The Walking Dead: The Alien


A maioria dos espanhóis convenceram-se que os estrangeiros transformaram isto aqui no que é hoje.

O texto seguinte pode conter spoilers do livro “The Alien”, volume isolado da série The Walking Dead (Formato BD)

The Alien é uma pequena história passada no universo The Walking Dead, e a primeira que não é escrita por Robert Kirkman. Nesta edição de 30 páginas, é o também famoso argumentista Brian K. Vaughan a escrever a história, com a ilustração a cargo de Marcos Martin.

Jeffrey é um estrangeiro em Barcelona. Estamos no início da epidemia que transforma pessoas em mortos-vivos. Atacado por walkers, Jeff é salvo por um cavaleiro vestido de armadura. Manejando uma alabarda, o cavaleiro repele os mortos-vivos e resgata o americano.

sem-titulo-3
Folha de rosto The Walking Dead: The Alien (PanelSyndicate)

O cavaleiro é, na verdade, uma mulher chamada Claudia. Ela leva Jeff para o seu apartamento, onde revela ser a curadora de um museu militar – onde arranjou o armamento – e acredita que a epidemia é mais uma, como tantas outras que Espanha já conheceu. Se sobreviveu às restantes, sobreviverá a mais uma.

Jeff revela que está em Espanha para se reencontrar a si mesmo, numa espécie de jornada de auto-ajuda. No entanto, recebeu um telefonema familiar, revelando que o seu irmão está hospitalizado e por isso precisa regressar para casa. Por sorte, Claudia também parece obstinada em viajar para os Estados Unidos, e tem um plano para isso.

sem-titulo-3
Brian K. Vaughan

Através dos esgotos, os dois chegam a uma marina, onde alcançam um dos barcos, depois de se livrarem de vários mortos-vivos. Quando finalmente se julgam sãos e salvos, são surpreendidos por um infetado no interior da lancha onde fugiam. Ao atacar o walker, Claudia e o morto-vivo caem à água. A curadora sente várias dificuldades a chegar à tona com o peso da sua armadura e uma criatura esfomeada a esbracejar no seu encalço, mas Jeff salva-a.

Quando se sentem seguros, percebem que o americano foi mordido. Jeff, convencido que não tem salvação, pede a Claudia que leve uma mensagem ao seu irmão: não conseguiu tornar-se um cavaleiro, mas teve a sorte de encontrar um. É então revelado que o irmão de Jeff é Rick Grimes, o protagonista da saga principal de The Walking Dead.

sem-titulo-3
Prancha The Walking Dead: The Alien (Brian K. Vaughan/Marcos Martin)
SINOPSE:

Firmly set in the continuity of Robert Kirkman and Charlie Adlard’s beloved “The Walking Dead” series, “The Alien” sheds light on a corner of their undead universe we never dreamed they’d let us reveal, and you can download the entire 31-page (!) black-and-white special at PanelSyndicate.com for any price you think is fair.

OPINIÃO:

Apenas disponível em formato e-book, The Alien é uma história passada no universo The Walking Dead, lançada em abril deste ano. Como resistir a uma história com a marca de qualidade TWD escrita por Brian K. Vaughan, o autor de Saga?

O registo é semelhante ao apresentado na história principal, com um ambiente soturno, ataques inesperados e um permanente desafio psicológico, com questões morais e debates interiores a pontuarem os momentos de maior tensão. Nenhum dos personagens apresentados entra na história principal, embora Rick Grimes seja aqui referido, e exista pelo menos uma referência a Jeff na história de Robert Kirkman.

sem-titulo-3
Prancha The Walking Dead: The Alien (Brian K. Vaughan/Marcos Martin)

 

Em poucas páginas, Vaughan conseguiu criar uma história credível com princípio, meio e fim, mostrando uma epidemia walker globalizada, com os eventos centrados desta feita na cidade de Barcelona.

A arte de Marcos Martin não desprestigia o formato. Mantém o preto e branco característico da BD, com o vermelho do sangue a ser a única cor apresentada para além destas. Bastante expressivo, o lápis de Martin remeteu-me um pouco para as ilustrações de Tony Moore no primeiro volume de The Walking Dead, embora prefira os desenhos de Adlard, Rathburn e Gaudiano; talvez por me ter habituado a eles, mas a verdade é que parecem encaixar melhor no universo apresentado.

Concluindo, The Alien foi uma short story que cumpriu aquilo a que prometeu, embora não tenha trazido nada de novo ou surpreendente para o género.

Avaliação: 7/10

Anúncios

One thought on “The Walking Dead: The Alien

  1. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #8 – Nuno Ferreira

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s