As Trevas que o Rodeiam, Outcast #1


Estava tão vermelha… Mais vermelha do que tudo o que já vi.

O texto seguinte pode conter spoilers do livro “As Trevas que o Rodeiam”, primeiro volume da série Outcast (Formato BD)

Do mesmo autor de The Walking Dead, Robert Kirkman, com arte de Paul Azaceta, Outcast é mais uma BD de sucesso da Image Comics, recentemente publicada em Portugal pela G Floy com o título As Trevas que o Rodeiam. O primeiro volume inclui os números 1 a 6 da publicação original.

A Darkness Surrounds Him apresenta-nos Kyle Byrnes, um homem ainda jovem vergado por traumas do passado, ligados a várias ocorrências de violência. Quando o Reverendo Anderson lhe pede ajuda, rapidamente Kyle percebe que a infância violenta e a relação perturbadora com a sua mãe está ligada a uma série de fenómenos paranormais, possessões, que o impulsionaram a ser violento com pessoas que amava.

sem-titulo
Capa G Gloy

Mais do que ser perseguido por um rol de possessões, Kyle parece também ser um antídoto contra elas, um proscrito que assusta os demónios que vagueiam por aí. O seu sangue queima as pessoas possuídas e só a sua influência consegue domá-las.

A história foca-se em Kyle, com a presença quase omnipresente do reverendo, o co-protagonista da história. Perpassa também por várias outras personagens, quer através de flashbacks do passado do personagem, muitas delas misteriosas, ou do presente, como Luke, Blake, a velha Mildred, o viúvo Norville ou o seu irmão, o misterioso Sidney. Pouco a pouco, as pontas dos enigmas relativos ao passado de Kyle são levantadas, mas muito permanece em aberto.

sem-titulo
Image Comics
SINOPSE:

NEW HORROR SERIES FROM THE WALKING DEAD CREATOR ROBERT KIRKMAN! Kyle Barnes has been plagued by demonic possession all his life and now he needs answers. Unfortunately, what he uncovers along the way could bring about the end of life on Earth as we know it. Collects OUTCAST BY KIRKMAN & AZACETA #1-6.

OPINIÃO:

Com um tom lúgubre e obscuro, o primeiro volume de Outcast oferece uma história violenta, com um tipo de terror muito característico em Robert Kirkman: a sugestão do terrível e uma ponte aos sentimentos mais primários da natureza humana.

Não será uma história para todos; Outcast recorre ao visceral para reproduzir os vários episódios de possessão presentes nesta edição. Nem mesmo para todos os fãs de The Walking Dead, o mais popular trabalho do autor norte-americano. O tom é mais obscuro e o ritmo mais monótono. Este primeiro volume trouxe muitas perguntas e poucas respostas, apresentou vários personagens e atirou-nos de cabeça para as suas vivências sem perceber bem os antecedentes.

sem-titulo
Cena A Darkness Surrounds Him (Image Comics)

Ainda assim, agradou-me bastante. Os mistérios fizeram-me querer saber mais sobre as personagens, e o facto de a maioria dos que rodeiam o protagonista serem vítimas de possessões agradou-me. Pessoalmente, a série de TV baseada em Outcast não me prendeu, do pouco que vi, mas gostei da BD e pretendo continuar a segui-la.

Apesar do pouco de história que pode ser tirado deste primeiro volume, e de o tema em questão – as possessões demoníacas – não me fascinar, o argumento de Robert Kirkman consegue sempre agarrar-me e este primeiro volume deixa uma promessa de grande qualidade.

O desenho de Paul Azaceta é bastante bom, com muitos pormenores e expressões faciais bem retratadas. O traço rigoroso e a pluralidade de cores beneficiou o álbum, casando bem com a narrativa apresentada.

Avaliação: 8/10

Outcast (G Floy Studio Portugal):

#1: As Trevas que o Rodeiam

#2: Uma Ruína Sem Fim

Anúncios

2 thoughts on “As Trevas que o Rodeiam, Outcast #1

  1. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #9 – Nuno Ferreira

  2. Pingback: Estive a Ler: Uma Ruína Sem Fim, Outcast #2 – Notícias de Zallar

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s