Feira do Livro de Lisboa 2016


Sem título 2Mais um ano, mais uma voltinha. A Feira do Livro de Lisboa é um evento sempre atrativo, não só pela imensa variedade de livros que lá podes encontrar (a preços mais acessíveis), como também pelas pessoas interessantes, estejamos a falar de escritores, vendedores ou bloggers. Este ano fui acompanhado pelos amigos Paulo (Fiacha) Dores, José Augusto Alves e Antonio Oliveira, e ainda conheci pessoalmente a Cristina Alves, a Alexandra Rolo e o Vítor Frazão. Entre borrifos de chuva (por vezes baldes mesmo) e um sol bem quente, lá corri o Parque Eduardo VII e encontrei várias coisas interessantes, apesar de ficar com a sensação que a Feira me encheu mais o olho no ano passado. Ainda assisti um pouco à sessão de autógrafos do João Tordo e vi de passagem o Ondjaki, mas não fiquei por muito mais tempo. Uma viagem de regresso e um espetáculo de danças e cavalos durante a noite esperavam por mim.

No que diz respeito a compras, comecei por ir direto à banca da Saída da Emergência, onde já ia com ideia de comprar os dois últimos volumes da primeira Saga do Assassino de Robin Hobb (A Vingança do Assassino e A Demanda do Visionário). Comprei ainda um livrinho do Conan de Robert E. Howard a 5 euros e como a compra excedia os 20 euros ganhei de brinde um livro à escolha, sendo que optei pelo livro A Águia do Império de Simon Scarrow. Depois encontrei um livrinho do João Barreiros (Se Acordar Antes de Morrer) a um preço risível, diga-se de passagem – 3,5 € – e não hesitei um segundo. Por último, encontrei na TopSeller Príncipe dos Espinhos de Mark Lawrence. Um livro acabado de sair em Portugal que queria muito ler e acabei por beneficiar do preço de feira. Aqui fica o meu balanço de compras:

Sem título 2

A VINGANÇA DO ASSASSINO (A SAGA DO ASSASSINO #4), Robin Hobb

FitzCavalaria renasce dos mortos graças à magia desprezada da Manha, mas a sua fuga das garras da morte deixou-o mais selvagem do que humano. Os seus velhos amigos têm que ensiná-lo a ser um homem de novo, e depois deixá-lo escolher o seu próprio destino. Incapaz de esquecer a tortura a que foi submetido às mãos do príncipe usurpador, Fitz planeia vingança enquanto recupera a sua alma e sanidade. Até ao momento em que o seu verdadeiro rei o chama para o servir numa missão misteriosa com consequências inimagináveis.Numa terra arruinada pela ganância e crueldade onde Fitz se tornou uma lenda temida, ele fará tudo para restaurar a verdadeira regência nos Seis Ducados. Mas primeiro terá que escapar dos seus inimigos que lhe movem uma perseguição sem quartel… Não perca mais um excecional volume da Saga do Assassino recheado de emoção, magia pura e personagens memoráveis.

Sem título 2

A DEMANDA DO ASSASSINO (A SAGA DO ASSASSINO #5), Robin Hobb

O verdadeiro rei dos Seis Ducados desapareceu numa missão misteriosa em busca dos Antigos para salvar o reino da ameaça dos Navios Vermelhos. O seu irmão usurpador está determinado a impor uma tirania cruel e não abrirá mão do poder, a não ser com a própria morte. Fitz sabe que a única forma de por fim ao reinado do príncipe usurpador é iniciar uma demanda em direção ao reino das Montanhas onde irá descobrir a verdade sobre as profecias do Bobo. Mas a sua missão enfrenta um novo perigo com a magia do Talento a precipitar a sua alma para a beira do abismo. Conseguirá resistir à magia e ainda enfrentar os obstáculos que surgem à sua demanda?

Sem título 2

PARA LÁ DO RIO NEGRO (CONAN #3), Robert E. Howard

Uma biblioteca de fantasia sem livros de Robert E. Howard é como uma biblioteca de poesia sem Luís de Camões, ou uma biblioteca de banda desenhada sem Astérix. Robert E. Howard é um dos pilares da fantasia. Criou sozinho um dos seus sub-géneros mais emblemáticos: a Sword and Sorcery: monstros para enfrentar, magia para temer, mulheres deslumbrantes e heróis corajosos. Nos EUA a personagem Conan está a recuperar o seu lugar no imaginário dos leitores. Todos os livros estão a ser reeditados, jogos de computador e consola a serem lançados e, em 2010, chega um blockbuster ao cinema.

 

Sem título 2

SE ACORDAR ANTES DE MORRER, João Barreiros

João Barreiros nesta colectânea de contos de ficção Científica portuguesa descreve-nos lugares imaginários, que se aproximam muito dos reais, onde tudo é negativo. O seu imaginário é sempre fracturante, onde a maior parte das vezes o herói ou o próprio mundo estão condenados à partida. O herói tem sempre uma falha essencial: a cupidez; a cegueira pessoal, política ou está envolvido numa situação em que dificilmente ele sairá ganhador. A tentativa de chocar o leitor é deliberada e propositada. Em alguns dos contos encontra-se a desconstrução subversiva de todos os mitos de infância (Pai Natal). Num dos contos que fazem parte desta colectânea “O Teste” revela-nos toda a sintomatologia psicossomática característica de um professor quando de manhã acorda e tem pela frente um dia que teima em ser longo desde que se levanta até chegar à escola. Finalmente chega e entrega os testes aos alunos que o consideram difícil. Perante tal reacção, José Esteves fica aterrorizado por causa da taxa de insucesso gigantesca que irá revelar-se o que implica uma visita de Inspector ou um processo disciplinar e uma suspensão das actividades lectivas por provada crueldade mental. E como se isso não bastasse, uma espera feita pelos alunos, algures, fora dos terrenos da escola.

