No Turning Back, The Walking Dead #25


Eu penso nos dias que vivemos antes de chegarmos aqui… Antes de encontrarmos outras comunidades… Antes de estarmos a salvo… E isso me apavora.

O TEXTO SEGUINTE CONTÉM SPOILERS DO LIVRO “NO TURNING BACK”, VIGÉSIMO QUINTO VOLUME DE THE WALKING DEAD (FORMATO BD)

A obra gráfica conduzida por Robert Kirkman e ilustrada por Charlie Adlard, Cliff Rathburn e Stefano Gaudiano chega ao volume 25, que compreende as edições 145 à 150.

Nos últimos volumes, a história dos sobreviventes ao apocalipse zombie avançou no tempo, mostrando as comunidades organizadas em sistemas de produção agrícola, as estradas policiadas e a segurança garantida. Rick Grimes governa Alexandria, Maggie Greene lidera Hilltop e o grande vilão Negan encontra-se em prisão perpétua, após os crimes hediondos de que foi responsável.

sem-titulo
Rick e Michonne (Image Comics)

Mas a quietude instituída sofreu um doloroso revés. Vários patrulheiros foram apanhados por um grupo extenso de pessoas que vivem entre os walkers, cobertos de entranhas e usando todo o tipo de armas: os Sussurradores. Escapando de uma cilada, Jesus levou um deles como refém; tratava-se de uma rapariga chamada Lydia, com quem Carl se envolve amorosamente. Lydia é filha da líder dos Sussurradores, Alpha, que estabeleceu um acordo de troca com Maggie para a reaver. Mais tarde, Carl segue-os para resgatar a sua amada, o que provoca a ira da vilã Alpha.

Rick intromete-se na história para reaver o filho e Alpha deixa-lhe um ultimato, mostrando-lhe o seu numeroso exército e deixando-o ir embora, com Carl e Lydia, que não se coadunara ao modo de vida dos Sussurradores. Como aviso para não se colocarem no seu caminho, Alpha delimita os seus territórios com estacas. Nas suas pontas, estão as cabeças zumbificadas de homens, mulheres e crianças das comunidades. Pessoas que Rick e os seus amavam. Ezekiel, Rosita e Olívia estavam entre as vítimas.

sem-titulo
Três das vítimas de Alpha (Image Comics)

Alexandria em rebuliço.

No Turning Back fala-nos de liderança. A liderança de Rick Grimes é posta em causa a partir do momento em que ele interrompe a feira para anunciar ao seu povo que muitos dos seus amigos e familiares foram mortos, e que ele não pretende uma desforra imediata, pois sabe que tal é suicídio. A população insurge-se e planeia usar Lydia como retaliação. Prevendo tal ato, Rick envia Andrea com Carl e a rapariga, a coberto da noite, para Hilltop, onde as notícias ainda não chegaram. Com o apoio de Jesus, Maggie e Michonne, Rick tenta apaziguar os ânimos, mas não consegue.

Rick não vê outra alternativa senão descer à prisão e aconselhar-se com Negan. Dois alexandrinos planeiam assustar o seu líder, mas o primeiro vai mais longe e tenta matá-lo. Ainda coberto de sangue, Rick Grimes reúne o povo para denunciar a tentativa de homicídio e, seguindo as ideias de Negan, mente-lhes, alegando que o modo de vida paciífico que instituiu enfraqueceu-os a todos, e que irão formar um exército para combater os Sussurradores. O povo volta a aclama-lo em êxtase. No entanto, Rick apenas pretende manter a população atarefada e coesa, enquanto planeia o que fazer realmente com a questão. Os gritos chegam à prisão de Negan, que elogia para si mesmo o herói.

sem-titulo
Carl e Lydia (Image Comics)

Mas este volume não fala só sobre a liderança de Rick…

No Santuário, Dwight sofre por ter sido abandonado pela mulher, e pretende renunciar à liderança dos Salvadores. Com o apoio de Laura, que se manifesta interessada nele, Dwight abandona o Santuário e junta-se a Rick em Alexandria. Também a liderança de Alpha é posta em debate, quando um dos seus homens a encontra a chorar, desiludida por ter sido obrigada a deixar a filha partir. Em Hilltop, Carl e Lydia percebem que vivem em mundos distintos, mas compreendem-se e vivem intensamente a paixão que nutrem um pelo outro. Andrea mostra-se preocupada.

Sem título 2

SINOPSE:

After a devastating act of war by the Whisperers, Rick must chart a path for his community. But when his leadership is questioned, how will he respond? Collects THE WALKING DEAD #145-150.

OPINIÃO:

No Turning Back foi um volume transitivo, que mostra não só como os personagens aguentaram o murro no estômago, como também mostraram, ou não, o discernimento adequado para responder. A liderança dos vários grupos e comunidades foi posta em causa, assim como pontos de vista foram discutidos e resoluções foram tomadas. A nível narrativo, o que mais impressionou foi a forma como Rick Grimes precisou de recorrer aos conselhos do homem que mais odeia, para manter intacto o seu lugar.

sem-titulo
Lydia impede que o decapitado se transforme (Image Comics)

A história continuou fluída e os núcleos menos apresentados até agora foram desenvolvidos. Apesar de achar um volume indispensável para que cada núcleo fizesse o seu luto – sem ele a história perderia a credibilidade -, achei-o um dos mais fracos até agora. As decisões finais, no entanto, mostram que uma reviravolta impressionante está à beira de acontecer, o que mudará o destino de todos.

A arte gráfica continua a marcar pontos, mantendo um estilo único bem definido, toada presente durante toda a série. O personagem Dwight, no entanto, é um dos que considero menos bem desenhados.

Avaliação: 5/10

The Walking Dead (Devir/Image Comics):

#1 Dias Passados |  #2 Um Longo Caminho | #3 Segurança na Prisão | #4 O Desejo do Coração | #5 A Melhor Defesa | #6 Esta Triste Vida | #7 A Calma Antes | #8 Feitos para Sofrer | #9 Aqui Permanecemos | #10 Aquilo Em Que Nos Tornamos | #11 Temam os Caçadores | #12 Viver entre Eles | #13 Too Far Gone | #14 No Way Out | #15 We Find Ourselves | #16 A Larger World | #17 Something To Fear | #18 What Comes After | #19 March To War | #20 All Out War Part 1 | #21 All Out War Part 2 | #22 A New Beginning | #23 Whispers Into Screams | #24  Life and Death | #25 No Turning Back | #26 Call To Arms

Anúncios

11 thoughts on “No Turning Back, The Walking Dead #25

  1. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #6 – Nuno Ferreira

  2. Pingback: Call To Arms, The Walking Dead #26 – Nuno Ferreira

  3. Pingback: Dias Passados, The Walking Dead #1 – Nuno Ferreira

  4. Pingback: Um Longo Caminho, The Walking Dead #2 – Nuno Ferreira

  5. Pingback: Segurança na Prisão, The Walking Dead #3 – Nuno Ferreira

  6. Pingback: A Melhor Defesa, The Walking Dead #5 – Nuno Ferreira

  7. Pingback: Something to Fear, The Walking Dead #17 – Nuno Ferreira

  8. Pingback: Whispers into Screams, The Walking Dead #23 – Nuno Ferreira

  9. Pingback: Life and Death, The Walking Dead #24 – Nuno Ferreira

  10. Pingback: The Whisperer War, The Walking Dead #27 – Nuno Ferreira

  11. Pingback: Estive a Ler: All Is Lost, The Walking Dead #28 – Notícias de Zallar

feedback

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s