Saga #2


O texto seguinte pode conter spoilers do segundo volume da série Saga (Formato BD).

“Star Wars para pessoas pervertidas”, é como Brian K. Vaughan apelidou, em jeito de brincadeira, a sua space opera Saga, uma série de banda-desenhada premiada e reconhecida não só pela originalidade como pela abordagem cómica de temas fracturantes da nossa sociedade, como o racismo, a pedofilia ou a educação. Vaughan, conhecido pelas suas participações como roteirista de tv e pelas graphic novels Ex-Machina ou Y: The Last Man, continua a sua “saga” com a colaboração da talentosa ilustradora Fiona Staples.

sem-titulo
Prancha Saga (Image Comics)

Neste segundo volume, surgem novos personagens na história. Os pais de Marko têm grande parte do destaque, e com eles surge um novo rol de confusões para a relação complicada de Alana e Marko. Alana descobre que Marko estava noivo quando a conheceu, o que vem aumentar as suas inseguranças.

Enquanto a mulher-aracnídea Haste é dada como morta, o freelancer Vontade, que prossegue na peugada do casal protagonista, mostra não ser completamente isento de carácter, ao lutar por salvar uma menina, caída no mundo da prostituição. Para isso, contará com uma ajuda… improvável. A juntar a tudo isto, o Príncipe Robot IV descobre que vai ser pai, o que apenas torna mais urgente a captura dos foragidos, uma vez que pretende regressar a casa o mais rapidamente possível. Um determinado livro estará no centro da ação principal, e o seu escritor pode ser a resposta a várias perguntas.

Sem título 2
Capa GFloy
SINOPSE:

From award-winning writer BRIAN K. VAUGHAN (Pride of Baghdad, Ex Machina) and critically acclaimed artist FIONA STAPLES (Mystery Society, Done to Death), SAGA is sweeping tale of one young family fighting to find their place in the universe. Thanks to her star-crossed parents Marko and Alana, newborn baby Hazel has already survived lethal assassins, rampaging armies, and horrific monsters, but in the cold vastness of outer space, the little girl encounters her strangest adventure yet… grandparents.

OPINIÃO:

Apesar de não ser fiel aficcionado por sci-fi, esta graphic novel surpreendeu-me pela positiva. Embora revele um ritmo mais lento que o primeiro volume, o segundo veio confirmar a ideia com que tinha ficado. Os conflitos são mais intensos, é levantada uma pequena ponta do véu sobre o passado de cada um dos personagens e os problemas familiares dos protagonistas mostram-se tão ou mais complicados que o simples facto de todo o mundo andar atrás deles.

Há toda uma ironia a envolver o mundo criado. Os personagens podem ter características físicas completamente fantasiosas, mas o autor consegue transmitir-nos uma humanidade muito mais presente do que em muitas obras de ficção. Para isso, contribui o trabalho magnífico de Fiona Staples na ilustração, aliando um traço realista e uma pluralidade de cores que facilita e instiga à leitura. Num passe de magia, Brian K. Vaughan adiciona personagens, desenvolve os já existentes e cria ganchos que nos impelem a um consumo compulsivo.

sem-titulo
Izabel (Image Comics)

As cenas de sexo e o humor continuam presentes, mas o elemento protagonista é mesmo a configuração de família, e na força que esse conceito consegue demonstrar quando todo o mundo parece estar à beira do colapso. Pessoalmente, este álbum agradou-me ainda mais que o primeiro. Recomendo vivamente.

Avaliação: 9/10

Saga (G Floy Studios):

#1 Volume 1

#2 Volume 2

#3 Volume 3

#4 Volume 4

#5 Volume 5

#6 Volume 6

Anúncios

6 thoughts on “Saga #2

  1. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #5 – Nuno Ferreira

  2. Pingback: Saga #4 – Nuno Ferreira

  3. Pingback: Saga #1 – Nuno Ferreira

  4. Pingback: Saga #3 – Nuno Ferreira

  5. Pingback: Saga #5 – Nuno Ferreira

  6. Pingback: Saga #6 – Nuno Ferreira

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s