3.º Aniversário do Blogue


É verdade, parece que foi ontem que comecei o blogue e já faz três aninhos. Três anos de vitórias e derrotas, e muita história para contar. Comecei na blogosfera com um blogue de desabafos, em que não falava mais do que assuntos triviais do dia-a-dia, o Deixa-me Dormir, um blogue que ainda durou bastantes anos, paralelamente a outro que criei dedicado ao teatro e a todo o tipo de artes cénicas. Com o tempo, perdi o interesse em ambos os blogues e percebi que começava a escrever apenas posts relacionados com literatura. Percebi também que blogues genéricos acabam por ser um “nem sim, nem sopas”, e apesar dos vários seguidores que me comentavam regularmente, acabei por cancelá-lo sem despedidas nem anúncios. Iniciei um wordpress, o Deixa-me Ler-te, onde apenas postava opinião aos livros que lia. E é esse blogue que estão a ler neste momento. Em Setembro do ano passado publiquei o meu primeiro livro, e o blogue do leitor transformou-se no blogue do leitor e autor. O Deixa-me Ler-te passou a ser diário de leituras e apresentações do Nuno Ferreira, Notícias de Zallar.

Sem título-011

O visual do blogue não foi nem é a minha maior preocupação. Aproveitei o verão para fazer testes, depois de largos meses com o mesmo tema, e estou num período de experimentação para decidir aquele que será o visual mais comum na próxima temporada. Preocupo-me, acima de tudo, em manter o blogue atualizado, não só sobre novidades sobre os meus livros como também sobre as minhas presenças e opiniões a livros e séries que leio. Este blogue é apenas um pedacinho de mim, que não queria de maneira nenhuma deixar de fomentar e de partilhar convosco. Trabalho para que se sintam em casa e que gostem de ler os meus artigos com mais ou menos curiosidade. Nunca trabalhei para ter seguidores, não tenho muitos e isso não me preocupa. As pessoas que sei que lêem e (algumas) comentam são as suficientes. Mais do que fazer o blogue para as pessoas, faço principalmente para mim. É algo que me dá muito gozo e faço-o sem esperar qualquer contrapartida. Pelo menos até ao momento em que publiquei o Espada que Sangra. A partir daí as coisas só mudaram porque o blogue tornou-se também um meio de fazer chegar ao público o meu livro, e por isso cada vez mais as partilhas são necessárias. Gostaria de comemorar este terceiro aniversário do blogue com um anúncio sobre o segundo livro, mas ainda não tenho novidades para vós. Estou a avaliar as possibilidades de mercado, alguns problemas editoriais estão a condicionar-me mas só posso dizer com segurança que qualquer escolha que eu possa fazer, será para dar uma maior projeção e condições de sucesso às minhas Histórias Vermelhas de Zallar. Estou quase a meio do quarto volume da saga, o final está próximo e já definido, e a confiança com que escrevo dá-me grandes garantias internas. É sem grandes problemas que afirmo sem hesitações que a minha obra melhora de livro para livro, e os desfechos finais serão imprevisíveis.

Por tudo isto, espero que continuem a acompanhar-me e eu cá estarei para ouvir as vossas opiniões e também publicar convosco todo o tipo de opiniões a leituras que, são, antes de um hobbie, um material de trabalho. Ler é uma paixão que nos une, uma paixão tão venerável como a paixão pela escrita. São dois elos de uma mesma corrente.

Que Aan vos abençoe. 😀

4 thoughts on “3.º Aniversário do Blogue

  1. Grande Nuno,

    As minhas desculpas por só agora vir aqui postar mas acho que ainda venho a tempo.

    Não segui todos os teus passos na blogosfera, mas tenho acompanhado o que tens escrito nos últimos tempos e sabes o quanto gosto de aqui vir, logo só te posso desejar que continues por muitos anos e muito sucesso para a tua saga, que bem merece ser publicada, todos ficamos a ganhar 🙂

    Grande abraço

  2. mónica ribeiro freitas

    Olá Nuno eu sou a Mónica a neta da tua tia “Benedita Esperança” por isso sou tua prima. Espero que tenhas muito susesso na tua carreira de escritor. Bjs mónica

Comentário

