Eu já treinei milhares de recrutas. Deixei-os comer pó e cuspir sangue. No final, eles gostaram de mim, pois fiz deles soldados legionários… Os melhores soldados do mundo!
O texto seguinte contém spoilers do primeiro volume da série As Águias de Roma (formato BD)
O primeiro volume da série As Águias de Roma, com roteiro e arte de Enrico Marini, foi publicado em Portugal pelas Edições Asa em 2011.
A narrativa, passada no auge do Império Romano, apresenta dois jovens muito diferentes. Marco, filho do romano Tito Valério Falco, e Ermanamer, filho de um príncipe germânico levado para Roma, onde é renomeado Caio Júlio Armínio. A Tito é confiada a educação do jovem Armínio, por ordens do Imperador. Ao início, o germânico revela-se bem mais talhado para as artes da guerra do que Marco, o que desperta a admiração do homem que o albergou e a inveja do seu irmão de criação.

Também a facilidade com que Armínio conquista as jovens intriga Marco e fomenta entre os rapazes uma certa inimizade. Ainda assim, Marco acaba por se revelar mais nobre de princípios e depois de matar um urso, salvando a vida a Armínio, os dois tornam-se os melhores amigos. A vida dos dois jovens sofre uma reviravolta, porém, quando Lucilla, irmã de Marco, pede a Armínio para a desflorar antes de se casar com o senador Casso, e manifesta o seu desejo em ver a madrasta morta. Misteriosamente, a esposa de Tito é encontrada sem vida.

SINOPSE:
Após um terrível combate, Ermanamer, filho do príncipe Sigmar, fica refém dos romanos. O imperador Augusto confia-o ao seu fiel Tito Valério Falco, que tem um filho da mesma idade, Marco. Os dois jovens recebem uma rigorosa educação romana, submetidos a uma disciplina de ferro. Ao longo das provas, o ódio mais implacável cede lugar à amizade. Mas o que acontece à fraternidade de espírito e de armas quando surge o amor por uma mulher?
OPINIÃO:
Sem surpreender, Marini construiu uma narrativa básica e cheia de clichés, mas com tantas histórias já contadas sobre o Império Romano, seria difícil não os encontrar. Faltam algumas frases de efeito, mas os diálogos foram bem trabalhados e as relações entre personagens bem exploradas. A reta final do primeiro volume agradou-me, com algumas reviravoltas e dando destaque a outros personagens para além dos dois protagonistas. Julgo que os dados estão lançados para uma continuação cheia de surpresas e de reviravoltas.
A nível gráfico, as cores são realmente o mais notável da edição. O desenho de As Águias de Roma não me desiludiu; tanto as expressões faciais quanto os traços corporais – masculinos e femininos – agradaram-me bastante.
Avaliação: 7/10
As Águias de Roma (Asa):
#1 Livro I
#2 Livro II
#3 Livro III
#4 Livro IV
#5 Livro V
Olá,
parece-me interessante e uma excelente forma de ficar a saber mais sobre Roma Antiga.
Bjs e boas leituras
Olá. 🙂
A trama foca-se mais na ação propriamente dita e não tem grande base histórica, ao que me parece, mas não deixa de ser muito interessante e mostrar uma visão realista da época.
Beijinho