Março, sê bonzinho!


Estive ainda um bom bocado a pensar que título haveria de dar a este post. O presente mês de fevereiro não foi mau, até me reservou várias surpresas positivas. A questão é que, entre Carnaval, trabalho e revisões tive pouca disponibilidade para as minhas leituras. E, sejamos sinceros, por vezes sabe mesmo bem estar super ocupados a fazer coisas que gostamos, e com as pessoas que gostamos. 😛

Sem título

Começo a sentir de forma relevante os frutos do meu trabalho com o “Espada que Sangra”. Sentir que as pessoas não se esqueceram do meu livro é muito bom, e ver cada vez mais pessoas a lê-lo e a tecer-lhe críticas positivas é muito gratificante. Em termos de divulgação, o mês de março vai ser muito ocupado, mas ainda é cedo para vos dar novidades. Não posso é deixar de agradecer às pessoas que me têm apoiado de uma forma excepcional e sem as quais, a coisa não teria o mesmo encanto. Em primeiro lugar, aos meus pais, que são o meu grande suporte e permitem-me ter esta vida tão ocupada a fazer o que amo. A toda a minha família, à minha querida tia Maria do Carmo e aos meus colegas de trabalho pela forma como me acarinham diariamente. É difícil encontrar um ambiente tão saudável. Aos amigos do Clube União de Recreios de Moita do Norte que conseguem fomentar uma vida em comunidade com uma perícia notável e um trabalho de grupo sem igual. À Cátia, pela sua irreverência e crítica construtiva, esta mulher guerreira é um torvelinho na minha vida. À Andreia Sousa, melhor amiga e confidente, aquela pessoa que a qualquer hora do dia ou da noite está lá para me ouvir. À Maria Inês Azevedo, pelos ensinamentos para a vida que me deixou durante o nosso namoro. É uma pessoa de quem sempre guardarei o melhor. Não posso deixar de agradecer ao Fiacha O Corvo Negro, porque para além de ter aberto as portas para o sucesso do “Espada que Sangra” na blogosfera, tornou-se um amigo para a vida. É pena não existirem por aí tantas pessoas generosas como ele. Agradeço também à Ana Filipa Silvério, uma amiga cheia de garra e com um sorriso contagiante, uma pessoa importante para mim. À Patrícia de Almeida, a autora do meu site “www.nuno-ferreira.eu”, não só pela sua dedicação e disponibilidade para mim, como também pela amizade. Aos amigos do Zapping TV, em especial à Inês Silva, pelos laços que nos foram unindo com o passar dos anos e que se vão consolidando cada vez mais. Aos amigos da blogosfera, em especial à Sofia Pinela pela amizade e carinho. Aos amigos que ainda guardo da Universidade, por tudo o que vivemos e pela amizade que ainda nos une. Espero não me ter esquecido de ninguém 😛

Não estava à espera de postar um artigo de agradecimentos, mas agora que o fiz, até me sinto bem. São estas pessoas que têm enchido de cor os meus dias. No que ao mês de março diz respeito (sim, porque supostamente o post era sobre o mês de março), para além das muitas surpresas que vos revelarei mais tarde, espero que também seja um mês mais dado a leituras, uma vez que não vivo sem um bom livro e este mês não foi muito produtivo nessa matéria. Diz isto o homem que leu 15 livros em 2014 e este ano quase já bateu esse número. xD No princípio do mês terminei o fantástico Mares de Sangue do Scott Lynch. Li pela primeira vez Ted Chiang, um autor de quem tinha ouvido falar bastante bem mas que a barreira da língua (penso que não exista nada escrito pelo autor traduzido em português) nos distanciou. Mas, bem, acabei por me aventurar a ler em Inglês e não correu nada mal. Exhalation foi um conto estranho mas que resultou bastante bem. Demorei para aí um mês a ler Suspeito de Robert Crais. Não posso afirmar que o livro é mau, mas para quem já se está a acostumar a ler livros chocantes e inovadores, este livro foi um “meh” de lábios tortos. Li também este mês Os Anjos Não Têm Asas de Ruy de Carvalho, um testemunho de vida exemplar, com ternura, humor e uma visão da vida com a qual me identifico muito. Foi muito agradável. A última leitura de Fevereiro foi O Amigo Fritz, um clássico de Erckmann-Chatrian que fala sobre um homem rico e boémio que muda de mentalidade perante a vida quando percebe que não consegue deixar de pensar numa menina que o servia. Li este livro em duas noites, não é muito grande e não me agradou muito. E o melhor disto tudo é que, dos livros que já li em 2015, não gastei um cêntimo com eles.

