A Demanda do Visionário, A Saga do Assassino #5


Sou uma menestrel. Sei mais sobre mentir do que tu alguma vez descobrirás. E os menestréis sabem que por vezes é de mentiras que um homem mais precisa. Para fazer delas uma nova verdade.

O texto seguinte contém spoilers do livro “A Demanda do Visionário”, quinto volume da série A Saga do Assassino

Assassin’s Quest é o terceiro e último volume da primeira saga do assassino FitzCavalaria, da autora Robin Hobb. Em Portugal, as duas sagas publicadas foram divididas, sendo que este quinto volume compreende a segunda metade do terceiro livro original.

A Demanda do Visionário narra os eventos desde que Esporana, Panela e Olhos-de-Noite salvaram a vida a Fitz, que havia sido enclausurado por homens de Majestoso. Enquanto deixa Panela e Esporana seguirem o seu caminho, para as proteger da caça de que é alvo, Fitz segue com o seu lobo, mas acaba por sofrer uma emboscada e ficar gravemente ferido. É quando acorda que percebe encontrar-se nos domínios da Montanha, onde Kettricken se escondeu, mas também reencontra velhos amigos. Kettricken, Bobo, Breu, e até mesmo Panela e Esporana, que seguiam viagem em busca do Profeta Branco.

sem-titulo
Fitz (Jess McNoodle em deviantart)

Fitz depressa percebe que Esporana falou mais do que devia, contando os segredos sobre a filha a Breu, que logo coloca como prioridade colocar a pequena Urtiga no trono, como herdeira direta da linhagem Visionário. Breu viaja para Torre do Cervo, mas os que ficam acabam por também ser obrigados a empreender uma viagem. Com as feridas saradas, Fitz percebe que o Reino da Montanha está em vias de ser atacado, e o tempo urge. Como tal, está na hora de voltar a seguir o chamamento e ir em busca de Veracidade. 

Kettricken decide ir com ele, uma vez que perdeu o bebé e nada mais a prende à vida do que encontrar o marido vivo e contar-lhe a fatalidade ocorrida. Bobo, Olhos-de-Noite, Panela e Esporana acompanham-nos, empreendendo uma longa jornada. Durante o caminho, vários são os percalços que têm de enfrentar, principalmente os desafios colocados por Majestoso através dos seus círculos de Talento. Fitz percebe que o Profeta Branco que Panela procurava é Bobo, que se manifesta frequentemente doente e exibe várias mutações desde que deixou Cervo.

É na pedreira onde encontram Veracidade, velho e cansado, a esculpir rocha, que grande parte da ação deste livro acontece. Ali percebem quem são os Antigos, como fazê-los voltar à vida e como Veracidade pretende sacrificar-se para erradicar tanto Majestoso como os terríveis Navios Vermelhos. Panela ajuda-o nessa tarefa, pois revela ter participado, ela mesma, de um círculo de Talento. Kettricken sofre com a apatia do marido, mas depressa percebe que ele foi obrigado a colocar todos os seus sentimentos na escultura de pedra, para dar-lhe vida. 

Vários são os dilemas e reveses, até que, graças ao Talento de Fitz, Veracidade, Panela e a escultura tornam-se um só e a estátua ganha vida, tornando-se um dragão. Kettricken e Esporana montam-no, rumando a Cervo, para enfrentar os Navios Vermelhos e os salteadores. Quebrado por perceber que a mulher que ama e o homem que sempre viu como um pai estão juntos como casal, Fitz enfrenta os exércitos de Majestoso, controla o rei através de Vontade e afasta-se com o seu lobo, para levar uma vida de eremita. Vários dragões seguem Veracidade, trazendo a paz aos Seis Ducados.

Sem título 2
Capa Saída de Emergência
SINOPSE:

O verdadeiro rei dos Seis Ducados desapareceu numa missão misteriosa em busca dos Antigos para salvar o reino da ameaça dos Navios Vermelhos. O seu irmão usurpador está determinado a impor uma tirania cruel e não abrirá mão do poder, a não ser com a própria morte.
Fitz sabe que a única forma de por fim ao reinado do príncipe usurpador é iniciar uma demanda em direção ao reino das Montanhas onde irá descobrir a verdade sobre as profecias do Bobo. Mas a sua missão enfrenta um novo perigo com a magia do Talento a precipitar a sua alma para a beira do abismo.
Conseguirá resistir à magia e ainda enfrentar os obstáculos que surgem à sua demanda?

OPINIÃO:

Posso dizer claramente que este foi o melhor livro dos cinco publicados em português. A ação continuou lenta, mas desta vez muitos mais foram os acontecimentos que se desdobraram, uns após os outros, para dar sentido a tudo o que ficou para trás, assim como ao final imprevisível da saga. 

Com várias revelações importantes, ficamos a conhecer o destino de alguns personagens que nos tinham acompanhado ao longo dos livros, como Fitz, Moli, Castro, Breu, Bobo, Kettricken, Majestoso ou Veracidade. Esporana e Panela, que tinham surgido no último livro quase como remendos narrativos, também acabaram por fazer sentido e ter o seu destino bem definido. O final pouco “cor-de-rosa” agradou-me, e algumas frases de efeito provaram a maturidade da autora e um realismo satisfatório.

sem-titulo
Dragões de Pedra (pinterest)

Podia apontar a forma como os Antigos são feitos, ou mesmo a existência de animais mitológicos, como defeitos. Apesar do cliché em fantasia, a forma como eles surgiram foi bastante original, ainda que irreal (ou um pouco forçada). Assim como a narração final de tudo o que aconteceu em Cervo e na luta contra os salteadores, que podia ter sido mais explorada, ou, pelo menos, levar mais um capítulo ou dois a mostrar o que aconteceu. O estilo utilizado, uma narração pela rama, no entanto, fez sentido. Não só o protagonista e narrador não estava presente, como a ideia que fica em todo o livro é que o importante não é como a história termina. O importante é o percurso que é levado até lá. Nesse sentido, apesar de os seus livros serem lentos e cansativos, Robin Hobb teve mérito. Lerei a segunda série, mas não para já.

Avaliação: 8/10

A Saga do Assassino (Saída de Emergência):

#1 Aprendiz de Assassino

#2 O Punhal do Soberano

#3 A Corte dos Traidores

#4 A Vingança do Assassino

#5 A Demanda do Visionário

 

Anúncios

9 thoughts on “A Demanda do Visionário, A Saga do Assassino #5

  1. Olá!

    A segunda série é a completa continuação desta primeira, por isso é que não há conclusão aqui. Vais encontrar a conclusão, bastante detalhada e bem elaborada, no final da segunda série e espero que gostes ainda mais =P

    Gostei da tua opinião! Tenho lá uma mensagem no blog sobre o primeiro livro da terceira série, sem spoilers 😉

    Bjs e boas leituras

  2. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #7 – Nuno Ferreira

  3. Pingback: Aprendiz de Assassino, A Saga do Assassino #1 – Nuno Ferreira

  4. Pingback: O Punhal do Soberano, A Saga do Assassino #2 – Nuno Ferreira

  5. Pingback: A Corte dos Traidores, A Saga do Assassino #3 – Nuno Ferreira

  6. Pingback: A Vingança do Assassino, A Saga do Assassino #4 – Nuno Ferreira

  7. Pingback: Resenha: O Regresso do Assassino, Saga O Regresso do Assassino #1 – Notícias de Zallar

  8. Pingback: Estive a Ler: Os Dilemas do Assassino, Saga O Regresso do Assassino #2 – Notícias de Zallar

feedback

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s