Vozes do Fado 2015


Ocorreu na noite transata, no Clube União de Recreios de Moita do Norte, mais uma belíssima edição da gala Vozes do Fado. Uma vez mais, tive a honra de apresentar o evento. Posso dizer que tudo correu às mil maravilhas, graças ao empenho de todos: na cozinha, tivemos um excelente grupo a confecionar o caldo-verde e chouriço assado; de serviço às mesas, uma equipa profissional com experiência em casamentos e baptizados; na cabine, os nossos responsáveis por luzes e som. Um grupo de trabalho sempre dinâmico e convicto. Posso dizer que todos trabalharam a custo zero, por amor à camisola.

Sem Título

Com Ana Lains

A noite começou cedo, com a chegada dos fadistas. Depois de um pequeno ensaio geral, eu e o António José Alves, o nosso contacto com os fadistas e um dos grandes organizadores do espectáculo, jantamos com eles. O ambiente foi excelente. Depois começaram a surgir os nervos conforme chegava a hora H. Tudo foi estudado ao pormenor, do número de fados por artista até aos minutos que cada fado teria, de modo a estarmos em perfeita coordenação com a cozinha à hora do intervalo.

Há já vários anos que apresento estas galas de fado, e na hora de apresentar sempre aparece um nervoso miudinho. Falar para um público silencioso de mais de 200 pessoas não é tão aterrador como se pensa, mas por muita experiência que se tenha, os nervos aparecem sempre. Acima de tudo, porque a responsabilidade é cada vez maior, e é minha obrigação ser cada vez melhor. Posso dizer, no entanto, que a sensação de falar para grandes públicos é sempre mágica. Sentimo-nos insuflados, realizados, e a paz que sinto nestes eventos não tem preço. O verdadeiro truque é viver o momento, deixar fluir. Divertirmo-nos enquanto fazemos aquilo que gostamos.

Sem Título

Com Paula Carapeta e João Silva

A gala foi de registo. O Clube União é uma verdadeira “catedral do fado” e é incrível como uma associação de parcos recursos como a nossa consegue trazer sempre maravilhosos artistas. A magia que se sente em toda aquela envolvência é brutal. Aqui já recebemos grandes nomes como D. Vicente da Câmara, Anita Guerreiro ou João Casanova, mas também nos podemos orgulhar de termos “visto crescer” outros como Ana Laíns ou Teresa Tapadas. A Ana foi uma das “velhas” amigas que nos veio visitar. Mas o resto do elenco foi igualmente surpreendente. João Paulo, de Montemor-o-Novo é outro dos mais frequentes e um fadista muito acarinhado na nossa zona. Silvina Pereira, da Marinha Grande, surpreende-nos sempre com a sua garra em palco. Cristiano de Sousa, fadista residente do Café Luso em Lisboa, tem uma voz de encher o palco. E a Paula Carapeta, que brilhou em programas de tv como Uma Canção Para Ti ou Rising Star, com o seu grupo Los Romeros, é uma das novas vozes do fado com mais futuro. Mas, perdoem-me todos eles, as maiores estrelas destes espectáculos têm sido os músicos. Na guitarra e na viola, os irmãos Ricardo e João Silva são ímpares, e no contrabaixo, Carlos Almeida faz um trabalho notável. Quando Ricardo Silva é chamado a cantar, é impossível negar ao público o fantástico Fado Falado de João Villaret. E quando ele acaba de o cantar, são mais os que ficam de pé a aplaudi-lo do que aqueles que permanecem sentados.

Após o intervalo fizemos uma pequena homenagem ao nosso amigo João Caetano, que tanto fez pela cultura no nosso concelho e que alavancou a carreira de muitos fadistas em todo o país. Foi um momento muito emotivo e uma homenagem verdadeiramente sentida. Posso concluir que faremos uma nova gala, em princípio com os mesmos fadistas, a 10 de Julho em frente à Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha. O objectivo será arranjar fundos para apoiar os doentes de paralisia cerebral na nossa zona. Estaremos lá todos, a lutar por essa causa.

Anúncios

2 thoughts on “Vozes do Fado 2015

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s