Sem título 2

PRÍNCIPE DOS ESPINHOS (TRILOGIA DOS ESPINHOS #1), Mark Lawrence

Finalista do prémio Goodreads para Melhor Livro Fantástico 

Com apenas 9 anos, numa emboscada planeada pelo inimigo para erradicar a descendência real, o príncipe Jorg Ancrath é atirado para dentro de um espinheiro, onde fica preso, com espinhos cravados na sua carne, a ver, impotente, a mãe e o irmão mais novo a serem brutalmente assassinados.

De alma destruída, sedento de sangue e de vingança, Jorg foge da sua vida luxuosa e junta-se a um bando de criminosos e mercenários, a quem passa a chamar de irmãos. Na sua mente há apenas um pensamento, matar o Conde de Renar, o responsável pelas mortes da mãe e do irmão, pelas suas cicatrizes e pela sua alma vazia.

Sem título 2

A ÁGUIA DO IMPÉRIO (SAGA DA ÁGUIA #1), Simon Scarrow

Primeiro volume da série da Águia.

Afastado de Roma devido a uma conspiração que envolve o próprio Imperador, o jovem Quintus Cato, amante das letras e da vida no palácio, chega à Germânia para se inscrever como recruta na Segunda Legião, a mais temida e afamada dos exércitos de Roma.E se a adaptação aos rigores da vida militar já se revela terrivelmente difícil, o jovem ainda tem de enfrentar o desprezo dos camaradas quando descobrem que, graças aos contactos que tem em Roma, Cato vai receber um posto superior ao deles: o de lugar-tenente de Macro, o mais experiente e destemido de todos os centuriões. Para recuperar o respeito dos camaradas, Cato vai ter de provar a sua coragem contra as sanguinárias tribos germânicas. E se sobreviver, o pior ainda está para vir: a Segunda Legião vai ser enviada para uma terra de barbaridade sem paralelo, a nebulosa e distante Britânia. E ele e Macro, escolhidos para uma missão secreta repleta de intrigas, que ameaçam não só as suas vidas, mas também o futuro do Império.

Anúncios

10 thoughts on “Feira do Livro de Lisboa 2016

  1. Olá 🙂
    Que pena não ter ido convosco este ano…. mas haverá oportunidade de estar convosco novamente.
    Parecem-me umas boas compras 🙂
    Quero ver se vou lá, não sei bem quando .
    No proximo fim de semana, acho que a 4 de Junho o Simon Scarrow vai estar lá na Feira a lançar o novo livro dele?
    Beijinhos e boas leituras

    1. Olá, São. É verdade, mas haverão outras oportunidades. Sim, acho que é dia 4. Sinceramente não é um autor que goste muito, mas agradam-me os temas sobre o que escreve e esta Saga da Águia nunca li nada. Pode ser que goste. Beijinho grande.

  2. Anónimo

    Oie

    Sem duvida que é por malta como tu que vou à feira do livro e vale sempre a pena, mais a mais até conhecemos pessoas novas 😀

    belas compras espero que gostes do “tio” Barreiros, pelo menos não foi muito caro 😀

    Abraço

    PS: Só faltou a nossa amiga São Bernardes, mas pronto fica para a próxima 😉

    1. É verdade, não vamos à Feira só para ver e comprar livros. 🙂 Eu gosto bastante da escrita do Barreiros, de certeza que vou gostar. A 3,5… pelo menos pode ser que mais pessoas leiam.
      Abraço

  3. Luisa Bernardino

    Olá Nuno!
    Que ricas compras. Eu por acaso tenho (só por acaso) esses livrinhos da Hobb e o do ti João mas, ainda não li.
    Esse do Mark Lawrence é da Saída de Emergência? Tenho um saldo a expirar na wook talvez o mande vir.

    Quanto à feira, tenho imensa pena de não poder ir. Muita mesmo. Adorava também poder conhecer algumas pessoas do Cantinho além de poder aproveitar os preços mais baixos. Infelizmente não é possível. Quem sabe um dia marco férias nessa altura.
    Beijinhos

    1. Olá Luísa. É desta que termino a Saga do Assassino, e depois logo vejo se continuo para a sequela. 🙂 O do Mark Lawrence é da Top Seller. Estou a meio e estou a gostar. O protagonista é um malvado, mas ainda bem :p É só personagens miseráveis xD
      Pode ser que calhe vires cá nesta altura.
      Beijinho e boas leituras

      1. Luisa Bernardino

        Eu parei de ler Hobb, confesso que já estava farta. Tudo corre mal ao Fitz. Lês um, dois, três e por aí a fora e a personagem não vê luz ao fundo do túnel, cansei. Mas tenho que voltar a pegar.

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s