Especial Teorias: O Final das Crónicas de Gelo e Fogo


Muitos se perguntam sobre qual será o final das Crónicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin, e eu não sou exceção. Este artigo serve unicamente para deixar uma opinião pessoal e a teoria que julgo mais aceitável.

Pois é, não passa de uma teoria mas é aquilo que julgo que irá acontecer nesta fantástica saga literária. George R.R. Martin, o autor, é perito em enganar-nos facilmente com as suas mudanças de direção, mortes inesperadas e um modo subtil de nos deixar rendidos ao seu mundo de ironias e contrários. O próprio nome original da série, A Song of Ice and Fire, A Canção de Gelo e Fogo em português, pode dizer-nos muito sobre o final desta saga.

Ora, não é novidade que os livros estão repletos de inversões; eles são o Gelo e o Fogo, o Norte e o Sul, a Vida e a Morte, o Bem e o Mal, o Masculino e o Feminino, o Senhor da Luz e o Senhor da Escuridão, já para não falar nas inúmeras inversões históricas que Martin nos oferece. A Guerra dos Cinco Reis não é mais que uma adaptação da Guerra das Rosas que “incendiou” a Inglaterra do século XV, Cersei Lannister é uma remodelação da célebre Margerite D’Anjou, e a própria Roma Antiga está representada em Game of Thrones.

sem-titulo
Os Outros (business insider)

Stannis Baratheon é o Constantino romano que pega numa nova fé e a espalha por todo o império (Cristinanismo e a crença no deus vermelho Rh’llor, Senhor da Luz que vence a Escuridão), a Antiga Valíria de onde vieram os Targaryen não é mais que uma reprodução da Roma expansionista no seu apogeu, e o triarca Horonno cuja estátua Tyrion e Jorah encontram sem cabeça em Selhorys no livro A Dança dos Dragões é o Júlio César dos volantenos, um triarca que foi renomeado vezes em cima de vezes até se declarar a ele próprio triarca vitalício. Os seus pares não gostaram e trataram de o matar.

Estes são apenas alguns indícios do mundo de contrários que George R. R. Martin nos oferece nas suas crónicas. Por outro lado, o tempo parece ser um ciclo. As estações do ano demoram a passar, mas vão, e vêm, e o que aconteceu séculos atrás parece voltar a repetir-se – uma premissa explorada por outros autores, como Robert Jordan. Daí que se julgue que a Longa Noite está para regressar, com o frio e com os Outros, e que está na hora exata em que as profecias serão cumpridas. Vamos agora ao que eu julgo ser o final desta saga maravilhosa.

sem-titulo
Daenerys Targaryen (concept art world)

A minha teoria sobre o final

Daenerys Targaryen conquista os Sete Reinos. É ela a Azor Ahai renascida, o mítico herói que desempenhou um papel de destaque na Longa Noite. Foi ele quem forjou a Luminífera, a espada de fogo. Trabalhou durante trinta dias e trinta noites na sua forja, mas quando a mergulhou na água, partiu-se. Teimoso, cinquenta dias e cinquenta noites depois, voltou a terminar a forja da espada, e temperou-a com o sangue de um leão. Ainda assim, a espada voltou a partir. Na terceira vez, a morrer por dentro com aquilo que iria fazer, pediu à esposa, Nissa Nissa, que se aproximasse e espetou-lhe a espada no peito. O sangue da sua amada combinou na perfeição com aquela lâmina, e assim nasceu a Luminífera, a espada do herói que afastou os Outros durante milénios para o Norte gelado.

Porque eu acho que Dany é o Azor Ahai? Bem, apesar de os Baratheon terem algum sangue Targaryen, parece-me por demais evidente que Stannis não é este herói. Melisandre já falhou várias vezes na sua interpretação das chamas e essa é uma das suas falhas, embora me pareça que Stannis seja um importante instrumento e um personagem chave para a conclusão desta saga. Porém, uma bruxa do bosque profetizou que o Azor Ahai renascido seria um Targaryen.

sem-titulo
Melisandre de Asshai e Stannis Baratheon (pinterest)

 

Agora eu pergunto: quantos Targaryen temos na saga? Não, não temos apenas Dany, e não é por aí que eu formulo a minha teoria. Há imensas especulações de que Jon Snow seja um Targaryen. Esta teoria não é novidade. Ned Stark tinha uma irmã, Lyanna de seu nome, que era apaixonada pelo príncipe Rhaegar Targaryen. Foi principalmente movido pelos ciúmes que Robert, que também a amava, despoletou a sua Rebelião que o conduziu ao Trono de Ferro, e exilou os Targaryen remanescentes para o outro lado do Mar Estreito.

Ned Stark era um homem honrado, e poucos acreditam que ele tenha tido a desonra de trair Catelyn com uma outra mulher. As últimas palavras de Lyanna (promete-me, Ned), vêm deixar quase evidente que este Jon Snow não é um bastardo de Ned Stark mas sim o filho de Lyanna Stark com Rhaegar Targaryen, embora, aparentemente, ninguém o saiba, após a morte de Ned. Existem ainda outras teorias que apontam Tyrion Lannister como um possível Targaryen. O Rei Louco Aerys era apaixonado por Joanna, a esposa de Tywin, e há indícios de que chegaram a envolver-se, como tal era possível que tivessem gerado um filho. Tywin sempre desprezou o seu filho anão: seria por ele ser apenas anão? Ora, recordemos que Tyrion tem um olho de cada cor, o cabelo loiro (mais nos livros que na série) e uma paixão doentia por dragões desde a infância. Será possível que Tyrion seja um Targaryen? A mim parece-me que sim.

