The New Atlantis


O texto seguinte pode conter spoilers do conto “The New Atlantis”

The New Atlantis é um conto da premiada autora norte americana Ursula K. Le Guin incluído no livro The New Atlantis and Other Novellas of Science Fiction de 1975. A autora revela neste conto toda a sua mestria na área da ficção científica. Ursula mostra-nos um mundo distópico, um verdadeiro fim-do-mundo americano. Neste conto encontramos a cidade de Portland (a cidade natal da autora) assolada por ininterruptos cortes de energia, sismos, níveis de poluição altíssimos o que conduziu a uma forma de governo caótica e capitalista. Os continentes estão a desabar, as margens recuam, tudo parece submergir. Os cidadãos foram presos ou torturados, sem qualquer julgamento. O casamento foi considerado um crime, e a conceção de crianças também, uma vez que elas geram mais gastos de recursos como alimentos ou energias elétricas.

Somos apresentados a um grupo de indivíduos resilientes, com a esperança de um mundo mais benévolo – um sonho pouco exequível. Um conto que nos fala sobre esperança e a crença humana num mundo melhor, num mundo utópico, num Quinto Império.

Sem Título

SINOPSE:

A vision of hope sinking and hope rising, in an America paralyzed by corporate control of government while sea levels rise catastrophically due to human-caused climate change.

First published in The New Atlantis and Other Novellas of Science Fiction, edited by Robert Silverberg, 1975, the scarily prescient story was nominated for the Hugo and Nebula awards, and won the Locus Poll Award for Best Novelette.

OPINIÃO:

Gostei bastante do conto. Tendo-o lido em inglês, corria o risco de não perceber a essência da história mas penso ter percebido tudo na perfeição. A história é apresentada do ponto de vista de Belle, uma mulher que teria todas as condições para ser feliz, caso vivesse num mundo menos hostil. Ela sonha com um mundo melhor, e é esse mundo que a move, tal como ao seu marido, Simon, na luta pela sobrevivência.

Sem Título

A narração oscila entre a sua perspetiva e a perspetiva de outras criaturas que vivem no mar, seres de longos tentáculos que descobrem o mundo perdido, os pedaços de terra outrora ocupados pelos humanos, os pedaços afundados do litoral. Por um lado posso pensar que faltou efetivamente alguma ação ou algum desenvolvimento da narrativa – uma aventura, uma luta, um desentendimento ou traição que desencadeasse algum enredo à história, mas também não posso deixar de perceber que isso seria bom de ver num romance; Ursula K. Le Guin escreveu apenas um conto. E, a meu ver, foi delicioso. Gostei muito da sua escrita elegante e fluída, e a descrição daquele mundo decadente deixou-me de certo modo encantado. Recomendo bastante.

Avaliação: 9/10

Anúncios

6 thoughts on “The New Atlantis

  1. Olá 🙂
    Adoro Ursula Le Guin 🙂 é uma escritora fantástica, tudo o que tenho lido dela tem sido muito bom.
    Esse livro ainda não li. Tenho para ler em casa, um livro de contos dela “O dia do perdão” , comprei numa promoção da Presença.
    Várias pessoas falaram que um dos melhores livros da autora é mesmo A mão esquerda das Trevas.
    Tenho-o em formato pdf, mas versão brasileira e gostaria de o encontrar à venda, mas esta muito difícil, mesmo usado.
    Excelente opinião
    beijinhos

    1. Olá, São. 🙂 Eu li muito pouco dela mas também gostei. xD
      Também já ouvi falar desse: A Mão Esquerda das Trevas, mas ainda não tive curiosidade em pesquisar sobre o que se trata.
      Obrigado e beijinhos
      Continuação de ótimas leituras. 🙂

  2. Anónimo

    Viva,

    Gosto muito desta escritora embora só tenha lido a saga Terramar e tenha vários dela publicados pela Argonauta por ler, mas aqui se confirma que é uma excelente escritora 🙂

    Abraço

  3. Pingback: Abril de 2015 | Rascunhos

  4. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #2 | Nuno Ferreira

feedback

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s