Sopa de Letras, Tony Chu: Detective Canibal #4


Há três anos o mundo foi devastado por uma pandemia aviária que matou 23 milhões nos Estados Unidos e 116 milhões no mundo todo.

O texto seguinte contém spoilers do livro “Sopa de Letras”, quarto volume da série Tony Chu: Detective Canibal (formato BD)

Sopa de Letras é o quarto volume publicado em Portugal pela G Floy Studio, que compreende os números 16 ao 20 da enérgica banda-desenhada escrita por John Layman e ilustrado por Rob Guillory.

Quem é Tony Chu?

Anthony Chu é um cibopata. Trocando por miúdos, um sujeito que consegue visualizar o percurso de vida de um elemento após a ingestão do mesmo. Hoje, ele é membro de uma organização governamental que persegue o tráfico de frango. Porque, sim, aqui o frango é comercializado como uma droga, tudo porque uma grave epidemia aviária mudou o mundo como o conhecíamos.

Chu é um tipo paciente: o chefe, Applebbee, tenta transferi-lo; John Colby, o seu parceiro ciborgue, não pára com as suas piadas intragáveis; o antigo parceiro, Mason Savoy, é também um cibopata, mas dos perigosos, e encontra-se em parte incerta. Para piorar o cenário, é obrigado a estar longe da sua amada Amelia, em trabalho, e conhece uma nova parceira, que é, nem mais nem menos, a sua irmã Antonelle Chu.

sem-titulo
Chew apresenta a Colby a sua filha Olive (Vol. 3, Image Comics)

Novos problemas.

Se os anteriores volumes concentraram-se na investigação ao tráfico de frango, eis que este volume compreende um novo tema: uma enigmática mensagem escrita em fogo é encontrada nos céus. Ninguém sabe o que ela significa, mas casos estranhos sucedem-se, incluindo o desaparecimento de Daniel Migdalo.

Chu e Colby são chamados ao terreno e depois de alguns encontros pouco agradáveis, descobrem que um general norte-coreano está convencido que a mensagem no céu profetizou o fim dos dias e que ele tem tal responsabilidade nas mãos. Para isso, desenvolve uma arma química capaz de imitar a gripe aviária. No sentido de o travar, os dois agentes são “convidados” pelas forças da USDA a transportar uma bagagem, com o intuito de ser accionada no caso de a operação dar para o torto. De facto, ela corre mal e quando eles pensam fazer explodir uma bomba, libertam Poyo, um galo lutador que mata o general e salva o dia.

Tudo isto podia ter acabado em bem, mas Chu e Colby foram de imediato chamados a resolver outro problema: os filhotes queridos dos astronautas que tiveram ordem para ter relações sexuais no espaço após a epidemia aviária. Só que os frutos de tais relações saíram aberraçõezinhas que foram levadas à famosa área 51, onde a irmã de Tony, sua nova parceira, descobre uma grande conspiração que visava assassinar o presidente dos EUA, a rainha de Inglaterra, o papa e o seu irmão Chow Chu, um cozinheiro famoso. As investigações conduzem-nos a um novo culto fanático nascido da mensagem de fogo, cuja líder é uma antiga arquivista do departamento de polícia de Yamapalu. Para complicar, Mason Savoy põe as mãos em quem não devia…

Sem Título

SINOPSE:

As coisas complicaram-se para Tony Chu, o detective cibopata com a habilidade de obter impressões psíquicas de tudo o que come. Estranhas letras extraterrestres surgiram nos céus da Terra. Há quem pense que chegaram os Tempos do Fim, e todos parecem ter deixado de se importar com as leis da F.D.A., que já foi a mais poderosa agência da autoridade do mundo, e agora começa a tornar-se irrelevante. O que vai acontecer ao seu melhor agente, Tony Chu?

Chegou o quarto volume da série bestseller do New York Times, em que esta bizarra, retorcida e divertida história sobre polícias, bandidos, cozinheiros, canibais e poderes paranormais, mundos extraterrestres e plantas que sabem a frango, envereda por uma direcção maluca e cósmica! E introduzimos duas personagens: Olive, a filha de Tony Chu… ninguém sabe se ela tem poderes psíquicos esquisitos ligados à comida, vinda da família de que vem… e ela odeia o pai… E o incrível Poyo, o galo mais feroz, poderoso e badass do planeta, a arma secreta das forças especiais americanas!

OPINIÃO:

O tão aguardado quarto volume de Tony Chu: Detective Canibal chegou, e não desiludiu. Depois de três volumes frenéticos, nos quais destaco o segundo volume como o preferido até aqui, Sopa de Letras veio dar uma nova direção às aventuras do cibopata, com alienígenas, seitas maradas, politiquices, conspirações e mais conspirações.

sem-titulo
Tony Chu (Image Comics)

Se as diferentes voltas e reviravoltas, personagens sem grande interesse para a trama a caírem de pára-quedas e a desaparecerem podem tornar a narrativa confusa – e tornam mesmo -, o humor constante e bem conseguido, a rapidez e fluidez de acontecimentos fazem deste mais um volume genial. John Layman tem todo o mérito, apesar de notar, aqui ou ali, que alguns momentos parecem repetir-se. A nível gráfico, Guillory também continua o seu trabalho notável, com uma arte criativa que se coaduna com o cariz hilariante dos personagens e das suas singularidades.

Para quem não conhece Tony Chu, só posso dizer que esta série é viciante. Imaginem um CSI cheio de humor negro, em que o protagonista é constantemente convidado a comer dejetos e cadáveres e o consumo de frango é proibido. Leiam.

Avaliação: 8/10

Tony Chu: Detective Canibal (G Floy Studio Portugal):

#1 Ao Gosto do Freguês

#2 Sabor Internacional

#3 Enfarda Brutos

#4 Sopa de Letras

#5 Fome de Vencer

#6 Bolos Janados

 

Anúncios

6 thoughts on “Sopa de Letras, Tony Chu: Detective Canibal #4

  1. Pingback: Ao Gosto do Freguês, Tony Chu: Detective Canibal #1 – Nuno Ferreira

  2. Pingback: Sabor Internacional, Tony Chu: Detective Canibal #2 – Nuno Ferreira

  3. Pingback: Enfarda Brutos, Tony Chu: Detective Canibal #3 – Nuno Ferreira

  4. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #6 – Nuno Ferreira

  5. Pingback: Fome de Vencer, Tony Chu: Detective Canibal #5 – Nuno Ferreira

  6. Pingback: Estive a ler: Bolos Janados, Tony Chu: Detective Canibal #6 – Notícias de Zallar

feedback

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s