Como Organizar Uma Estante?


Hoje decidi fazer um post na tentativa de dar umas dicas sobre arrumações. Para quem lê muito é sempre uma valente dor de cabeça decidir onde arrumar os livros que se adquire. O que fazer quando a estante já está cheia? Eis o maior dilema do leitor moderno. Algumas pessoas optam por vender os livros que lhes são menos queridos, outros acabam por arrumá-los (ou desarrumá-los) em locais menos próprios para eles. Estou a referir-me a caixotes de papelão, pilhas na mesa-de-cabeceira, etc…

Apesar de um ser um leitor moderado, principalmente no que diz respeito a compras, também me deparei com o mesmo problema. Onde enfiar livros novos? Em minha casa tenho cerca de 4 estantes, mas os livros que me são mais queridos, os que me foram oferecidos nos últimos 5/6 anos e os que eu comprei ficam no meu quarto. E a estante que tenho no meu quarto é de parede, com apenas duas prateleiras acima da minha secretária. Resultado: tive de improvisar.

Sem

Assim sendo, usei-me de duas bases de livros que tinha noutra estante e usei-as para aparar os livros da saga A Torre Negra em cima da secretária. Em cima do roupeiro ficam outros livros, mais grossos e que não me sejam tão especiais. Quando também esse espaço ficar cheio, terei de voltar a improvisar, provavelmente colocando livros numa prateleira aberta e fazendo migrar os livros mais antigos para as estantes maiores fora do meu quarto. Quanto à organização dos livros em si, existem muitas formas de o fazer. Eu pessoalmente não gosto de ver prateleiras com livros aos altos e baixos, entre gordos e magros. Não fica bonito esteticamente. É importante que livros de um mesmo autor fiquem juntos uns aos outros, o que chateia quando acabam por ser de tamanhos diferentes. É verdade que fica bonito separar os livros por cores, mas é muito difícil catalogar por autores, cores e tamanhos com sucesso. Organizar por datas de leitura ou de aquisição também está fora de hipótese. É verdade que gosto de ter os livros mais recentes à mão de semear, mas não faço questão de os colocar por ordem de chegada.

Assim sendo, reservei a minha estante flutuante para livros de fantasia e de ficção científica, maioritariamente composta por livros da Coleção Bang! da Saída de Emergência – que têm normalmente a mesma altura – aproximando os que têm cores idênticas. Os restantes ficam na minha mesa de cabeceira e sobre o roupeiro.

E vocês, como organizam as vossas estantes?

16 thoughts on “Como Organizar Uma Estante?

  1. A organização de livros na minha casa é uma grande dor de cabeça. Em primeiro lugar porque vivo com os meus pais e acabo por não poder deixar os livros em qualquer lado. Mesmo o armário da sala, que até é bem grande, tem os livros de edições de capa dura do meu pai e pouco mais. Ando constantemente a namorar o bar da mobilia de sala, pois é espaçoso e perfeito para lá por livros. Só que a minha mãe gosta de lá por as garrafas de licores e vinhos em exposição. Há uns tempos aproriei-me “à força” de uma uma estante no dito armário da sala, onde estou a colocar os livros da colecção dos cássicos da Civilização.

    Tudo o resto tem que ficar também no meu quarto, onde o espaço é limitado e tenho mesmo que recorrer ao improviso. Originalmente tinha apenas a secretária e uma estante. A secretária tem pouco espaço para livros e algumas das divisões não são altas o suficiente para por qualquer livro. Assim, tenho lá algumas edições de bolso, livros técnicos e a minha grande coleção de revistas da National Geografic.

    A estante é composta por 4 prateleiras, sendo que uma tem alguns dossiers e outra tem os meus livros juvenis que já ponderei guardar uma caixa e levar para o sótão, mas ainda não tive coragem! E mesmo que o faça não vai resolver o problema da falta de espaço – é apenas mais um penso rápido (mas não é sempre só isso?).

    Há cerca de um ano o meu ai fez-me uma prateleira em madeira, bem larga, para pregar numa parede mais vazia do quarto. Durante uns tempos, até funcionou, mas rápidamente ficou cheia e podia pedir ao meu pai mais uma estante, mas não me parece que andar a furar mais a parede seja solução e lá tive que arranjar novo improviso!

    Estás a ver aquelas arcas em madeira que servem para guardar tralha? Bem, tenho uma em forma de banco no meu quarto. Então como raramente lá punha alguma coisa em cima comecei a fazer pilhas com os livros lá em cima. Eu sei, eu sei… mas neste momento é a melhor solução.

    Com isto tudo, acabo por não ter um sistema de organização definido, mas em geral gosto de juntar os livros todos o mesmo autor (pelo menos os da estante estão assim, os outros é que vivem no caos). Não gosto de os organizar por cores mas em relação aos tamanhos percebo bem o que dizes. Por exemplo, tenho alguns livros do Follett em edição de bolso e outros tantos em edição normal. Como juntá-los ficaria horrivel, tenho as edições de bolso na secretária e as edições normais juntas na estante. Outra solução seria por as edições normais em fila, na vertical, e as edições de bolso em pilha mesmo ao lado.

    Ando a adiar alterar a organização das minhas estantes porque preciso de arranjar uma estante nova e também de um cantinho cá por casa para a por… Mas isto de organizar estantes tem muito que se lhe diga e todos têm o seu método particular. Mas gosto muito de saber como é que a malta se organiza.

    O comentário ficou gigante, sorry!

