Prémios Nebula 2014 – Nomeados


O que são os Prémios Nebula?

Estes galardões servem para condecorar os livros de ficção científica e fantasia que mais se destacaram ao longo do ano nos E.U.A. Eles são entregues pela organização Science Fiction and Fantasy Writers of America e embora não tenha um prémio monetário envolvido, é uma distinção que confere um estatuto de celebridade no género.

Na principal categoria – Romance -, os nomeados deste ano são:

Sem título

The Goblin Emperor, Katherine Addison: Um livro que me captou o interesse por ser recomendado por Scott Lynch na capa. Parece interessante, mas uma matéria um pouco batida. Ser protagonizado por goblins não me diz nada de relevante.

Sinopse: O filho do Imperador Goblin viveu toda a sua vida no exílio, distante da Corte Imperial e da intriga mortal que a impregna. Mas quando o seu pai e três filhos na linha de sucessão ao trono são mortos num “acidente”, ele não tem escolha a não ser tomar o seu lugar como o legítimo herdeiro. Sem qualquer instrução na arte da política da corte, ele não tem amigos, não tem conselheiros, apenas a certeza de que quem assassinou o seu pai e irmãos poderá fazer um atentado contra a sua vida a qualquer momento.

Cercado por bajuladores ansiosos para agradar o novo imperador, ingénuo e oprimido pelos encargos da sua nova vida, ele não pode confiar em ninguém. Num turbilhão de tentativas para o depor, ofertas de casamentos arranjados e a sombra dos conspiradores desconhecidos que se escondem, ele deve ajustar-se rapidamente à vida como o Imperador Goblin. Ele está sempre sozinho, tentando encontrar até mesmo um único amigo e esperando a possibilidade de um romance, mas também vigilante contra os inimigos invisíveis que o ameaçam, para não perder nem o seu trono, nem a sua vida.

Sem título

Trial by Fire, Charles E. Gannon: É o segundo volume da saga de ficção científica Tales of The Terran Republic. Não sou fã deste género de ficção-científica de batalhas entre humanos e extra-terrestres (com algumas excepções, como Battlestar Gallactica de que sou fã). De qualquer forma parece-me uma sequência bem conseguida.

Sinopse: Aventura de ficção científica em grande escala. Quando o diplomata interestelar Caine Riordan regressa do primeiro encontro da humanidade com raças alienígenas, as nuvens da guerra estouram. Com a frota da Terra destruída por um ataque furtivo e os seus sobreviventes lutando por suas vidas, Caine deve confiar nas habilidades de contacto e armas para lutar com o inimigo não-humanóide. E quando os atacantes tecnologicamente superiores varrem as últimas defesas do sistema solar, e as corporações traidores convidam os invasores de terra para pousar as forças de segurança, a humanidade luta com as suas melhores armas:. astúcia, criatividade e coragem. Mas como a Terra precipita-se para um julgamento final pelo fogo, Caine descobre que também podem existir lacunas grandes e perturbadoras na sua memória colectiva. Indícios apontam que um apocalipse ocorreu entre as espécies muito antes, enterrado na humanidade, na própria pré-história. O que levanta uma possibilidade aterradora.

Sem título

Ancillary Sword, Ann Leckie: Uma ficção científica que parece bastante interessante. Espero que venham a publicar em Portugal.

Sinopse: E se você já teve a tecnologia de Deus ao seu dispôr? E se tudo isso lhe foi arrancado?

O Senhor do Radch deu o comando da nave Mercy of Kalr a Breq e mandou-a para o único lugar que ela teria concordado em ir – para a Estação Athoek, onde a irmã do tenente Awn trabalha em Horticultura. Athoek foi anexada há uns 600 anos atrás, e agora todo o mundo é totalmente civilizado – ou deveria ser. Mas tudo não é tão tranquilo quanto parece. Velhas divisões ainda são problemáticas, o AI da Estação Athoek está descontente com a situação, e parece que o alienígena Presger poderá ter-se interessado no que está a acontecer. Sem garantias de que o interesse é benévolo.

Sem título

The Three-Body Problem, Liu Cixin: A sinopse não me atrai por aí além, mas é um facto que este autor tem sido muito premiado pelas suas obras de ficção-científica.

Sinopse: Com o público-alvo de Duna e a acção comercial de Dia da Independência, The Three-Body Problem é a primeira oportunidade dos leitores de língua inglesa para experimentar o mais amado autor de ficção científica da China, o premiado Liu Cixin.

Com o pano de fundo na Revolução Cultural da China, um projeto militar secreto envia sinais para o espaço para estabelecer contato com estrangeiros. Uma civilização alienígena à beira da destruição capta o sinal e põe em marcha os planos para invadir a Terra. Enquanto isso, no nosso planeta começam a formar-se diferentes opiniões e grupos, uns planeiam acolher os seres superiores e ajudá-los a assumir um mundo visto como corrupto, outros lutam contra a invasão. O resultado é uma obra-prima da ficção científica de enorme alcance e visão.

Sem título

Coming Home, Jack McDevitt: É o 7.º volume da saga de ficção científica Alex Benedict. Pela sinopse parece-me destinada a um público mais juvenil, não sei se estarei enganado.