sem-titulo
O Trono de Ferro (Marc Simonetti)

Ora, se se confirmar que Jon Snow e Tyrion Lannister sejam, de facto, do sangue do dragão, por que motivo haveria eu de afirmar que Daenerys Targaryen é ela o Azor Ahai renascido? Vamos então à Casa dos Imortais, em Qarth. “O dragão tem três cabeças” anuncia o príncipe Rhaegar na visão de Dany. “Terá de haver mais um”. Uma dessas cabeças de dragão seria o pequeno Aegon (não acredito que o jovem Aegon de A Dança dos Dragões seja o verdadeiro), o segundo seria Rhaegar? e faltaria ainda uma terceira cabeça. Para mim, a primeira cabeça é Dany, a segunda Jon, a terceira Tyrion. O brasão dos Targaryen (o dragão com três cabeças) é uma ironia do autor e uma pista para o desfecho da saga, assim como a existência de três dragões chocados por Dany, a Mãe de Dragões.

Motivos para ser Dany o Azor Ahoi? Ora, é Dany quem está a formar um exército, a instruir-se para governar, é Dany quem tem os dragões, é Dany quem tem a visão de Rhaegar, e quem é aconselhada pela enigmática figura de máscara chamada Quaithe. Sem mais delongas, vou revelar a minha teoria: Daenerys tornar-se-á Rainha dos Sete Reinos, e terá Tyrion Lannister como sua Mão. De regresso a Westeros, Dany terá um importante papel na Muralha. Irá mostrar a Stannis, a Ramsay Bolton, a quem a quiser enfrentar, quem é a verdadeira rainha westorosi por direito, e começará por conquistar o Norte. Acredito que existirá alguma empatia entre Jon e Dany, talvez se apaixonem. Afinal, os Targaryen tinham um especial dom de se apaixonarem por membros da mesma família.

sem-titulo
Jon Snow e Fantasma (wallup)

Agora, como explico eu que Dany seja esse príncipe prometido, e não Jon, por exemplo? Porque Martin é o mestre das inversões e das ironias. Quando os Outros avançarem para a Muralha, o Azor Ahai precisará da sua espada mágica, a Luminífera. E como a irá forjar? Aqui está a ironia. Lembram-se de Gelo, a espada valiriana de Ned Stark? Sim, era uma espada escura e esfumaçada, e quando Ned morreu, os Lannister forjaram duas espadas a partir do seu aço. A primeira, Lamento de Viúva, foi oferecida a Joffrey como presente de casamento pelo avô, e a segunda, Cumpridora de Promessas, oferecida por Jaime a Brienne para encontrar Sansa Stark. Voltamos ao nome da saga e a resposta parece-me evidente: A Canção de Gelo e Fogo.

Será possível transformar Gelo (a espada) em Fogo? Sim. Apesar de Gelo ser agora duas espadas distintas, ainda será possível transformar ambas, ou uma delas em fogo. Aquando da forja das duas espadas, é de notar que a lâmina enegrecia e o armeiro de Tywin Lannister realçou que não se tratou de um processo nada fácil, parecia que a lâmina tinha vida própria. Lembram-se do lema da casa Targaryen? Fogo e Sangue. Lembram-se de como Azor Ahai forjou a Luminífera? Com o sangue da sua esposa. Ora, a única forma de transformar Gelo em Fogo será com sangue. O sangue da esposa, o sangue de Targaryen – Fogo e Sangue.

sem-titulo
Azor Ahai (jordi gonzalez)

E porque não acho eu que Jon é o Príncipe Prometido, que é ele Azor Ahai? Que será ele a pegar na espada que um dia foi do seu pai, a desferi-la no peito de Dany, derramando o sangue Targaryen, fazendo assim com que Gelo se transforme em Luminífera? Porque George R. R. Martin gosta de ironias e de inversões. O que um dia foi o homem a matar a mulher, hoje pode muito bem ser a mulher a matar o homem. Assim, o sangue Targaryen de Jon Snow combinaria com a espada Gelo e Daenerys Targaryen teria o seu merecido lugar no Trono de Ferro. Antes disso, porém, o Azor Ahai tentaria temperá-la com o sangue de um leão. Será uma analogia aos Lannister, cujo brasão é representado por um leão? Irá Dany matar Tyrion (ou Cersei) antes do ato desesperado de assassinar Jon? Quem sabe.

Nestes moldes, como se desenrolaria a batalha final? Com a morte de Jon, ficaria um dragão sem dono? Poderiam morrer dragões? Como Dany encararia Cersei? Como é que Tyrion reconquistaria Porto Real para a sua Rainha dos Dragões? Será mesmo que os Outros marcharão contra os Sete Reinos? A mim parece-me que sim, mas as respostas a todas estas perguntas só George R. R. Martin poderá dar. Aqui fica apenas o meu palpite sobre a Reconquista Targaryen e o Azor Ahai renascido.

Anúncios

2 thoughts on “Especial Teorias: O Final das Crónicas de Gelo e Fogo

  1. Olá amigo Nuno 🙂

    Gostei das tuas teorias sem duvida muito interessantes, mas penso que te esqueçes do papel por exemplo de Bran Stark, cá para mim o nome do seu lobo ser verão, tem que se lhe diga. Não sei até se não há um dragão de gelo para os lados da Muralha ;)…se não me engano vai sair um livro no Brasil sobre isso 😀

    Quanto ao sangue que corre no Tyrion, não poderá ser o inverso ? isto é ser mesmo o filho dele, afinal quem hedou a inteligência do patriarca dos Lannister foi o duende….já os outros dois…nada inteligentes…incesto e por ai fora 😉

    Vamos ver 😀

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s