A Cidade do Pecado, Sin City #1


Eu estou diante de uma deusa. Ela diz que me quer. E ela fala como se quisesse mesmo. Não vou perder nem mais um segundo a perguntar-me como foi que eu me tornei um tipo tão sortudo. Ela tem o perfume que os anjos devem ter.
O TEXTO SEGUINTE CONTÉM SPOILERS DO LIVRO “A CIDADE DO PECADO”, PRIMEIRO VOLUME DA SÉRIE SIN CITY (FORMATO BD)

A Cidade do Pecado é o primeiro volume da famosa série de bandas-desenhadas Sin City, levada para os grandes ecrãs pelas mãos de Robert Rodriguez, Quentin Tarantino e o próprio autor das bd’s, Frank Miller. Publicada originalmente em 1991 em pequenos números da revista Dark Horse PresentsSin City ganhou rapidamente um lugar de destaque no mundo dos quadradinhos, não só porque o seu criador era Frank Miller – responsável por recuperar as tramas do Demolidor e Batman – como também pela sua própria identidade. Sin City alia um clima noir a uma narração tensa e adulta, onde a violência e a desgraça dos personagens ganham o protagonismo. Em Portugal foi publicado pela Devir.

sem-titulo
Marv (Devir)

Basin City, mais conhecida como Sin City, é literalmente a cidade do pecado, onde a corrupção, o estupro e a prostituição fazem parte do dia-a-dia dos seus protagonistas. Esta primeira história fala-nos de Marv, um sujeito feio e fracassado, que se vê, sem saber como, nos braços de uma mulher linda e exuberante: Goldie. Na manhã seguinte, ao acordar, essa mulher está morta. Marv depressa percebe que alguém o quis incriminar, e usa-se de todo o seu instinto de sobrevivência para pôr as mãos no assassino.

Sem confiar na polícia, Marv apenas pode contar com Lucille, uma bela advogada a quem recorre por momentos. Mas também ela cai nas mãos de uma dupla de assassinos, com evidentes tendências canibais. Marv  obtém o apoio das prostitutas da cidade velha, onde se encontra a irmã-gémea da sua musa assassinada, que mais tarde lhe oferece o seu conforto lascivo, deixando-o chamá-la por Goldie, depois do herói alcançar a sua justiça e antes de ser executado por ela.

Sem título 2
Capa Devir
SINOPSE:

O primeiro volume de Sin City começa com um crime. Marv, feio e bruto como é, não tem muita sorte com as mulheres e quando matam Goldie, a deusa com quem passou uma noite de sonho, decide descobrir o que se passou, fazendo justiça pelas suas próprias mãos.

OPINIÃO:

Este primeiro volume de Sin City obedeceu às minhas elevadas expectativas. Um discurso derrotista, falas e pensamentos épicos, cenas de ação credíveis e um profundo respeito ao estilo noir, rescendendo à podridão dos sistemas. A nível narrativo, Sin City transmite tanto quanto as imagens: sensações, cheiros e desgraças são apresentados de uma forma fortemente visual. A história de Marv é um hino ao perdedor nato, com pequenos vislumbres de glória numa envolvente enegrecida.

sem-titulo
Marv (Devir)

As pranchas revelam por si só uma história, sem que seja necessária descrição, que apenas vem complementar de forma genial cada momento representado. Os seus quadrados pretos e brancos, sem cinzentos, apenas são coloridos em motivos de destaque (como roupas ou batons com influência para a trama), e transmitem a dureza das vidas que desfilam por cada capítulo, de uma forma bastante eloquente. De resto, a densidade das imagens confunde-se com a densidade das tramas, numa composição convincente que recomendo a quem gostar de histórias brutais, carregadas de desgraça. A linguagem é bastante adulta e introspetiva, que pessoalmente me agradou imenso.

Avaliação: 8/10

Sin City (Devir):

#1 A Cidade do Pecado

#2 Mulher Fatal

#3 Aquele Sacana Amarelo

#4 A Grande Matança

#5 Valores Familiares

#6 Copos, Balas e Gajas

#7 Inferno, Ida e Volta

Anúncios

2 thoughts on “A Cidade do Pecado, Sin City #1

  1. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #6 – Nuno Ferreira

  2. Pingback: A Grande Matança, Sin City #4 – Nuno Ferreira

feedback

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s