Saga #5


Muitos dos que se alistavam na causa faziam-no por causa de um sentido de dever genuíno. Outros iam em busca de aventura. Alguns fugiam de uma má situação. Quase todos eram pobres como a merda…

O texto seguinte pode conter spoilers do quinto volume da série Saga (Formato BD)

Extrapolando o conceito de space opera, recorrendo ao absurdo e ao hilariante, Saga é a brilhante banda-desenhada escrita por Brian K. Vaughan com ilustrações de Fiona Staples. Em Portugal, a G Floy já publicou o quinto volume, que compreende os números 25 a 30 da edição original.

sem-titulo-2
Prancha do Volume 5 (G Floy)

Este quinto livro traz-nos para onde o quarto nos deixou. Marko e Robot IV em busca das suas famílias, Dengo mantendo Hazel, Alana e Klara como reféns, Gwendolyn, Marca e a pequena Sophie em busca de uma solução para curar Vontade.

Sucedem-se uma série de situações caricatas. Marko e Robot IV não conseguem esquecer a rivalidade entre os seus povos, mas as circunstâncias obrigam-nos a unir-se, se querem recuperar sãs e salvas as suas famílias. Gus e Yuma acompanham-nos ao longo da jornada, mas são mais as situações em que os atrapalham do que propriamente aquelas em que os ajudam. Enquanto o homem foca se revela crucial para encontrar as famílias sequestradas, graças à habilidade de localizar seres vivos, que utilizara frequentemente para encontrar os seus rebanhos de seres estranhos, Yuma transforma a viagem de Marko num pesadelo, usando drogas para lhe causar as mais variadas e estranhas visões.

sem-titulo
Gus (Image Comics)

Alana está disposta a tudo para salvar a sua família, e trabalha afincadamente para convencer o captor, Dengo, que compreende as suas motivações, tudo o que lhe foi roubado e está disposta a perdoá-lo, se os libertar. No entanto, só consegue fazê-lo vacilar tarde demais, quando ele os entrega a um grupo de sujeitos pouco recomendáveis, com intenções nada amistosas. Ainda assim, após uma série de percalços, Alana e Dengo (com o bebé de Robot IV) conseguem fugir da nave, certos que Klara e a pequena Hazel já estariam a salvo. No entanto, quando finalmente reencontram Marko e o príncipe Robot, percebem que a menina e a sua avó ainda se encontravam no interior do transporte inimigo…

Gwendolyn e Marca conhecem-se mutuamente. Enquanto a ex-noiva de Marko e a irmã de Vontade vão encontrando algumas semelhanças e interesses em comum, descobrem que a única forma de salvar Vontade do coma é com o sémen de um dragão. Levam muito tempo a descobrir um, na companhia da menina que um dia fora vendida como escrava e da Gata Mentirosa que pertencera ao freelancer. Quando finalmente encontram um dragão, Marca decide ser ela a aproximar-se para recolher o sémen, mas Sophie antecipa-se e acorda o animal involuntariamente. Tal imprecaução causa a morte a Marca, mas acabam por conseguir alcançar o objetivo e acordar Vontade do coma.

sem-titulo-2
Capa G Floy

SINOPSE:

Várias histórias se cruzam neste volume: Gwendolyn e a Gata Mentirosa arriscam tudo para tentarem encontrar uma cura para A Vontade, enquanto Marko e o Príncipe Robot IV se tornam aliados improváveis na busca dos seus filhos desaparecidos, presos num mundo estranho por terríveis inimigos.

Fantasia e ficção científica – e sexo, política, traição, morte, amor verdadeiro e reality shows – juntam-se como nunca antes neste épico subversivo e provocante do escritor Brian K. Vaughan e da artista Fiona Staples.

OPINIÃO:

Saga nunca desilude. Mais um volume repleto de bons momentos de humor e ação; bizarrices, caricaturas e gargalhadas. Este quinto volume traz-nos personagens que nos são familiares, e introduz mais alguns vilões.

Aliando a escrita ágil de Vaughan ao traço brilhante de Staples, a Image Comics produziu mais um maravilhoso relato das aventuras e desventuras de Alana, Marko e dos seus companheiros, numa luta entre planetas inimigos que recorrentemente se transforma numa luta pela própria sobrevivência, mantendo como principal foco o crescimento da pequena Hazel e a forma como todos à sua volta se adaptam a ela.

sem-titulo-2
O reencontro de Marko e Alana (Image Comics)

Provocador como sempre, o quinto volume traz-nos novas alianças e reencontros, transforma antigos vilões em heróis improváveis e questiona a lealdade e a fiabilidade de cada um, estejamos a falar de personagens que cometem erros sem pensar nas consequências, ou na visão generalizada, nas idiossincrasias e na repercussão em volta de uma atitude irrefletida. No fundo, o autor explora as fraquezas de cada um e redime-os de uma maneira peculiar.

A comédia é a arma forte de Vaughan nesta space opera de grande sucesso, usando-a como sátira para refletir questões mais graves, como a violência doméstica, o preconceito, o racismo, a intolerância e o uso de drogas. Mais um exemplar bem-sucedido de uma série que é já das minhas preferidas em bandas-desenhadas.

Avaliação: 8/10

Saga (G Floy Studio):

#1 Volume 1

#2 Volume 2

#3 Volume 3

#4 Volume 4

#5 Volume 5

#6 Volume 6

Anúncios

6 thoughts on “Saga #5

  1. Pingback: Saga #1 – Nuno Ferreira

  2. Pingback: Saga #2 – Nuno Ferreira

  3. Pingback: Saga #3 – Nuno Ferreira

  4. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #8 – Nuno Ferreira

  5. Pingback: Saga #6 – Nuno Ferreira

  6. Pingback: Saga #4 – Nuno Ferreira

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s