Fúria na Fronteira, Conan, O Bárbaro #7


Depois de tanto tempo no mar, Conan sentia as pernas pesadas e tropeçou quando andou na praia. Bélit riu e Conan também, os seus espíritos subiram para o ar familiar das terras do norte.

O texto seguinte contém spoilers do livro Fúria na Fronteira, volume 7 de Conan, O Bárbaro (formato bd).

As aventuras de Conan, O Bárbaro, continuam, pelas mãos de Brian Wood, com arte de Becky Cloonan e pintura de Dave Stewart. A fúria de Conan não conhece limites e o amor por Bélit, a senhora dos piratas, apenas veio torná-lo mais fervoroso. O poderoso cimério uniu-se à Rainha da Costa Negra em alto-mar e juntos colocaram as entranhas de Messantia, a cidade-portuária, de fora. Com a cidade destroçada, Conan levou a sua rainha para as terras do norte, para lhe dar a conhecer a Ciméria, o local que o viu nascer. Bélit está apaixonada pelo seu cimério, mas o ar gelado do norte, a falta do mar e a forma como aquele povo a olha são entraves na sua relação. Conan apresenta-a às suas gentes, à sua mãe, aos anciãos, mas Bélit não se adapta. Ali, ninguém a reverencia. Tratam-na como uma simples mulher, que serve apenas para aquecer a cama ao bravo guerreiro. Em pouco tempo Bélit chega ao seu limite, e pode colocar tudo em risco. Paralelamente, um salteador saqueia e incendeia vilas, alegando tratar-se de Conan, o Cimério. Um problema que o bravo guerreiro é convidado a solucionar.

Sem título 2

SINOPSE:

Artist Becky Cloonan rejoins Brian Wood for a new story arc! Hearing of an impostor committing atrocities in his name, Conan returns to Cimmeria to confront the scoundrel. In the frozen North of Conan’s birth, it is now Bélit who is out of her element! * New arc! Great jumping-on point! * From the powerhouse team of Brian Wood and Becky Cloonan![Becky Cloonan’s artistic] voice is not a typically feminine lilt, but a frost-bitten, guttural snarl . . . she now draws with ferocious energy and incredible detail.

OPINIÃO:

Verdade seja dita, por mais mulheres que Conan já tenha tido nos braços, nunca o vi tão verdadeiramente apaixonado do que nestas aventuras em que a Rainha da Costa Negra assume um co-protagonismo notável. Bélit é uma personagem que, com poucas palavras, assume uma presença incrível entre os demais. Se começamos as aventuras de Conan, o Bárbaro, olhando para esta mulher como uma vilã temível, rapidamente assistimos à união entre ela e Conan, uma parceria estranha – em determinados momentos tememos pela integridade mental do nosso herói e ainda estamos convencidos que Bélit usará Conan apenas para conseguir o que quer e voltará a ser a grande vilã da série. É então que somos atirados a este Fúria na Fronteira, onde Brian Wood nos revela, pela primeira vez, o ponto de vista de Bélit.

Sim, sim, pára tudo!!!

sem-titulo
Bélit (johnbecaro)

Não estou a dizer que Bélit é santa ou que as suas intenções são as mais louváveis. Não estou a dizer que Conan e Bélit viverão felizes para sempre – provavelmente não vão viver. Mas percebemos que ela ama-o de verdade. Submetida a uma sociedade preconceituosa em que a mulher assume um papel menor, somos convidados a assistir a um conflito de interesses que pode colocar em risco a relação entre os dois protagonistas. Sim, nas mãos de Brian Wood, o amor não é suficiente para as relações darem certo, assim como na vida, o que contrasta com a visão mais romanceada das obras de Robert E. Howard, em que o herói termina sempre com uma mulher diferente, mas na velha tradição dos romances de cavalaria. Não li o conto A Rainha da Costa Negra de Howard, mas não me parece que tenha sido tão discutida a relação entre os dois personagens. Resumindo, tivemos um volume sem cenas de luta – tê-las-emos no próximo volume – mas assistimos a um grande desenvolvimento de personagens. A nível gráfico, Becky Cloonan foi uma excelente adição ao grupo. Os desenhos podem ter perdido algum realismo, mas a arte ficou mais atrativa.

Avaliação: 8/10

Conan, O Bárbaro:

#1 A Rainha da Costa Negra Parte 1 (lido, não comentado)

#2 A Rainha da Costa Negra Parte 2 (lido, não comentado)

#3 A Rainha da Costa Negra Parte 3 (lido, não comentado)

#4 Golpe em Argos Parte 1 (lido, não comentado)

#5 Golpe em Argos Parte 2

#6 Golpe em Argos Parte 3

#7 Fúria na Fronteira

Anúncios

2 thoughts on “Fúria na Fronteira, Conan, O Bárbaro #7

  1. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #6 – Nuno Ferreira

  2. Pingback: Golpe em Argos Parte 2, Conan, O Bárbaro #5 – Nuno Ferreira

feedback

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s