A Grande Matança, Sin City #4


O texto seguinte pode conter spoilers do livro “A Grande Matança”, quarto volume da saga Sin City (Formato BD)

Sin City é o nome de uma série de bandas-desenhadas escritas por Frank Miller. Miller ganhou prestígio no início dos anos 80, quando alterou a fórmula do personagem Daredevil da Marvel e deu-lhe o tom negro e emocionante que se traduziu num notável sucesso. Seguiu-se a DC, com a original série Ronin e alguns capítulos de Batman, onde Miller definitivamente ganhou prestígio. No entanto, foram as histórias de Sin City e 300 que mais definiram a marca de Frank Miller, e também os títulos que mais ganharam a minha admiração.

Sem título
Pormenor do interior

Esta série começou nas páginas da Dark Horse Presents, em 1991, mas depressa o seu tom noir e originalidade catapultaram-na para o sucesso. É compreensível, que num universo dominado pelos super-heróis, uma série policial que usa e abusa de uma linguagem soturna e vulgar tenha ganho o seu destaque, ainda para mais usando-se de um fator indispensável para o sucesso de uma comic: a cor. Sin City apresenta-nos um mundo a preto e branco como um espelho do próprio ambiente da série, realçando cores como o vermelho ou o amarelo, quando elas são importantes para a trama. O número A Grande Matança (no original The Big Fat Kill) venceu o Eisner Award em 1996 como “Melhor Minissérie”.

Neste livro somos apresentados a um dos personagens mais carismáticos da franquia – Dwight McCarthy -, um galã lutador e apaixonado que foi obrigado a mudar a sua identidade para que todos pensassem que estivesse morto. Ele partilha o leito de amor com Shellie, uma boa moça que tenta sair de uma relação complexa com o violento Jack Rafferty. Quando Jack e o seu grupo tenta violar a jovem, Dwight surpreende-os e prega-lhes um valente susto. Mas uma perseguição de carros irá conduzir Jack para a Cidade Velha, dominada pelas prostitutas, e ali irá abusar da sua sorte, com uma linguagem vulgar e abusiva. Aquelas prostitutas são velhas amigas de Dwight, mas informações sobre a identidade de Jack foram veladas e as as suas ações podem colocar em risco até o domínio da Cidade Velha, despoletando uma violenta matança sem precedentes.

Sem título
Capa Devir
SINOPSE:

Nas ruas de Sin City reina uma frágil trégua entre a polícia e as raparigas da Cidade Velha. Quando a morte de um polícia na Cidade Velha vem pôr em causa essas tréguas, Dwight vê-se obrigado a entrar em acção para defender as suas amigas. Mesmo que para isso tenha que morrer, ou matar montes de gente.

Frank Miller regressa às ruas da cidade do pecado numa história levada ao cinema por Frank Miller e Robert Rodriguez, com Quentin Tarantino como realizador convidado e Clive Owen no papel de Dwight McCarthy, Rosario Dawson como Gail e Benicio Del Toro como Jackie Boy.

OPINIÃO:

Não tive dúvidas em adquirir esta banda desenhada desde que lhe toquei. A capa é fantástica, toda a edição está bem executada, as páginas são atrativas. E não fiquei nada desiludido com o conteúdo. Já tinha assistido a esta história do Sin City no cinema e a banda desenhada revelou-se ainda melhor do que eu esperava. O ritmo, as palavras, o tom, é Frank Miller no seu melhor. E ainda tive direito a uma referência aos 300 de Esparta, a outra obra-prima do autor.

Todos os personagens são fascinantes, os homens porcos, feios e maus, com o mais honrado como herói da história, e as mulheres sensuais e deliciosas, tanto nos discursos como na própria representação gráfica, emanando um charme encantador. Destaco Gail e Shellie como as surpresas desta edição. As duas mulheres conquistaram o amor do herói, de uma forma diferente mas igualmente inquietante. Quanto a Dwight, é um dos grandes personagens da franquia, mas continuo a preferir Hartigan. De qualquer forma, recomendo esta edição a todos os amantes de banda-desenhada adultos, sangue e brutalidade não faltam.

Avaliação: 8/10

Livros Publicados:

#1 A Cidade do Pecado

#2 Mulher Fatal

#3 Aquele Sacana Amarelo

#4 A Grande Matança

#5 Valores Familiares

#6 Copos, Balas e Gajas

#7 Inferno, Ida e Volta

Anúncios

4 thoughts on “A Grande Matança, Sin City #4

  1. Pingback: Aquisições de julho 2015 | Nuno Ferreira

  2. Pingback: Julho / Agosto de 2015 | Rascunhos

  3. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #3 | Nuno Ferreira

  4. Pingback: A Cidade do Pecado, Sin City #1 – Nuno Ferreira

feedback

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s