The Call of Cthulhu


O texto seguinte pode conter spoilers do conto “The Call of Cthulhu”

Um feliz ano de 2016, estimados seguidores do blogue. Espero que estejam preparados para mais um ano repleto de boas leituras. Para começar o novo ano decidi ler uma short-story e a escolha recaiu sobre um autor que tenho vindo a conhecer e a admirar; estou a falar de H. P. Lovecraft.

The Call of Cthulhu é um conto escrito por Lovecraft em 1926, publicado pela primeira vez na revista norte-americana Weird Tales dois anos mais tarde. Uma das histórias mais completas sobre esse “deus” antigo criado por Lovecraft (Cthulhu), The Call… é também uma introdução à mitologia de horror que o autor idealizou e executou. A história conta a aventura de um sujeito que, ao investigar os papéis deixados pelo seu tio-avô, George Gamell Angell, então falecido, encontra estranhas similaridades entre eventos paranormais e testemunhos rocambolescos. Apesar de ser um homem bastante prático e céptico, vê-se arrastado para uma investigação perigosa que liga comportamentos bizarros e mortes estranhas ao culto de uma criatura pavorosa que se esconde no mar e que já vivia no nosso planeta antes do nascer do homem. O gigantesco híbrido entre homem, polvo e dragão chamado Cthulhu. A partir daí desencadeia-se uma série de acontecimentos em que, através de mais e mais relatos, o protagonista descobre a verdade sobre a criatura e as implicações trágicas do acesso a esses mesmos conhecimentos.

Sem título 2

SINOPSE:

One of the feature stories of the Cthulhu Mythos, H.P. Lovecraft’s ‘the Call of Cthulhu’ is a harrowing tale of the weakness of the human mind when confronted by powers and intelligences from beyond our world.

OPINIÃO:

Confesso que a mitologia lovecraftiana por si só não me fascina; é a forma como o autor lhe dá vida que realmente me agrada. Este conto é mais uma prova viva da genialidade do autor, mas ainda assim não posso dizer que seja um conto excepcional. E é estranho dizer isto, uma vez que adorei tanto a história como a escrita do autor, uma vez mais sublime, realista e tocante.

A história merecia ter sido relatada presencialmente, e não através de relatos que, aqui e ali, se tornaram confusos. Tudo o que o protagonista descobriu sobre o terrível monstro foi através de arquivos, relatos e reuniões; e se mesmo assim esses testemunhos nos conseguiram incutir o profundo horror que os personagens vivenciaram, eu preferia ter conhecido a história de uma forma mais contínua, com diálogos. É uma história que se exigia ser contada em mais do que um conto. De qualquer forma, não esqueço que foi publicado há quase cem anos e de modo algum esse pormenor mitiga a qualidade apresentada. A verdade é que, ora num relato, ora noutro, e com tantos pormenores pelo meio, o leitor já não sabe bem quem está a viver aquela experiência, porque será um dos relatores, mas fica a sensação que é o próprio protagonista – que em momento algum se cruza com o monstro – que o está a viver.

Os pormenores apresentados são riquíssimos: sensações, nomes de ruas, de barcos, medidas, cheiros, pensamentos. De uma forma transversal, célere e elegante, H. P. Lovecraft apresentou um conto em três capítulos que viera a contribuir em muito para a revolução que ele próprio catalisou no mundo literário do horror e do fantástico. Serviu também de molde para filmes e jogos de computador, direta e indiretamente, e o seu legado perdura até hoje. A própria figura de Lovecraft tornou-se “mitológica” de uma forma desconcertante e sombria; assim como as suas criações.

Avaliação: 7/10

Anúncios

3 thoughts on “The Call of Cthulhu

  1. fiacha

    Viva,

    Nunca li nada deste escritor, bem sei uma grande falha, a ver se consigo arranjar e leio pois este é sem duvida um dos grandes escritores neste genero literário 🙂

    Abraço e bom ano novo 🙂

  2. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #5 – Nuno Ferreira

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s