Feira do Livro de Lisboa 2015


Sem títuloMais um ano, mais uma presença na Feira do Livro de Lisboa. Este ano, o evento prometeu um grande leque de ofertas, não só em livros e editoras como também em atividades, e a promessa parece estar a ser cumprida. O objetivo é bater recordes de visitantes, e pelo que vi hoje, não sei se será uma tarefa difícil – a partir das três da tarde viam-se mais cabeças do que livros. Entre muitas sessões de autógrafos que decorreram em simultâneo, as editoras deram o seu melhor na obtenção de receita, e as promoções eram muito apetecíveis. Gostei de encontrar alguns amigos, como o Paulo, a Elsa ou a São, e aproveitei para reabastecer as minhas estantes. Foi um dia muito bem passado e fica a promessa de lá estar no próximo ano. No que diz respeito às minhas aquisições, adquiri dois livros do Guy Gavriel Kay, ambos desaparecidos das livrarias (corri tudo à procura do segundo volume do Tigana) e o segundo volume da primeira saga da Robin Hobb, o Punhal do Soberano, livro que já me encontro a ler.  Foi mais uma caça a livros desaparecidos do mapa do que propriamente uma procura de novidades. Aqui ficam as sinopses:

Sem títuloInspirado na História da Península Ibérica,Os Leões de Al-Rassan é uma épica e comovente história sobre amor, lealdades divididas e aquilo que acontece aos homens e mulheres quando crenças apaixonadas conspiram para refazer – ou destruir – o mundo. Lar de três culturas muito diferentes, Al-Rassan é uma terra de beleza sedutora e história violenta. A paz entre Jaddites, Asharites e Kindath é precária e frágil, mas é precisamente a sombra que separa os povos que acaba por unir três personagens extraordinárias: o orgulhoso Ammar ibn Khairan – poeta, diplomata e soldado, o corajoso Rodrigo Belmonte – famoso líder militar, e a bela e sensual Jehane bet Ishak – física brilhante. Três figuras cuja vida se irá cruzar devido a uma série de eventos marcantes que levam Al-Rassan ao limiar da guerra.

Sem título

Fitz mal escapou com vida à sua primeira missão como assassino ao serviço do rei. Regressa a Torre do Cervo, enquanto recupera do veneno que o deixou às portas da morte, mas a convalescença é lenta e o rapaz afunda-se na amargura e dor. O seu único refúgio será a Manha, a antiga magia de comunhão com os animais, que deve manter em segredo a todo o custo. Enquanto recupera, o reino dos Seis Ducados atravessa tempos difíceis com os ataques sanguinários dos Navios Vermelhos. A guerra é inevitável e preparam-se frotas de combate para enfrentar o inimigo, mas o rei Sagaz não viverá por muito mais tempo. Sem os talentos de Fitz, o reino poderá não sobreviver. Estará o assassino real à altura das profecias do Bobo que indicam que o rapaz irá mudar o mundo?

Sem título
Num mundo ricamente detalhado, onde impera a violência das paixões, Tigana é uma terra que clama por vingança e justiça.
O príncipe Alessan e os seus companheiros puseram em marcha um plano perigoso para unir a Península de Palma contra os reis despóticos Brandin de Ygrath e Alberico de Barbadior, numa tentativa de recuperar Tigana, a sua terra natal amaldiçoada.
Brandin é um rei maquiavélico e arrogante, mas encontrou em Dianora alguém à sua altura e está cativo da sua beleza e charme. Alberico está cada vez mais consumido pela ambição, cego a todas as ciladas em seu redor.
Entretanto, o nosso grupo de heróis viaja pela Península, em busca de alianças e trunfos decisivos que podem mudar a maré da batalha a seu favor. Alessan está mais moralmente dividido que nunca, Devin já não é o rapaz ingénuo que era, Catriana apenas deseja redenção e Baerd descobre uma nova magia na Península. Conseguirá Tigana vingar a memória dos seus mortos? Ninguém consegue prever o fim nem as perdas que irão sofrer. Sacrifícios serão feitos, segredos antigos serão revelados e, para uns vencerem, outros terão forçosamente de tombar.
Anúncios

6 thoughts on “Feira do Livro de Lisboa 2015

  1. Olá Nuno
    Sem dúvida uma tarde bem passada, e é bom rever os amigos nesta altura 🙂

    Quanto aos livros ia mais ou menos com alguns em vista, como viste, e comprei 2 livros do Buzzati: “O Segredo do Bosque Velho”
    Sinopse: O coronel Sebastiano Procolo herda do seu tio parte do Bosque Velho, lugar mágico,
    habitado por génios, espíritos e forças ocultas com o poder de se transformarem em animais ou homens. Indiferente a esta natureza idílica o coronel tem planos bastante mais práticos para rentabilizar a sua herança, desencadeando uma guerra que diluirá as fronteiras entre o bem e o mal, contaminando a realidade de elementos fantásticos.
    Adaptado ao cinema por Ermanno Olmi, um dos maiores cineastas italianos contemporâneos, num filme de enorme sucesso, O segredo do Bosque Velho, que recorda a prosa alegórica de Saint-Exupery e do seu «O Principezinho», é o romance de Buzzati onde este escritor melhor evoca a perda da inocência e a brutalidade do real, temas que fazem parte do universo do autor.