Sinopse:  Milhares de anos atrás, os artefactos da era espacial precoce foram perdidos para o aumento dos oceanos e tumulto generalizado. Garnett Baylee dedicou a sua vida a encontrá-los, apenas para desistir da esperança. Na esteira da sua morte, um artefacto foi encontrado na sua casa, levantando questões tentadoras. Ele teria conseguido, depois de tudo? Por que ele manteve isso em segredo? E onde está o resto do cache Apollo?

O negociante de antiguidades Alex Benedict e o seu piloto, Chase Kolpath, regressam à Terra para descobrir a verdade. Mas os rastos parecem ter desaparecido, e com uma janela de apenas algumas horas, ele terá de escolher entre encontrar os artefactos e regatar o Capella, o transporte interestelar que desapareceu 11 anos antes num túnel tempo / espaço e que voltará a aparecer. O resgate é de extrema importância, uma vez que vinte e seis centenas de passageiros – incluindo o tio de Alex, Gabriel Benedict, o homem que o criou  – estavam a bordo. Como o prazo para o reaparecimento do Capella se aproxima, Alex Benedict teme que os artefatos sejam perdidos uma vez mais.

Sem título

Annihilation, Jeff VanderMeer: Para mim este é o favorito a vencer o prémio final, avaliando pelas sinopses. É o primeiro volume da série Southern Reach e parece-me bem interessante.

Sinopse:  Área X foi separada do resto do continente durante décadas. A natureza recuperou os últimos vestígios da civilização humana. A primeira expedição retornou com relatos de uma paisagem edénica intocada; todos os membros da segunda expedição cometeram suicídio; a terceira expedição morreu numa troca de tiros com seus membros ligados uns aos outros; os membros da décima primeira expedição regressaram como sombras do que costumavam ser, e poucos meses depois do seu regresso, todos haviam morrido de um cancro agressivo.

Esta é a décima segunda expedição. O seu grupo é formado por quatro mulheres, um antropólogo, um agrimensor, um psicólogo, o líder de facto, e o nosso narrador, um biólogo. A sua missão é mapear o terreno e recolher espécimes; para gravar todas as suas observações, científicas e de outra forma, e, acima de tudo, para evitar ser contaminado pela área em si X. Na Área X descobrem uma enorme anomalia e formas de vida topográficas que ultrapassam a compreensão, mas foram as surpresas que atravessaram a fronteira com eles, e os segredos que os membros da expedição estão mantendo uns dos outros, que mudam tudo.

Nas restantes categorias, aqui ficam os nomeados:

Novela

“We Are All Completely Fine”, Daryl Gregory 

“Yesterday’s Kin”, Nancy Kress

“The Regular”, Ken Liu 

“The Mothers of Voorhisville”, Mary Rickert

“Calendrical Regression”, Lawrence Schoen

“Grand Jeté”, Rachel Swirsky

Noveleta

“Sleep Walking Now and Then”, Richard Bowes

“The Magician and Laplace’s Demon”, Tom Crosshill

“A Guide to the Fruits of Hawai’i,” Alaya Dawn Johnson 

“The Husband Stitch”, Carmen Maria Machado

“We Are The Cloud”, Sam J. Miller

“The Devil in America”, Kai Ashante Wilson

Conto

“The Breath of War”, Aliette de Bodard

“When it Ends, He Catches Her”, Eugie Foster

“The Meeker and the All-Seeing Eye”, Matthew Kressel

“The Vaporization Enthalpy of a Peculiar Pakistani Family”, Usman T. Malik

“A Stretch of Highway Two Lanes Wide,” Sarah Pinsker

“Jackalope Wives”, Ursula Vernon

“The Fisher Queen”, Alyssa Wong

Guião (Premio Ray Bradbury)

“Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)”, escrito por Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Jr. e Armando Bo 

“Captain America: The Winter Soldier”, guião de Christopher Markus e Stephen McFeely

“Edge of Tomorrow”, guião de Christopher McQuarrie, Jez Butterworth e John-Henry Butterworth

“Guardians of the Galaxy”, escrito por James Gunn e Nicole Perlman

“Interstellar”, escrito por Jonathan Nolan e Christopher Nolan

“The Lego Movie”, guião de Phil Lord e Christopher Miller  

Novela juvenil (Prémio Andre Norton)

“Unmade”, Sarah Rees Brennan

“Salvage”, Alexandra Duncan

“Love Is the Drug”, Alaya Dawn Johnson

“Glory O’Brien’s History of the Future”, A.S. King 

“Dirty Wings”, Sarah McCarry 

“Greenglass House”, Kate Milford 

“The Strange and Beautiful Sorrows of Ava Lavender”, Leslye Walton

EDIT: E o vencedor foi… Annihilation, de Jeff Vandermeer.

Anúncios

9 thoughts on “Prémios Nebula 2014 – Nomeados

  1. Barreiros

    O Jack McDevitt não escreve para putos. Este é um livro adulto, de uma série bastante complexa. A space opera do Gannon é bastante boa, mas cá por mim apostava na Leckie. O Vandermeer é um autor do “new weird”. Esta trilogia é excelente. Quanto ao livro do Chinês, ainda não o li. Há quem diga bem e há quem diga mal. A ver vamos. Quanto ao Goblin, ainda não tive pachorra para comprar.

    1. Olá Barreiros 🙂

      Também tinha ficado com essa opinião do McDevitt, mas depois de ler a sinopse… não me convenceu. Mas também não se pode analisar nenhum livro pela sinopse 😀

  2. Pingback: Aniquilação, Área X #1 – Nuno Ferreira

feedback

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s