Vidas Breves, Sandman #7


Aqui está ela, senhor. A intrusa. Temo-la segura. Ela diche que era chua irmã.

O texto seguinte pode conter spoilers do livro “Vidas Breves”, sétimo volume da série Sandman (Formato BD)

O sétimo volume de Sandman: Mestre dos Sonhos inclui os números 41 a 49, publicados originalmente entre 1992 e 1993. Escrito por Neil Gaiman, este volume conta com o desenho de Jill Thompson e a colaboração de Vince Locke e Dick Giordiano na passagem a tinta. Daniel Vozzo foi o responsável pelas cores e Dave McKean pela capa.

A irmã mais nova de Sonho, Delírio, procura-o para que a ajude na busca do irmão desaparecido, Destruição, que abandonou o seu posto 300 anos atrás. A viagem de ambos pelos Estados Unidos da América é marcada pela morte. Um modo simbólico de revelar que o mundo é mutável e que não devemos dar nada por garantido.

sem-titulo
Capa Levoir/Público

São vários os personagens com destaque: desde Ruby, representativa da fatalidade, a Mervyn, o comunicativo e prático funcionário de Sonho com cabeça de abóbora. O corvo Matthew também ganha o seu tempo de antena ao ensinar Delírio a conduzir um automóvel – sem muito sucesso. Tiffany e Ishtar são duas strippers num bar decadente; um passado inglório une-as, embora uma delas revele ser a deusa babilónica.

A busca por Destruição parece não levar a lado nenhum, restando a Sonho procurar Bastet, a deusa egípcia, que num volume anterior havia prometido a localização de Destruição a Sonho. No entanto, as suas informações revelam-se antigas e esparsas, restando-lhe aconselhar Sonho a procurar um oráculo. Sonho procura o irmão mais velho, Destino, que o relembra que existe um oráculo na sua família.

É na Grécia que encontram todas as respostas. Sonho procura pelo filho Orfeu, uma cabeça com vida, mas em troca da localização do tio, ele pede-lhe algo em troca. Ao encontrarem o irmão Destruição, este parece esperá-los com alguma jovialidade. Com o seu cão de estimação, revela sabedoria nas atitudes e não mostra vontade de regressar. Sonho procura novamente o filho para lhe dar o prometido – a própria Morte. E é assim que cada um regressa para o seu canto, com a sua própria lição de vida e vastas ilações da experiência.

sem-titulo
Prancha Levoir/Público
SINOPSE:

O  7º volume da colecção Sandman  “Vidas Breves” é a história essencial que nos permite compreender a disfuncional família dos Eternos. Delírio, a mais jovem da família, deseja reconciliar-se com o irmão Destruição, que 300 anos antes abandonou a família e desapareceu. Para tal, contacta Desejo e Desespero, mas estes recusam ajudá-la. Sonho, desiludido com a sua última paixão, é o único disponível para ajudar a irmã, mas para ele é apenas uma maneira de esquecer o seu amor perdido.

Na sua busca por Destruição, os dois irmãos irão encontrar inúmeras personagens fantásticas, desde antigos deuses esquecidos, a humanos imortais que estão vivos desde a aurora dos tempos, e que começam a morrer de forma misteriosa em acidentes inexplicáveis, tais como a deusa Ishtar, antiga amante de Destruição, entre outros.

“Vidas Breves” é uma história ilustrada por Jill Thompson, que nos consegue mostrar, no seu estilo elegante, desde o reino onírico aos mais sórdidos ambientes urbanos.

OPINIÃO:

Vidas Breves marca mais um regresso à espinha dorsal da história de Sandman: Mestre dos Sonhos. Senti que foi um volume que me esforcei por gostar, e quando existe um esforço significa que algo não está bem. O livro começou confuso e com uma cascata de diálogos banais, todos eles cheios de significados que, mais uma vez, pouco acrescentaram à trama. Foi, acima de tudo, um volume cansativo, numa busca incessante sem grande propósito.

Pouco a pouco, o livro fluiu e algumas situações revelaram-se gratificantes. Desde a passagem de Desejo e Sonho pelo clube de strip que a história tornou-se mais interessante e o encontro final com Destruição revelou-se o diálogo mais bem construído e substancial. O respirar fundo que se seguiu foi uma lufada de ar fresco, marcando um ponto final na história de Orfeu, embora ainda muitas questões tenham ficado em aberto relativamente ao passado dos personagens.

sem-titulo
Prancha Levoir/Público

De modo geral, não foi um volume mau, talvez dos mais coesos e com maior entrosamento na história. Ainda assim, serviu para cimentar a ideia que, por muita qualidade que tenha, Sandman não é mesmo a minha praia. A ilustração também deixou a desejar, porque ficou a sensação que já li volumes desta BD com melhor qualidade.

Avaliação: 5/10

Sandman: Mestre dos Sonhos (Levoir/Público):

#1 Prelúdios e Nocturnos

#2 Casa de Bonecas

#3 Terra do Sonho

#4 Estação das Brumas

#5 Um Jogo de Ti

#6 Fábulas e Reflexões

#7 Vidas Breves

#8 A Estalagem no Fim do Mundo

#9 As Benevolentes 1

#10 As Benevolentes 2

#11 A Vigília

Anúncios

13 thoughts on “Vidas Breves, Sandman #7

  1. Pingback: A Estalagem no Fim do Mundo, Sandman #8 – Nuno Ferreira

  2. Já não posso ler estas reviews que já me ultrapassou. Ainda estou à espera que a minha amiga me empreste o sétimo volume (estou a ler em inglês). Voltarei cá mais tarde para ver se temos as mesmas impressões 🙂

  3. Pingback: As Benevolentes (Parte 1), Sandman #9 – Nuno Ferreira

  4. Pingback: As Benevolentes (Parte 2), Sandman #10 – Nuno Ferreira

  5. Pingback: A Vigília, Sandman #11 – Nuno Ferreira

  6. Pingback: Prelúdios e Nocturnos, Sandman #1 – Nuno Ferreira

  7. Pingback: Terra do Sonho, Sandman #3 – Nuno Ferreira

  8. Pingback: Casa de Bonecas, Sandman #2 – Nuno Ferreira

  9. Pingback: Estação das Brumas, Sandman #4 – Nuno Ferreira

  10. Pingback: Um Jogo de Ti, Sandman #5 – Nuno Ferreira

  11. Pingback: Fábulas e Reflexões, Sandman #6 – Nuno Ferreira

  12. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #9 – Nuno Ferreira

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s