A Corte dos Traidores, A Saga do Assassino #3


O texto seguinte pode conter spoilers do livro “A Corte dos Traidores”, terceiro volume da série A Saga do Assassino

A primeira Saga do Assassino chega ao meio com a continuação das aventuras e desventuras do Príncipe Bastardo, FitzCavalaria. Robin Hobb é uma autora brilhante a contar histórias, já com três trilogias sobre a vida do jovem Fitz desde os seus primórdios.

sem-titulo
Fitz e Moli (deviantart)

A história é simples. Os Seis Ducados são governados pela família real sediada em Torre do Cervo, representada pelo velho Rei Sagaz, pai de três filhos: Cavalaria e Veracidade, da primeira mulher, e Majestoso, da segunda. Quando Cavalaria morre, o seu filho bastardo,Fitz, que foi criado pelo tratador de animais, é levado para o Palácio, onde Breu, meio-irmão do rei, o instrui nas artes do assassínio, para matar em nome do Rei.

Com o Rei Sagaz velho e debilitado, e Veracidade corroído pela energia gasta nos poderes mágicos chamados de Talento, o frívolo Majestoso aproveita para tentar impôr as suas decisões mesquinhas e tomar o lugar no trono. Quando Fitz se torna um obstáculo, torna-se também um alvo a abater. É neste contexto que o protagonista vive um rol de peripécias, navegando em dilemas morais sobre a sua paixão por Moli e a missão de Homem do Rei, tentando guiar a Rainha Expectante Kettricken, vinda das Montanhas, e fazer tudo para não deixar mal os homens que mais admira: Castro, Breu e Veracidade.

Sem título
Capa Saída de Emergência
SINOPSE:
Os Seis Ducados estão mais vulneráveis do que nunca. Enquanto o príncipe herdeiro combate os Navios Vermelhos com a sua frota e a força do seu Talento, o rei Sagaz enfraquece a cada dia com uma misteriosa doença e bandos de Forjados dirigem-se para Torre do Cervo matando todos pelo caminho.
Mais uma vez, Fitz é chamado para servir como assassino real. Mas o jovem esconde outro segredo: ninguém pode saber que formou um vínculo com um jovem lobo através da magia proibida da Manha e, se for descoberto, arrisca-se a uma sentença de morte.
Quando o príncipe herdeiro embarca numa perigosa missão para pôr fim à ameaça dos Navios Vermelhos, a corte é entregue nas mãos do príncipe Majestoso que tem os seus próprios planos maquiavélicos para o reino. Cabe ao jovem bastardo proteger o verdadeiro rei numa corte prestes a revelar a face dos traidores num clímax memorável.
 .
OPINIÃO:
.
O que dizer quando lemos um livro escrito de uma forma extremamente competente, com uma história credível e bem desenvolvida, personagens riquíssimos e trabalhados de modo notável… e não gostamos? Foi o que me aconteceu com este livro, que apenas veio solidificar a minha perceção que A Saga do Assassino não é o meu género. Por um lado, falta paixão na escrita. Para eu me sentir apaixonado por um livro, tenho de sentir que o autor também o escreveu de forma apaixonada.
.
Não digo que seja uma leitura aborrecida, porque os acontecimentos sucedem-se de forma bastante digna, e sentimentos como a injustiça, o dilema, o instinto de sobrevivência e o amor são aprofundados de forma bastante emotiva. Mas é uma escrita que em nenhum momento me fez vibrar.
.
sem-titulo
Ketricken, Fitz e Olhos-de-Noite, Molly e Bobo (Royal Assassin em deviantart)
.
Por outro lado, o cenário e os personagens são um pouco arquetípicos, a linguagem utilizada demasiado simples, e chego à conclusão que o meu problema com a saga é mesmo ela não ser o género de fantasia adulta e apaixonante, com o qual me identifico. Não digo, com isto, que é uma saga de inferior qualidade, ela é rica em debates morais e questões pertinentes. No entanto, também a vejo muito como uma novela mexicana disfarçada de fantástico.
 .
Recomendo a quem goste de fantasia mais medieval, feminina (apesar de ser uma história de homens) e até infantil. Neste momento tenho um ponto de interrogação sobre se continuarei a seguir a saga.
.
Avaliação: 6/10
.

A Saga do Assassino (Saída de Emergência):

#1 Aprendiz de Assassino

#2 O Punhal do Assassino

#3 A Corte dos Traidores

#4 A Vingança do Assassino

#5 A Demanda do Visionário

Anúncios

14 thoughts on “A Corte dos Traidores, A Saga do Assassino #3

  1. Anónimo

    Saudações,

    Bem já sabes o que penso sobre a escritora e sobre a saga, mas pronto se não estás a gostar é virar para outra, acho que ficas a perder mas é contigo 🙂

    Abraço e boas leituras

  2. fiacha

    Umas vezes sou anónimo outras vezes fiacha ai este teu menino 😀

    Fazes bem, não fazia muito sentido parares agora sempre ficas a saber como tudo acaba, agora o final desta primeira saga sim vai acabar de forma abrupta e de forma muito rápida ai penso que a escritora não esteve tão bem, mas as coisas serão explicadas na saga seguinte 🙂

    Abraço e já sabes que não falho a comentar, posso é demorar 😛

  3. Pingback: Novembro de 2015 | Rascunhos

  4. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #4 | Nuno Ferreira

  5. Pingback: A Vingança do Assassino, A Saga do Assassino #4 – Nuno Ferreira

  6. Pingback: A Demanda do Visionário, A Saga do Assassino #5 – Nuno Ferreira

  7. Pingback: Aprendiz de Assassino, A Saga do Assassino #1 – Nuno Ferreira

  8. Pingback: O Punhal do Soberano, A Saga do Assassino #2 – Nuno Ferreira

  9. Pingback: Resenha: O Regresso do Assassino, Saga O Regresso do Assassino #1 – Notícias de Zallar

  10. Pingback: Estive a Ler: Os Dilemas do Assassino, Saga O Regresso do Assassino #2 – Notícias de Zallar

  11. Pingback: Estive a Ler: Sangue do Assassino, Saga O Regresso do Assassino #3 – Notícias de Zallar

  12. Pingback: Estive a Ler: A Jornada do Assassino, Saga O Regresso do Assassino #4 – Notícias de Zallar

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s