Um Jogo de Ti, Sandman #5


Que faremos, prinado? Iremos morrer, nada mais. Morreremos todos, e a terra morrerá, e o mundo morrerá, e o cuco reinará sobre todos.

O texto seguinte pode conter spoilers do livro “Um Jogo de Ti”, quinto volume da série Sandman (Formato BD)

O quinto volume de Sandman – Mestre dos Sonhos reúne as edições 32 a 37, publicadas originalmente entre 1991 e 1992 pela DC/ Vertigo. Em Portugal, a coleção chega às bancas através da parceria Levoir/ Jornal Público.

Nesta edição, Neil Gaiman escolheu Shawn McManus para liderar a equipa de ilustradores, composta também por Collen Doran, Bryan Talbot, George Pratt e Stan Woch. Um Jogo de Ti apresenta-nos Barbie, uma nova-iorquina divorciada que já tinha aparecido em Casa de Bonecas. Barbie viaja para o reino mágico que ela costumava habitar nos seus sonhos (e que tinha deixado de visitar por conta da perturbação provocada por Rose Walker). De regresso ao local mágico, descobre que este é ameaçado pelo Cuco, que o pretende destruir, assim como aos seus companheiros de sonho.

sem-titulo
Prancha Sandman (Levoir/Público)

Divorciada de Ken, a antiga vizinha de Rose Walker é atirada para uma nova realidade. O prédio onde agora vive é povoado por personagens que representam uma série de arquétipos. George, avarento e rabugento, colecciona fotos de Barbie por alguma estranha razão, Hazel e Foxglove são um casal lésbico, Thessaly, uma jovem intelectual é, na verdade, a última das bruxas da Tessália e Wanda é um transsexual.

A identidade de Cuco revela-se um paradigma da própria Barbie e o seu lado infantil, expondo em tela os perigos da síndrome de Peter Pan, assim como a constatação permanente de que o real e o sonho confundem-se permanentemente ao longo das narrativas de Sandman – Mestre dos Sonhos.

Sonho é um mero coadjuvante neste álbum, ao contrário do que seria comum, deixando para Barbie e os seus companheiros de prédio o protagonismo. As atitudes dos personagens principais conduzem as suas vivências e as daqueles que os circundam.

sem-titulo
Capa Levoir/Público
SINOPSE:

Um Jogo de Ti é o 5.º volume da colecção Sandman e nele encontraremos como protagonista principal Barbie, uma personagem já nossa conhecida do volume 2, Casa de Bonecas. Barbie é a figura central deste volume, e Sonho, embora tenha um papel a cumprir na história, é empurrado para segundo plano, permitindo-nos viver de perto a aventura de um grupo de humanos presos numa dimensão de sonhos e pesadelos. Barbie vive em Nova Iorque, sem dinheiro e num apartamento minúsculo, para onde se mudou após a sua separação de Ken. Para seus vizinhos e companheiros de aventura, Gaiman escolheu algumas figuras um tanto ou quanto peculiares e representativas de uma série de estereótipos: George, o vizinho rabugento, preconceituoso e maníaco, que colecciona fotos de Barbie (e que talvez seja mais do que aparenta à primeira vista), Hazel e Foxglove, um casal lésbico, Thessaly, a jovem intelectual de aspecto frágil (e que ela também poderá ser diferente do que parece) e ainda Wanda, uma mulher transsexual. Um Jogo de Ti é uma mistura de realidade, sonho, bruxaria e questões de identidade sexual, é um volume que Gaiman compôs de modo a questionar profundamente as questões da identidade, individual ou não, natural ou construída, e o papel dos nossos “sonhos” para ela.

OPINIÃO:

Com um ritmo lento e poucos acontecimentos de destaque, Um Jogo de Ti centra-se na personagem Barbie, que na sua primeira aparição parecia muito mais superficial do que se veio a revelar. Sonho, por sua vez, foi negligenciado, o que acabou por prejudicar a trama e tornar o curso narrativo lento e arrastado.

Apesar de ter sido pouco importante e, sem dúvida, um volume dispensável, existiram algumas situações bastante interessantes. Falo dos vários estereótipos apresentados. A personagem transexual, Wanda, expôs a problemática do preconceito num percurso polémico que culminou na sua morte. Apesar do final triste, a mudança de nome na lápide trouxe um sentimento de justiça à personagem. A questão da identidade foi fulcral ao longo da sequência e atingiu todos os envolvidos.

sem-titulo
Prancha Levoir/Público

A arte encaixou bem na narrativa e McManus trouxe vivacidade ao álbum, embora tenha preferido alguns trabalhos anteriores. No contexto global, foi um volume fraco, e as questões aqui apresentadas podiam ter sido colocadas de outro modo. A toada infantil dos sonhos de Barbie não beneficiou em nada o argumento. Se o personagem Sonho surgisse mais colocaria o volume num outro nível de qualidade, o que não se verificou.

Avaliação: 5/10

Sandman (Levoir/Público):

#1 Prelúdios e Nocturnos

#2 Casa de Bonecas

#3 Terra do Sonho

#4 Estação das Brumas

#5 Um Jogo de Ti

#6 Fábulas e Reflexões

#7 Vidas Breves

#8 A Estalagem no Fim do Mundo

#9 As Benevolentes 1

#10 As Benevolentes 2

#11 A Vigília

Advertisements

13 thoughts on “Um Jogo de Ti, Sandman #5

  1. Pingback: Estação das Brumas, Sandman #4 – Nuno Ferreira

  2. Pingback: Prelúdios e Nocturnos, Sandman #1 – Nuno Ferreira

  3. Pingback: Casa de Bonecas, Sandman #2 – Nuno Ferreira

  4. Pingback: Terra do Sonho, Sandman #3 – Nuno Ferreira

  5. Oi, Nuno.
    Estou ansiosa para me iniciar nesse universo de Sandman. Li esta resenha, apesar dos spoilers, e realmente não fiquei incomodada quanto a isso – a única coisa que me incomodou foi a possibilidade de me envolver com uma série que talvez me decepcione. Você acha que chegará a tanto? Torço para que não.

    Beijo, Celly – Me Livrando.

    1. Viva Celly.
      Antes de mais, obrigado pelo comentário e os meus parabéns pelo blogue. Quanto a Sandman vá em frente. Tem uns volumes melhores que outros e não é bem a minha praia, mas a qualidade é inegável e o universo recheado de simbolismos

  6. Pingback: Fábulas e Reflexões, Sandman #6 – Nuno Ferreira

  7. Pingback: Vidas Breves, Sandman #7 – Nuno Ferreira

  8. Pingback: A Estalagem no Fim do Mundo, Sandman #8 – Nuno Ferreira

  9. Pingback: As Benevolentes (Parte 1), Sandman #9 – Nuno Ferreira

  10. Pingback: As Benevolentes (Parte 2), Sandman #10 – Nuno Ferreira

  11. Pingback: A Vigília, Sandman #11 – Nuno Ferreira

  12. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #9 – Nuno Ferreira

feedback

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s