Fórum Fantástico 2016


A ficção especulativa em Portugal já viu melhores dias, mas são eventos como o “Fórum Fantástico” que me levam a acreditar que os resilientes defensores do género estão longe de a deixar morrer. Mais um ano em que tive a oportunidade de ir a Telheiras, à Biblioteca Orlando Ribeiro, conhecer pessoas e novidades, e ouvir discutir temas diversos à volta da literatura e do mundo que lhe serve de inspiração.

sem-titulo-3

 

Cheguei no final do painel “To Fandom Or Not To Fandom?”, onde o anfitrião Rogério Ribeiro, o Carlos Silva da “Imaginauta”, o António Monteiro do “Sustos às Sextas” e o André Silva do “SciFiLX” falaram sobre a disseminação de eventos deste género para levar ao público o que de melhor se vai fazendo com o fantástico, a ficção científica e o terror como tema. A sessão “Outra História, Outro Portugal” proporcionou um debate muito interessante sobre o conceito distopia e sobre o que o futuro reserva à nossa Europa. A apresentação da antologia cyberpunk Proxy (Editorial Divergência), com introdução de João Barreiros e contos de Vítor Frazão, Mário Coelho, Marta Santos Silva, Júlia Durand e José Pedro Castro, foi outro dos momentos interessantes. Escusado será dizer que adquiri o livro, e tenho muita curiosidade para o ler.

sem-titulo-3

De destacar que mais uma vez tive o privilégio de conhecer um amigo do “Cantinho do Fiacha”, desta vez o Luís Silva, uma pessoa 5 estrelas, e estar com o meu grande amigo Paulo, mais conhecido nesta blogosfera como Fiacha O Corvo Negro. Afinal, conhecer pessoas e estar com amigos é boa parte da razão de ir a eventos desta natureza, para além dos motivos literários. Vale registar dois apontamentos de grande interesse: em novembro teremos Brandon Sanderson em Lisboa e… o lançamento pela Saída de Emergência de Jardins da Lua, o primeiro volume da complexa obra de fantasia de Steven Erikson.

 

2 comentários em “Fórum Fantástico 2016

  1. Viva,

    Dia bem passado sem duvida, nestes eventos o que mais me faz ir é o convivio com a malta, fomos poucos mas bons e sem duvida que tivemos uma boa novidade a publicação do Jardins da Lua, a ver vamos.

    O Luís é um bacano 😀

    Abraço e até à proxima 😉

    1. Foi um tempinho muito bem aproveitado. Também gostei de conhecer o Luís. E estou expectante para com os Jardins da Lua. Quando sair será logo a minha prioridade. Abraço.

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close