvissem, que dentro de um ano o Papa Clemente V, o Rei Filipe O Belo e o Guarda-Selos do Reino Guilherme de Nogaret seriam ouvidos no Tribunal dos Céus para que fossem julgados. Amaldiçoou também a linhagem de Filipe até à 13.ª geração.

A maldição de de Molay teve aparentemente os seus frutos. Clemente morreu pouco depois da execução com uma úlcera gastrointestinal, Nogaret morre envenenado e antes de um ano se passar, também o Rei Filipe morrera, caíndo do cavalo durante uma caçada. Os seus descendentes não tiveram melhor sorte, com vidas precoces e mortes registadas em inquietantes circunstâncias. No livro O Rei de Ferro, Druon conduz-nos avidamente desde os momentos que precedem a execução dos templários até à morte de Filipe, revelando tais acontecimentos como pano de fundo e revelando-nos com mestria muitas outras personagens ricamente ilustradas.

A Rainha Estrangulada mostra-nos o filho de Filipe, Luís. Sem qualquer preparação, Luís revela-se um governante frágil e inseguro. Ao mesmo tempo que lida com um governo precário, tenta livrar-se da esposa, Margarida de Borgonha, que havia sido presa por adultério. No entanto, o poder que o cargo de rainha lhe confere não parece dar-lhe razões para consentir o divórcio.

Maurice Druon brinda-nos com uma escrita cativante e fácil, com um diálogo intimista ao mesmo tempo intricado de pormenores. Confesso, a quantidade de personagens, todos eles marcas indeléveis da História, e a expectativa de ver reproduzida em letras um evento tão negro da França, assustou-me inicialmente, mas à medida que ia lendo o livro, as páginas desapareciam umas atrás das outras, transformando este volume num livro facílimo de se ler. Tudo aconteceu muito depressa, e o tamanho reduzido dos capítulos não deixou que eles se tornassem maçadores nem penosos. Foi, acima de tudo, a escrita fluída e inteligente de Druon, a capacidade de tornar cada capítulo um foco de ação, o que mais me cativou neste volume. Recomendo vivamente.

Avaliação: 9/10

Os Reis Malditos (Marcador):

#1 O Rei de Ferro e a Rainha Estrangulada

#2 Os Venenos da Coroa

Anúncios

One thought on “O Rei de Ferro e a Rainha Estrangulada

  1. Pingback: TAG – Os Cavaleiros do Apocalipse – Nuno Ferreira

feedback

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s