Os Contos Inéditos de Dog Mendonça e Pizzaboy


Façam favor de entrar! Venham ver o menino-lobo! Oiçam o seu rugido assustador! Vejam as suas garras gigantes!

O texto seguinte contém spoilers do livro Os Contos Inéditos de Dog Mendonça e Pizzaboy (Formato BD)

Escrito por Filipe Melo, com ilustrações de Juan Cavia e cores de Santiago Villa, Os Contos Inéditos de Dog Mendonça e Pizzaboy são uma banda-desenhada de origem portuguesa. Este pequeno volume, publicado em Portugal pela Tinta-da-china, surge como complemento às restantes três bd’s da coleção As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy. Não só é a primeira bd portuguesa do século XXI a tornar-se best-seller, como este volume foi o primeiro a ser publicado nos E.U.A., pela Dark Horse Comics, antes de ser publicado em Portugal.

sem-titulo
Dog Mendonça (dog-pizzaboy)

Neste volume de poucas páginas, João Vicente “Dog” Mendonça, um obeso lobisomem de Tondela, revela aos companheiros de aventuras – Eurico “Pizzaboy” Catatau e Paazul Nhgwaiatuu – as suas origens e as aventuras que viveu. Dos relatos consta a infância no circo, a forma como o pai negou vendê-lo, o homicídio das suas irmãs, o cativeiro junto de outros “monstros”, dos quais apenas se tornaram “famosos” aqueles que sobreviveram, e ainda um encontro pouco simpático com as forças nazis.

Durante uma sessão de autógrafos, o excêntrico lobisomem conta também como enfrentou o perigoso monstro de Loch Ness (numa versão pouco convincente) e o gancho final mostra uma surpresa nada agradável, a fazer lembrar a sua captura do passado. O volume tem prefácio de Lloyd Kaufman, criador de Toxic Avenger, e compreende ainda ilustrações de Ricardo Cabral, Filipe Andrade, Jorge Coelho e Joana Afonso.

Sem Título
Capa Tinta-da-China
SINOPSE:

 O mais simpático (e obeso) lobisomem português está de volta para uma nova aventura, com a ajuda de Pazuul Nghwaiatuu, o seu assistente demoníaco, e de Pizzaboy, o seu estagiário não remunerado. João Vicente «Dog» Mendonça vai narrar o seu passado atribulado, numa série de episódios que nos levam desde a sua pequena aldeia até às profundezas do Loch Ness, passando pelos sinistros laboratórios nazis da Floresta Negra.

A primeira BD portuguesa do século XXI a tornar-se um «best-seller».

Multipremiada no Festival de BD da Amadora e na Central Comics.

Publicada nos EUA pela Dark Horse Comics.

«O livro que estão prestes a ler é brilhante — verdadeira liberdade de expressão com belíssimos recursos brechtianos. Os autores não só quebram a quarta parede, como a rebentam pelos ares!» — Lloyd Kaufman, Prefácio

OPINIÃO:

Permeado por pequenas sátiras ao mundo editorial, Os Contos Inéditos de Dog Mendonça e Pizzaboy é um pequeno livro de banda-desenhada nacional, crivado em toda a sua largura por um sentido de humor refrescante. É a quarta publicação sobre o lobisomem português e os seus companheiros, um jovem distribuidor de pizzas e um demónio com seis mil anos. Trata-se de um volume isolado que pode ser lido antes ou após os três livros já lançados das Aventuras. Eu nunca tinha lido nada deste Dog Mendonça e fiquei satisfeito com o tipo de aventuras vividas, sempre irreverentes e bem-humoradas. Talvez tenha ficado com a sensação de “é só isto?”, provocada pela escassez de páginas e pelo gostinho a “quero mais”.

O que mais me agradou no livro, no entanto, foi a textura das páginas e o grafismo utilizado. Da cor ao tipo de letra, as páginas destes Contos Inéditos foram uma surpresa muito agradável, na peugada das melhores bd’s norte-americanas. Na verdade, só não dou pontuação mais elevada a este volume porque ele, de facto, pecou por curto. O conteúdo exibido não foi suficiente para me agarrar, apesar de exultar o tipo de humor utilizado e ter gostado de conhecer este atípico e anafado lobisomem de Tondela. Recomendo bastante. Tem qualidade e é português.

Avaliação: 7/10

Dog Mendonça e Pizzaboy (Tinta-da-china):

#1 As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy

#2 As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy: Apocalipse

#3 As Fantásticas Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy: Requiem

#4 Os Contos Inéditos de Dog Mendonça e Pizzaboy

 

Advertisements

2 thoughts on “Os Contos Inéditos de Dog Mendonça e Pizzaboy

  1. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #6 – Nuno Ferreira

  2. Pingback: Banda desenhada em Junho de 2016 | Rascunhos

feedback

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s