TAG – Certified Bookaholic


Sem título

Como sabem, não sou nada de fazer Tags, mas a Elsa do blogue Ordem D’Avis indicou-me uma muito interessante, para os verdadeiros “bookaólicos”. Feita pelos blogues O Meu Reino da Noite, As Cenas do Tio e Words à la Carte, a TAG desafia-me a responder aos seguintes pontos:

  1. O primeiro livro/colecção que te vem à cabeça 
  2. Um livro que dizes a todos para não ler 
  3. O livro mais caro e o livro mais barato que tens (oferecidos não contam) 
  4. Conto de fadas favorito 
  5. Top 3 das tuas personagens favoritas (sejam principais ou não) 
  6. Top 3 das personagens que menos gostaste (sejam principais ou não) 
  7. Top 3 de lugares que existem só em livros que gostarias de visitar 
  8. Uma personagem que trarias à vida real 
  9. Um livro que te fez feliz 
  10. Um livro que te fez chorar 
  11. Um livro que te fez pensar 
  12. Um livro que te fez rir 
  13. Pior adaptação cinematográfica de um livro 
  14. Livro(s) que vais ter que reler 
  15. Um livro que te vez voltar uma página atrás devido ao choque 
  16. Um livro que aches que esteja incompleto 
  17. Um livro com um final inesperado 
  18. Um livro que terminou num cliffhanger 
  19. Um livro com um final de arrancar cabelos 
  20. Uma citação importante 
  21. Uma música perfeita para ler 

Não vai ser muito fácil, mas inegavelmente aliciante. Aqui vou eu:

1. O primeiro livro/colecção que te vem à cabeça.

Qual é o pai que não pensa no seu menino antes de tudo o resto? O meu primeiro livro, Espada que Sangra, é o livro que vem à minha cabeça, primeiro volume das Histórias Vermelhas de Zallar. E já estou a escrever o quarto volume.

2. Um livro que dizes a todos para não ler.
Podia falar em 50 Sombras de Grey ou Jogos da Fome, mas a verdade é que não os li e só não gosto por aquilo que ouvi dizer (no primeiro caso) e vi no cinema (segundo caso). O livro que digo com todas as letras para não lerem é Eu Sou Deus de Pedro Chagas Freitas. A minha primeira experiência com o autor foi completamente nula a todos os níveis; foi um livro que só me conseguiu deixar irritado.
*
3. O livro mais caro e o livro mais barato que tens (oferecidos não contam).
Após uma rápida pesquisa concluí que o livro mais barato que tenho (excluindo os oferecidos) é Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los de Newt Scamander e o mais caro O Feiticeiro e a Bola de Cristal, volume 4 da série Dark Tower de Stephen King.
*
4. Conto de fadas favorito.
Nunca gostei mesmo de contos de fadas.
*
5. Top 3 das tuas personagens favoritas (sejam principais ou não).
Não é uma questão nada fácil, mas vou escolher Gimli de O Senhor dos Anéis, Locke Lamora de The Gentleman Bastards e Leigh Teabing de O Código DaVinci.
*
6. Top 3 das personagens que menos gostaste (sejam principais ou não).
Igualmente difícil, mas vou escolher Devin de Tigana, Sansa Stark de Crónicas de Gelo e Fogo e o Merlin da saga Merlin de T. A. Baron.
*
7. Top 3 de lugares que existem só em livros que gostarias de visitar.
Adoraria visitar Camorr e Karthane da saga de Scott Lynch, e claro, alguma das Cidades Invisíveis de Italo Calvino.
*
8. Uma personagem que trarias à vida real.
Gandalf. Como seria bom ter um feiticeiro com tantos recursos bons como aquele velhinho. xD
*
9. Um livro que te fez feliz.
O Código DaVinci. Foi mesmo o livro que me fez ter a certeza que queria ser escritor.
*
10. Um livro que te fez chorar.
Chorar, não digo, mas o que mais me tocou emocionalmente foi O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway. E também Os Miseráveis de Victor Hugo.
*
11. Um livro que te fez pensar.
Qualquer livro do José Rodrigues dos Santos. Não gosto da sua escrita nem do seu protagonista super-herói, mas todos os que li cumpriram a função de me levar a pensar no mundo em que vivemos.
*
12. Um livro que te fez rir.
Os Anos de Ouro da Pulp-Fiction Nacional. Não sou de me conquistar com piadas fáceis, mas alguns autores têm o dom de me fazer rir, e João Barreiros foi um dos autores que me fizeram rir nesse livro.
*
13. Pior adaptação cinematográfica de um livro.
Eragon. O livro já não é nenhuma obra-prima, e o filme então foi o desastre do milénio.
*
14. Livro(s) que vais ter que reler.
As Mentiras de Locke Lamora. Esta é de caras, li o livro o ano passado e daqui por alguns anos vou querer relê-lo, e quem sabe, nem demore tanto.
*
15. Um livro que te vez voltar uma página atrás devido ao choque.
A Glória dos Traidores e aquele Casamento Vermelho…
*
16. Um livro que aches que esteja incompleto.
Bons Augúrios de Terry Pratchett e Neil Gaiman. Não sei, soou tanto a forçado, e faltou tanto uma narrativa consistente, que o livro tornou-se uma desilusão.
*
17. Um livro com um final inesperado.
Mares de Sangue. Mais uma vez Locke Lamora de Scott Lynch e os seus Gentleman Bastards. Não foi um livro soberbo, mas o final foi genial e inesperado.
*
18. Um livro que terminou num cliffhanger.
Os Reinos do Caos. Jon Snow não sabe nada mesmo. xD
*
19. Um livro com um final de arrancar cabelos.
O Processo, de Franz Kafka. Estava mesmo à espera de um outro tipo de final.
*
20. Uma citação importante.
“Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.” O Príncipezinho, Antoine de Saint Exupery
*
21. Uma música perfeita para ler.
.
.
.
Here With Me, da Dido, é, na minha opinião, boa em todas as ocasiões.
Espero que tenham gostado e sintam-se à vontade para responder também à vossa TAG.
8 thoughts on “TAG – Certified Bookaholic

  1. São Bernardes

    Olá Nuno
    Pois eu e as Tag não funcionamos muito, mas há aqui algumas questões interessantes 🙂
    Vou aceitar o teu desafio e responder a elas
    Até breve

  2. Ois,

    Bem a tag é bem interessante mas não a vou fazer pois sou muito preguiçoso e já me derão tantas por fazer que não seria correto fazer agora esta, mas gostei de muitas das tuas respostas mas nao digas a ninguem que os Jogos da Fome não prestam há ai muita coisa juvenile bem pior 😀

    Abraço

      1. Ele hoje está muito moralista :p Geralmente quando se lê primeiro o livro não se gosta do filme, eu fiquei-me pelo filme, e mesmo assim não gostei. Distopias teen não são a minha praia.

Comentário