Agora os livros para ler são A Lenda do Vento (o 4.5 da Dark Tower Saga) de Stephen King, o Raparigas Cintilantes da Lauren Beukes (as críticas a este policial com elementos de ficção científica são fenomenais e escolhi-o para completar o desafio Viagens à Lareira da Sofia e da Su, cujo tema de março é policial) e Merlin – Os Anos Perdidos de T.A. Barron. Vamos ver como corre. E espero, pelo menos, conseguir ler o mesmo número de livros que li em Fevereiro, que mesmo assim já é uma média muito boa tendo em conta os meus hábitos literários. Mas será um mês muito ocupado a nível pessoal, por isso não faço promessas.

Bem hajam.

10 thoughts on “Março, sê bonzinho!

  1. Olá Nuno!

    Bem, que post! Antes de mais, no que me toca, não tens nada que agradecer. Gostei do teu trabalho e ajudei na divulgação do livro por acreditar no teu talento. E tenho andado a falhar-te (tu sabes)… Mas sabe bem chegar aqui e ler uma mensagem tão especial. Obrigado 🙂

    Quanto às leituras, eu percebo-te. Gosto sempre de ter um bom livro para ir folheando mas às vezes é muito difícil e há que dar prioridade a outras coisas. E no teu caso, para além de trabalho e afins, ainda tens que trabalhar na saga, o que não deve deixar assim tanto tempo livre… Tens que ir lendo aos poucos. Mesmo assim se já estás perto de igualar o número de leituras do ano passado, é muito bom!

    Em relação às Raparigas Cintilantes, já sabes o que penso e vou ficar ansiosa por ler a tua opinião. Também tenho muita vontade de ler esse livro, por isso espero que gostes bastante 🙂

    beijinhos!

    1. Ainda bem que gostaste 😛
      Mesmo xD O que custa mesmo é começar um livro, de resto quando ele é bom e não é muito grande, até dá para se ler numa semana 🙂
      Já sabes, As Raparigas Cintilantes vai ser das primeiras leituras de Março e também espero gostar.
      Beijinho 🙂

  2. Elsa

    Olá Nuno,

    Foi uma bonita homenagem aos teus amigos/as, coisa rara hoje em dia, e que por vezes são tão importantes nas vidas de quem os tem.

    Gostei muito do texto, e espero ler em breve mais notícias de Zallar

    Bjos

    1. Olá, Elsa 😀 É algo que está sempre presente em mim, tinha de haver uma hora de o pôr em palavras. É bom para mim e para eles. 🙂
      Quanto a Zallar, vais ter notícias. Por enquanto ainda estou a divulgar o “Espada que Sangra” 😀
      Beijinho

  3. Catia valente

    Olá 😀

    Que bom o teu trabalho e dedicação estarem a dar frutos, bem mereces.

    Gostei muito desta tua homenagem e olha é um prazer ser um “torvelinho” na tua vida ;). Ainda me estou a ver com os olhos em bico, a torcer o nariz quando o Fiacha me desafiou a ler o teu livro… Demorei semanas para ler, mas a culpa não foi só minha (assobio :P). Gostei muito do livro mas ainda gostei mais de te conhecer. És humilde e trabalhador, lutas pelos teus sonhos. De certo modo inspiras-me e tenho muito a aprender contigo. Estamos na mesma frequência 😛

    Desejo-te o maior sucesso, profissional e pessoal.
    Eu cá estarei para dividir a garrafeira e brindar aos teus sucesso!

    Beijinhos

  4. Fiacha O Corvo Negro

    Saudações 😀

    Bem que dizer desta mensagem, percebo que por vezes sentimos necessidade de agradecer o apoio que nos dão, vejo isso pelo meu blogue, e mesmo assim é pouco mas pronto na parte que me toca é a nossa amizade que mais satisfação me dá, assim se mantenha por muitos e bons anos 🙂

    Quanto ao que leste a quem tens que agradecer o conhecer o Scott Lynch quem é ? 😛

    Tens ai boas leituras para março e terás mais uma vez uma ajudinha do amigo corvo em março, é tudo por agora 😀

    Abraço rapaz 😉

feedback