    “O grande retrato”
    sinopse: O grande retrato marca o início da incursão de Buzzati num novo tema, o da feminilidade, até aqui quase ausente da obra do autor de «O deserto dos Tártaros».
    O professor Ermanno Ismani chega com a sua mulher Elisa à Zona Militar 36 para aí participar num projecto científico secreto do governo, que reúne, em total isolamento, uma equipa das mais brilhantes mentes do país. O projecto, que envolve a delicadíssima construção de uma gigantesca máquina, é liderado pelo misterioso professor Endriade, ainda perturbado pela perda da sua primeira mulher, Laura, morta num acidente de viação. Este, a pouco e pouco, vai desvendando o produto final no qual todos trabalham, que se revela uma louca utopia com consequências morais devastadoras.

    comprei um livrinho de um escritor desconhecido para mim, mas que já andava de olho nele, que é “A raposa azul” de Sjón
    Sinopse: O ano é 1883. A fria e irreal paisagem do Inverno islandês é o pano de fundo. Seguimos o padre, Baldur Skuggason, na sua perseguição à enigmática raposa azul. E no momento em que o padre prime o gatilho somos transportados para o mundo do naturalista Fridrik B. Fridriksson e da sua protegida, Abba, que sofre da síndrome de Down. Quando ela foi encontrada acorrentada às vigas de um navio naufragado em 1868, Fridrik fora casualmente em seu socorro. O destino de todas estas personagens está intrinsecamente ligado e, a pouco e pouco, de um modo surpreendente, é revelado neste fascinante romance que contrapõe à poética violência da natureza a barbaridade dos homens.

    todos estes da Editora Cavalo de Ferro. Tu estavas lá e viste 🙂

    Comprei ainda um sobre Sintra, para as minhas histórias
    “Sintra Lendária” de Miguel Boim
    Sinopse: O MAIS COMPLETO LIVRO SOBRE AS LENDAS DE SINTRA
    Sintra é, desde os tempos antigos, o paraíso terreno de Reis e Imperadores, monges e escritores, viajantes e peregrinos. Palco das mais belas histórias de amor às mais fantasmagóricas aparições, cada uma delas nos revela um portal para outro mundo: o mundo do sonho.
    Esta é a mais completa obra sobre as Lendas de Sintra, onde se contam mais de sessenta histórias e de trezentas fotografias e gravuras (algumas de importantes monumentos cujas velhas estruturas eram até aqui desconhecidas), várias delas inéditas.
    Através destas páginas somos conduzidos por um caminho de mistério, onde a tocha que alumia os antigos pergaminhos fará reluzir as velhas lendas e histórias do Monte da Lua.
    «Os contornos da Serra são quase como dentes de uma chave que destranca a fechadura da realidade que nos encerra. Usando-a, descerramos a realidade e entramos então num Mundo de fantasia que da superfície dos nossos sonhos lentamente como um véu se eleva, que sendo enfunado ganha formas, ganha corpos, ganha rostos. Serra e Vila são então o espaço e o tempo em que as lendas se cruzam com a realidade aumentando a nossa curiosidade pelos mistérios da vida.»

    e por último comprei “Contos Nocturnos” de Hoffmann
    Sinopse :E.T.A. Hoffmann é considerado um dos percursores do Surrealismo e das modernas literaturas de horror. O uso magistral do suspense e do sobrenatural nas suas narrativas, como pioneiro do conto fantástico, aliando o realismo ao macabro, influenciaram escritores como Kafka, Edgar Allan Poe, Charles Dickens ou Nicolau Gogol.
    Inclui os seguintes contos:
    • O Homem da Areia
    • A Igreja dos Jesuítas
    • O Sanctus
    • A Casa Deserta
    • O Voto
    • O coração de Pedra

    Eu tenho um fascínio pelos escritores de final do séc XIX, inicio do século XX e pelos contos escritos por eles. Fiz uma vez um comentário sobre o fantástico desta época no blogue do Paulo.

    E já me alonguei demasiado 🙂
    beijinhos boas leituras, dos que compraste já li os leões e gostei bastante. Boas compras todos eles 🙂

    1. Olá, São. 🙂
      Alonga-te à vontade. Vejo que fizeste excelentes compras, vi algumas delas. 🙂
      É verdade, é sempre uma excelente oportunidade para encontrar pessoal, foi um dia bem passado.

  2. Fiacha

    Viva,

    Foi sem duvida um dia bem passado e que mais importante de tudo rever os amigos, eu pelo menos penso assim 😀

    Fizeste excelentes comprar, tens que ler Os Leões de Al Rassan, vais gostar vais ver, bem melhor que Tigana 🙂

    E a Robin Hobb que maravilha, tenho pena que não estejas a gostar muito mas pode ser que isso mude ehehe

    Ainda fiz umas comprinhas, contrariamente ao que tinha previsto, mas pronto foi muito bem passado esta tarde 😀

    Abraço

    1. Estiveste pouco tempo e levaste o saco cheio 😛
      Sim, tenho muita curiosidade em relação ao livro, o Kay ainda não me convenceu. Pode ser que seja desta. 😀 Será das próximas leituras.
      Abraço.

      1. É verdade, esqueci-me de dizer. Também ganhei grátis o livro A Guerra dos Tronos do Martin. 😀 E trouxe o Excalibur do Cornwell para a Cátia.

    2. Da Guerra dos Tronos só tinha a partir do quinto volume, agora só me falta A Muralha de Gelo, A Fúria dos Reis e O Despertar da Magia para ter a coleção completa 😀 Apesar de já os ter lido todos.

feedback

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s