XIII Gala do Fado


Foi no passado sábado, 10 de Outubro, que decorreu mais uma belíssima Gala do Fado. A 13.ª. É verdade, já há treze anos que o Clube União de Recreios de Moita do Norte realiza estas galas que unem esse património tão nosso que é a saudade e o amor cantados – o fado – à tradição da nossa terra. Em cada gala, temos uma profissão antiga (em extinção ou quase), em exibição. E desta vez, a profissão escolhida foi a de barbeiro, sendo que tivemos um antigo profissional do ramo vestido a rigor num cenário apropriado ao efeito.

A casa estava cheia: mais de duzentas pessoas uniram-se para assistir a mais uma noite de fados na “Catedral” que tem ganho cada vez mais prestígio, não só pela qualidade dos fadistas apresentados, como pela qualidade do público presente, que respeita os artistas convidados como poucos. Mas estes espetáculos só têm garantido o seu sucesso graças ao esforço dos vários diretores que trabalham por carolice e aos amigos que muito trabalham de forma gratuita para conceber estes espetáculos, desde a organização à execução, da decoração à cozinha.

Sem título2

Esta noite contou com a peculiaridade de todos os músicos serem estreantes no Clube União, e todos eles vinham com ótimas referências da casa. Foi um enorme gosto para mim apresentar mais um espetáculo desta envergadura. Nas violas de fado, três “craques” do género: José Bacalhau, Carlos Velez e Fernando Maia, que brilharam com as suas atuações. As vozes não lhes ficaram atrás. Jovens e pulsantes, elas trouxeram melodia e sentimento àquele ambiente soturno e romanceado pelos círios acesos.

Começamos com Pedro Galveias, natural de Alcântara. Um fadista por excelência, que começou a cantar aos 8 anos e ganhou vários prémios, tanto na juventude, como na idade adulta, incluindo Grandes Prémios do Fado. Com vários cd’s gravados, Pedro tem uma carreira repleta de sucessos, digressões nacionais e internacionais e deslumbrou com a sua classe e timbre. Um registo que agradou.

Lúcia Mourinho não cresceu no mundo do fado, mas tem ganho admiradores por onde passa. A sua voz deslumbrou no programa da SIC Factor X, e não desiludiu. O público ficou bastante convencido com as suas atuações. Logo depois, o jovem Tiago Correia, do Montijo, surpreendeu ao não querer cantar com o som de mesa. Tiago começou a cantar nas coletividades da terra, entrou no concurso Uma Canção Para Ti, aos 12 anos, e um ano mais tarde, o programa Nasci Para o Fado catapultou-o para a consistência: durante nove meses representou o musical de Filipe La Feria: Fado, História de Um Povo. É figura presente em várias casas de fado de todo o país e esteve muito bem nesta sessão.

Atuação de Diamantina Rodrigues (Vídeo de Fernando Freire)

Cátia Garcia, que vive atualmente com o fadista Pedro Galveias, outro dos atuantes da noite, deslumbrou com os temas cantados. A atriz e cantora, natural do Porto, participou em diversos espetáculos, musicais, noites de fado e dobragens, tendo vencido vários Prémios do Fado nos anos de 2000 e 2001. Com o curso de canto no Conservatório de Vila Nova de Gaia, Cátia tornou-se figura de proa no espetáculo Amália de Filipe La Feria, durante a sua passagem pelo Porto, o que abriu-lhe as portas para o mundo dos musicais. Veio para Lisboa, onde tem sido presença constante em inúmeros espetáculos de Filipe La Feria, como West Side Story, Alice no País das Maravilhas, Um Violino no Telhado ou O Sítio do Picapau Amarelo. Por fim, Diamantina Rodrigues, a cabeça de cartaz, coroou o espetáculo com a sua maravilhosa voz. Divertida e animada, esta mulher é apaixonada pelas palavras e pela comunicação: professora, apresentadora de televisão e fadista, Diamantina conquistou pela sua simpatia e várias foram as fãs que rejubilaram com a sua presença.

Dividido em duas partes, esta Gala do Fado teve um intervalo para os comes e bebes, o tradicional chouriço assado, caldo verde, café da avó e arroz doce, e terminou pela 1h10 da manhã. No final, todos estavam satisfeitos, ficando no ar o convite para o próximo espetáculo no mês de Março.

Anúncios

2 thoughts on “XIII Gala do Fado

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s