    1. Olá Sofia!
      Obrigado pelo teu comentário gigante 😀
      Bem, mas que grande confusão. 🙂 Eu os livros mais antigos levo-os logo para outra estante, até porque não gosto de ter as coisas muito desarrumadas.
      E não te apropries do bar da tua mãe, que pode correr mal 😀

      1. É uma grande confusão sim. Não gosto nada de ter os livros assim, mas enquanto não arranjar uma estante nova (grandinha, de preferencia) evito mexer mais na organização (ou falta dela) dos livros. Mas olha que já vi casos piores que o meu! Conheço uma senhora que também compra muitos livros e uma vez entrei na casa dela e todos os armários da sala (gavetas incluidas) estavam cheios de livros. No quarto, todos os cantinhos livres tinham livros. E mesmo na dispensa, em vez de ter as coisas normais que há nessa divisão da casa, havia estantes carregadas de livros. Só me faltou encontrar livros no wc e na cozinha. A casa da senhora não é grande e por isso é um caos ainda pior que o meu lol

        Se me apropriasse do bar, era sem as garrafas 😛

        Mas já ando a piscar o olho a mais uma estante no tal armário de sala, onde a minha mãe tem lá uns tarecos (daqueles que só servem para decorar e ganhar pó). Qualquer dia, não se safa. E aos poucos vou ganhando terreno lol

      2. Ahahah Essa casa é que deve ser um grande caos.
        Se te apropriasses do bar bebias o conteúdo das garrafas para depois dizeres que já não precisavam estar lá 😛

  2. Para a próxima tira fotos, Nuno! Queria ver os teus livros *o*
    Os meus estão organizados por ordem alfabética dos apelidos dos autores. Não gosto muito porque, tal como disseste, fica desalinhados, uns grandes, outros pequenos, uns finos, outros grossos. Também já os organizei por cores e até gostei!

    1. Olá, Lud!!
      Por ordem alfabética também é um método muito eficaz. O problema é mesmo esse que referiste. E eu prefiro ter autores e géneros com livros separados e que à distância fique uma estante esteticamente bonita. 🙂

  3. Ois Nuno,

    Comentário enorme e mais comentários enormes ehehe, sim senhor a mensagem está bem pensada 😀

    Ora bem a imagem mostra um pouco a realidade da forma como me organizo, tenho é sorte ter o sotão e volta e meia vão sacos lá para cima com livros que acabei de ler e por vezes até tem que sair livros que gosto e me custa tirar da prateleira.

    Ora já estás a ver quais os livros que não deixo que saiam da estante certo ? Os que mais gosto e tudo juntinho, tipo os livros do Martin, Tolkien, Lynch tudo pertinho uns dos outros, mas infelizemente não consigo ter todos os que queria na estante 😀

    Não tarda tenho que arranjar mais espaço, o melhor é começar a fazer passatempos no blog a ver se me despacho de muitos que li, gostei mas não tenho tempo para reler, alias até prefiro dar aos amigos 😀

    Abraço

  4. Catia valente

    Olá!

    Eu também não gosto muito de ver livros a fazer escadinhas nas minhas estantes.
    Tenho livros no meu quarto e na minha sala e tenho alguns que já não sei onde pôr, estão em cima da secretária à espera de uma estante nova. Na Sala tenho os livros que acho mais bonitos ou interessantes, pois gosto muito deles e sou vaidosa e bons livros sugerem sempre bons temas de conversa entre visitas :P.
    Arrumo por tamanhos e autores. Tento separar por género também, mas por causa da altura nem sempre é possível. O teu ficará junto dos outros da Chiado, ou talvez fique melhor ao pé do Tolkien, bem quanto terminar logo decido. Por fim tenho uma pequena estante onde guardo os livros mais pequenos, tamanho de bolso, essa é uma confusão de livros de várias grossuras e tamanhos, cores… mas passa despercebida.
    Eu tenho resolvido optar por nichos de duas prateleiras que vou comprando à medida das necessidades, a minha casa é pequena, então tenho de inventar. O resultado até me tem agradado e sempre que me apetece posso mudar a disposição do quarto ou da sala pois estas prateleiras cabem em qualquer lado. E os nichos estão a volta dos 15€. Possivelmente já gastei dinheiro para uma estante grande mas não ia ficar bem em lado nenhum.

    Esta é a organização que tento manter 😀

    Beijinho

      1. Catia valente

        Há mais caro e maior, mas como sou eu que monto em casa não convém complicar, apesar de gostar de fazer isso 🙂

  5. Olá!

    Vejo que estás a ler o segundo do Scott Lynch! O que estás a achar???

    Bem, belo artigo. Eu tenho uma arrumação muito simples: por autor e por altura. Livros mais baixos ou de bolso numas prateleiras, livros mais altos noutras prateleiras.

    Gostei!

    Beijinho

    1. Também és organizada 😛
      Quanto ao Lynch, estou a gostar. Obviamente ele é genial, mas acho que entregou um bocado o factor surpresa do livro quando o Stragos lhes contou tudo o que planeava, e estou a arrastar um bocado a leitura com eles no mar, com os piratas. Até estou a gostar do desenvolvimento, e é impossível não gostar disto, mas não me agrada pessolmente esta fase do livro. Sinto que o autor está a perder muito tempo em cada sítio por onde eles passam. 😀
      Mas tomara que muitos autores famosos fossem tão maus como o Lynch kkk
      Quando eu fizer a crítica ao Mares de Sangue depois vem ver a minha opinião final.

feedback

