Loki


Ajoelhai-vos, tal como toda a Asgard o faz, perante o seu novo senhor por direito.

O texto seguinte pode conter spoilers do livro Loki (Formato BD)

Lançado pela G Floy Portugal, Loki é uma graphic novel da Marvel sobre o carismático personagem da mitologia nórdica. Robert Rodi é o argumentista. Dramaturgo e romancista satírico, Rodi tem visto o seu nome associado, nas últimas décadas, à banda-desenhada, principalmente ao personagem Thor. O responsável pela arte é Esad Ribic, célebre ilustrador croata com quem Rodi já trabalhara em Four Horsemen, para a Vertigo.

Loki é uma nova versão da história recontada de Thor, agora sob a perspetiva do seu irmão vilão. Renegado pelo pai, Odin, Loki fora colocado à margem, mas a capitulação do senhor de Asgard leva-o ao poder. Os aliados de Odin são repudiados pelo novo líder, mas os seus partidários não se revelam tão leais como seria suposto.

 

Sem título
Capa G Floy / Marvel

Uma mão lava a outra

Os conflitos de interesses adensam-se. De um lado, Loki mantém Thor sob grilhetas e mostra-se incomodado com a influência de Sif, a eterna paixão do asgardiano. Há ainda Balder, o protegido de Odin que sempre manteve um certo poder, para além de uma invulnerabilidade e bravura lendárias.

Por outro lado, há Hela, a deusa do Reino dos Mortos, que alimenta o pior no coração de Loki para garantir a hegemonia de Asgard. O debate moral dentro da mente de Loki é intenso. Dividido entre poupar a vida a Thor ou matá-lo, Loki viverá uma imensa batalha de valores para provar a sua capacidade de liderança. Porém, Asgard só poderá ter um senhor, e mesmo aprisionado Thor ainda tem uma palavra a dizer. A colisão revela-se esmagadora.

Sem título
Prancha G Floy/Marvel
SINOPSE:

Loki tornou-se finalmente soberano de Asgard, e Odin foi colocado a ferros, tal como todos aqueles que batalharam em seu nome. No entanto, Loki vê-se cercado de antigos aliados e interesses vários, todos em busca de recompensa pela ajuda prestada na sua ascensão. E Hela, deusa do Reino dos Mortos, empurra-o para completar o seu triunfo com a execução de Thor. Loki terá de ponderar se a sua existência fará algum sentido sem o seu meio-irmão…

OPINIÃO:

Com uma narrativa coesa e uma escrita inteligente, Robert Rodi oferece um texto de aura poética que caracteriza com intensidade e credibilidade os dilemas do personagem-título. Trata-se de Loki, o meio-irmão de Thor, uma das personagens mais incríveis do Universo Marvel.

Pautado por vários momentos de introspeção, Loki inicia-se com a deposição de Odin e a tomada do poder por Loki, manifestando a sua amargura e negação em relação aos sentimentos que possa ter sentido pelo progenitor. A ascensão de Loki oferece constrangimentos a todos os que o rodeiam, o que significa uma mudança significativa na estrutura de poder que se vive em Asgard.

Sem título
Prancha G Floy/ Marvel

As tomadas de consciência e os dilemas de Loki acabam por ser o grande atrativo deste livro. À medida que tenta afastar todos os que lhe trazem sofrimento, Loki coloca em dúvida a sua posição e o significado de uma vida com tudo o que sempre desejou. O papel de Thor neste volume é de aparente passividade, embora a sua influência venha a confranger todo o ambiente vivido, tendo a sua apoteose no clímax final.

A arte de Esad Ribic é um dos pontos mais fortes deste volume. Com um traço forte e cores vivas, o ilustrador croata representa o melhor que a Marvel sabe fazer. Adorei as páginas que incluem os esquissos dos personagens principais, e todo o trabalho de edição, em mais uma fantástica publicação da G Floy.

Avaliação: 7/10

Anúncios

3 thoughts on “Loki

  1. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #9 – Nuno Ferreira

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s