Saga #1


O texto seguinte pode conter spoilers do primeiro volume da série Saga (Formato BD)

Brian K. Vaughan é um conhecido autor de banda-desenhada, tendo trabalhado também em séries de televisão, onde participou como roteirista em alguns episódios de Lost e foi produtor executivo da primeira temporada de Under The Dome. Com a ilustradora Fiona Staples, Vaughan criou Saga, uma banda-desenhada de ficção científica adulta e bem-humorada, passada num universo que o autor criou durante a sua infância. Em 2013, esta série ganhou o prémio Hugo para melhor graphic novel.

sem-titulo

Saga é uma aventura cheia de ação, que nos relata as peripécias de um estranho casal: Alana e Marko. Alana vem do tecnologicamente avançado planeta Terravista, o maior planeta na galáxia, e Marko é proveniente da única lua de Terravista, Coroa, onde os seus habitantes, vulgarmente cornudos, se usam da magia como único armamento.

As suas terras-natal encontram-se em guerra, guerra essa que se espalhou por vários planetas. O cornudo Marko foi detido como prisioneiro de guerra no planeta Fenda, e Alana, uma bela mulher com asas, era a sua guarda prisional… até que ambos se apaixonaram. A história começa com o nascimento da filha de ambos, Hazel, num momento em que eles são procurados por traição e evasão, respectivamente. O Príncipe Robot IV, sujeito com uma televisão no lugar da cabeça, contrata os serviços de terríveis mercenários, chamados de freelancers, para os apanhar. Durante todo o volume, é a bebé Hazel quem narra a história, de uma forma extremamente bem-humorada.

Sem título 2

SINOPSE:
Quando dois soldados de lados opostos de um imenso conflito galáctico sem fim se apaixonam, terão de arriscar tudo para proteger uma nova vida num universo terrível e perigoso. Um universo sem limites, povoado de possibilidades infinitas. E um planeta, Fenda, onde nascerá a ideia que irá expandir-se e crescer para conquistar todo um cosmos, símbolo de esperança para dois povos desavindos.
Fantasia e ficção-científica juntam-se como nunca antes no primeiro volume deste épico subversivo e provocante, obra de dois dos mais aclamados nomes da banda desenhada actual: o escritor Brian K. Vaughan e a artista Fiona Staples.
 .
OPINIÃO:
.
Desde o momento em que começamos a ler esta graphic novel, percebemos que estamos perante uma obra diferente e original, dotada de um humor delicioso não recomendável às mentes mais púdicas. A nível de argumento, nota-se que este projeto foi cuidadosamente executado por Brian K. Vaughan. Com uma linguagem hilariante e diálogos complexos, somos convidados a conhecer Alana e Marko, e viver com eles o dia-a-dia de um casal foragido, mas que nem assim deixa de ter as suas discussões circunstanciais, os seus medos, receios e implicações próprias de quem se vê com um bebé nos braços sem estar preparado para isso.
.
Em paralelo, conhecemos personagens muito boas como o mercenário Vontade e a sua cadela detectora de mentiras, o Príncipe Robot IV geralmente apanhado em situações embaraçosas, obcecado com a ideia de ter filhos, a aracnídea Haste, uma mercenária que já se envolveu com Vontade, ou Izabel, um espírito sem pernas que funciona não só como mediadora dos conflitos entre Alana e Marko, mas também como ama da pequena Hazel. A nível gráfico, acho que Fiona Staples soube dar a imagem pretendida a cada ação ou personagem.
.
sem-titulo
Alana e Marko (OneMetal)
.
Eis uma trama muito bem amarrada, cheia de volte-faces e com o protagonismo bem-dividido entre os personagens, todos eles cativantes e complexos. Fica sempre a vontade de ler mais sobre estes personagens e as suas verdadeiras intenções. Saga é uma série de banda-desenhada mais do que recomendada.
.
Avaliação: 8/10

Saga (G Floy Studios):

#1 Volume 1

#2 Volume 2

#3 Volume 3

#4 Volume 4

#5 Volume 5

#6 Volume 6

Advertisements

7 thoughts on “Saga #1

  1. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #5 – Nuno Ferreira

  2. Pingback: Saga #4 – Nuno Ferreira

  3. Pingback: Saga #2 – Nuno Ferreira

  4. Pingback: Saga #3 – Nuno Ferreira

  5. Pingback: Saga #5 – Nuno Ferreira

  6. Pingback: As Escolhas de 2016 – Nuno Ferreira

  7. Pingback: Saga #6 – Nuno Ferreira

feedback

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s