O texto seguinte pode conter spoilers do livro “Aqui Permanecemos”, nono volume da série The Walking Dead (Formato BD)
A prisão caiu. Os sobreviventes estão perdidos. A esperança é ínfima. The Walking Dead tem a capacidade incrível de nos inquietar, discutindo temas abruptos como o sentimento de perda e a capacidade de lidar com as nossas próprias emoções em momentos de desespero. Robert Kirkman fá-lo como ninguém através desta graphic novel. Este é o nono volume da série, que compreende os números 49 ao 54.

Nesta edição encontramos Rick e Carl a chorar as perdas sofridas, sozinhos e devastados. Rapidamente encontram uma casa onde repousar, mas as ameaças dos walkers são constantes e Rick está bastante doente. Carl regista algum amadurecimento, e as mortes sofridas tornam-no mais duro; no entanto, ao julgar que o pai se transformou num walker, baixa a guarda e dá-se conta que não é mais do que uma criança.
As dificuldades aumentam, mas a esperança de Rick renova-se ao ouvir um telefone e perceber que existem sobreviventes, algures, dispostos a auxiliá-lo. O que ele não esperava era começar a ouvir a voz da sua esposa falecida, o que o faz achar que está louco. Rapidamente encontram um rosto familiar, Michonne, que andou perdida desde a queda da prisão; mais tarde, encontram Glenn e Maggie, a cavalo, que lhes contam ter estado todo esse tempo na fazenda de Hershel, para onde os levam e encontram o restante do grupo: Dale, Andrea, e as crianças: Sophia e os gémeos. No entanto, as mortes sofridas abalaram-nos a todos, e apenas a aparição de três novos personagens: o sargento Abraham, o cientista Eugene e a bela Rosita, lhes poderá dar algum alento.

SINOPSE:
Após a luta com o Governador e os seus homens, Rick e Carl tentam encontrar abrigo numa cidade próxima. À medida que a história evolui, Carl torna-se mais independente e preocupa-se com o estado psicológico e físico de Rick. Será que vão conseguir encontrar os restantes sobreviventes do grupo e sobreviver aos grupos de zombies que os perseguem?
OPINIÃO:
Este, para mim, foi o volume mais fraco até ao momento. Talvez, por me remeter de imediato à segunda parte da quarta temporada televisiva, em que os personagens caminhavam e caminhavam, em episódios isolados, e nada de especial acontecia. A história original é bem mais dinâmica, e os sobreviventes – aqui em menor número – depressa se reencontram.
O grande mérito deste volume vai para o aspeto dado ao psicológico de cada um. Rick está notoriamente perturbado por não ter conseguido salvar a esposa e a filha bebé, mas pelo filho, não lhe passa pela cabeça desistir. O simbolismo em torno do telefone é grande, porque embora saiba que está a ficar louco, Rick não abdica do objeto, talvez seja ele a sua forma de compreender o que aconteceu e de se perdoar pelo que não conseguiu fazer.

O regresso à fazenda de Hershel é uma lufada de ar fresco, mas os personagens que ali se encontram não estão num estado muito mais lúcido. Michonne continua a falar para o namorado já morto, Sophia parece negar que tenha tido uma mãe chamada Carol, e afirma que a sua mãe é e sempre foi Maggie. Maggie está assolada pela morte de toda a família… e Dale parece estar desassossegado com tanta gente à sua volta. A chegada de três novos personagens à quinta traz alguma desconfiança ao grupo, mas as afirmações de Eugene fazem sentido. Abraham é um tipo duro, mas está disposto a tudo para levar o cientista em segurança até Washington, e depressa todos concordam que a quinta de Hershel já não é um lugar seguro para viver. A estrada está à sua espera.
Um volume que destaca muito mais o factor emocional e o psicológico do que a ação propriamente dita, mas sem dúvida, assombrosamente credível e emocionante.
Avaliação: 7/10
The Walking Dead (Devir/ Image Comics):
#1 Dias Passados | #2 Um Longo Caminho | #3 Segurança na Prisão | #4 O Desejo do Coração | #5 A Melhor Defesa | #6 Esta Triste Vida | #7 A Calma Antes | #8 Feitos para Sofrer | #9 Aqui Permanecemos | #10 Aquilo Em Que Nos Tornamos| #11 Temam os Caçadores | #12 Viver entre Eles | #13 Too Far Gone | #14 No Way Out | #15 We Find Ourselves | #16 A Larger World | #17 Something To Fear | #18What Comes After | #19 March To War | #20 All Out War Part 1 | #21 All Out War Part 2 | #22 A New Beginning | #23Whispers Into Screams | #24 Life and Death| #25 No Turning Back| #26 Call To Arms | #27 The Whisperer War | #28 A Certain Doom| #29 Lines We Cross | #30 New World Order | #31 The Rotten Core | #32 Rest In Peace
Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #5 – Nuno Ferreira
Pingback: No Turning Back, The Walking Dead #25 – Nuno Ferreira
Pingback: Life and Death, The Walking Dead #24 – Nuno Ferreira
Pingback: Whispers into Screams, The Walking Dead #23 – Nuno Ferreira
Pingback: A New Beginning, The Walking Dead #22 – Nuno Ferreira
Pingback: Call To Arms, The Walking Dead #26 – Nuno Ferreira
Pingback: Dias Passados, The Walking Dead #1 – Nuno Ferreira
Pingback: Um Longo Caminho, The Walking Dead #2 – Nuno Ferreira
Pingback: Segurança na Prisão, The Walking Dead #3 – Nuno Ferreira
Pingback: A Melhor Defesa, The Walking Dead #5 – Nuno Ferreira
Pingback: A Larger World, The Walking Dead #16 – Nuno Ferreira
Pingback: Something to Fear, The Walking Dead #17 – Nuno Ferreira
Pingback: The Whisperer War, The Walking Dead #27 – Nuno Ferreira
Pingback: Estive a Ler: All Is Lost, The Walking Dead #28 – Notícias de Zallar
Pingback: Estive a Ler: Lines We Cross, The Walking Dead #29 – Notícias de Zallar
Pingback: Estive a Ler: New World Order, The Walking Dead #30 – Notícias de Zallar
Pingback: Estive a Ler: The Rotten Core, The Walking Dead #31 – Notícias de Zallar
Pingback: Estive a Ler: Rest In Peace, The Walking Dead #32 – Notícias de Zallar
Pingback: O Desejo do Coração, The Walking Dead #4 – Notícias de Zallar
Pingback: Esta Triste Vida, The Walking Dead #6 – Notícias de Zallar
Pingback: Feitos para Sofrer, The Walking Dead #8 – Notícias de Zallar