As Águias de Roma #3


#

Mas agora eu me pergunto: onde estão esses valorosos soldados? Só vejo um bando de miseráveis.

O texto seguinte contém spoilers do terceiro volume da série As Águias de Roma (formato BD)

Continuam as aventuras de Marco e Armínio, escritas e ilustradas por Enrico Marini e editadas em Portugal pelas Edições ASA. Neste terceiro volume de As Águias de Roma, encontramos Armínio entre os germânicos, conhecendo as suas gentes e ganhando influência sobre elas. Ali percebe-se que o ponto fraco da Germânia face aos romanos é o facto de estar dividida em muitas tribos. Ao tomar conhecimento de uma profecia, Armínio vira o jogo e une os clãs para enfrentar Roma, enquanto finge continuar do seu lado.

Por sua vez, encontramos Marco mais amadurecido, saindo de Roma como perfeito para fazer face aos germânicos. É quando discute os planos de combate com o impiedoso Varo que reencontra Priscilla, a sua amada. Ela está com o esposo e tem um filho. É também nesse momento que reencontra Armínio, que por essa altura faz jogo duplo com Roma e Germânia, onde foi prometido à filha de Segestes, o líder de uma das tribos. Marco é surpreendido por Priscilla, com quem se envolve. Entre juras de amor, ela revela que o pequeno Tito é filho de Marco, e ele compromete-se com ela para a vida.

Sob as ordens do Imperador, Marco começa a trabalhar num posto-avançado de Varo, um forte onde os homens parecem preguiçosos e pouco resistentes. Enquanto progride e tenta preparar o forte a um cerco germânico, Marco é convidado pelo líder de uma das tribos germânicas à sua casa. Segestes pretende casar Marco com a sua filha, traindo assim o pacto pré-estabelecido com Armínio. Depois de o receber, unem-se para enfrentar um grupo de salteadores vestidos com peles e cabeças de lobo, que vencem facilmente. É quando encontram uma mulher caída em desgraça, deixada para morrer por adultério.

sem-titulo
Priscilla e Marco (Marini)

É levada por Marco, que faz dela sua amante. Armínio, percebendo as movimentações de Marco e a intenção de levar Loktar, seu aliado, como prisioneiro a Varo, leva-o para a floresta, onde revela a sua traição: é Armínio quem está a preparar a rebelião contra Roma. Marco e Armínio lutam um contra o outro, mas um grupo de germânicos surge das sombras e Marco não vê outra alternativa senão fugir. Encontrar-se-ão mais tarde, no campo de batalha.

Sem Título
Capa Edições Asa
SINOPSE:

Marco e Armínio cresceram juntos.
Juntos experimentaram a autoridade e a disciplina de ferro de uma educação romana. Fizeram-se homens e soldados, tornaram-se irmãos. Mas o amor quebrou as suas juras e os seus caminhos divergiram. Agora, corre um rumor: Armínio, regressado à Germânia, às terras do seu povo, estaria a preparar uma rebelião contra Roma.
Enviado como espião pelo imperador, saberá Marco ler no coração do seu amigo?

OPINIÃO:

Este é, muito possivelmente, o melhor volume dos três lidos. No que à narrativa diz respeito, Marini atinge o zénite daquilo a que se propôs. Um jogo político e estratégico cativante, onde os personagens movem-se com fluidez. Marco e Armínio assumem-se como peças capitais no tabuleiro de xadrez e encontramos personagens de boa e má índole dos dois lados da barricada. Se Armínio se consolida como um estratega ímpar, Marco não é tolo e faz mover as suas peças numa intrincada rede de espionagem. Bastante credível em todos os aspetos, a história convida-nos a viver o mundo romano de uma forma emocionante e verosímil, sem faltar as doses certas de intriga, sangue e sexo.

A nível gráfico, Enrico Marini revela-se cada vez mais competente. As cores são fortes e atrativas, as expressões bem definidas, o detalhe dos movimentos e dos cenários bem captados e realistas. Nesse aspeto, o rigor é tão tangível em personalidades como nos trajes e armamentos. Acima de tudo, defino este volume como bem-conseguido, colocando As Águias de Roma na lista das minhas bandas desenhadas preferidas, desenvolvendo muito bem os dois protagonistas e permitindo aos leitores que torçam pelo seu predileto.

Avaliação: 8/10

As Águias de Roma (Asa):

#1 Livro I

#2 Livro II

#3 Livro III

#4 Livro IV

#5 Livro V

Advertisements

5 thoughts on “As Águias de Roma #3

  1. Pingback: As Águias de Roma #4 – Nuno Ferreira

  2. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #6 – Nuno Ferreira

  3. Pingback: As Águias de Roma #1 – Nuno Ferreira

  4. Pingback: As Águias de Roma #2 – Nuno Ferreira

  5. Pingback: Resenha: As Águias de Roma #5 – Notícias de Zallar

feedback

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s