Estive a Ler: Uma Ruína Sem Fim, Outcast #2


Já não sou digno de fazer o Teu trabalho? É por isso que não tenho poder sobre estes demónios? Ofendi-te Senhor?

O texto seguinte pode conter spoilers do livro “Uma Ruína Sem Fim”, segundo volume da série Outcast (Formato BD)

Compreendendo os números 7 a 12 da publicação original, o segundo volume de Outcast chegou às bancas portuguesas em meados de junho, retomando as atribulações do personagem Kyle Barnes num mundo acossado por possessões demoníacas. Acusado de abusar a filha e a esposa, após uma vida marcada por abusos físicos por parte da mãe, Kyle tem de conviver com as mentiras sopradas para a sociedade, sabendo que tanto a mãe como a esposa estavam possuídas por demónios em ambas as circunstâncias.

Da autoria de Robert Kirkman, o famoso argumentista de The Walking Dead, responsável por levar aos ecrãs algumas das tramas mais conhecidas da Image Comics, e com ilustrações de Paul Azaceta, que já colaborou em inúmeros trabalhos da Marvel como Demolidor, Punisher Noir ou Homem Aranha, Uma Ruína Sem Fim marca o retorno da série Outcast às bancas nacionais.

Sem título
Prancha G Floy

Um passeio de terror

Após perceber que todas as pessoas com quem convivia estavam possuídas por demónios, e que possuía um dom inusitado para as “purgar”, Kyle Byrnes aliou-se ao Reverendo Anderson na busca de uma solução para a praga de possessões e para desvendar os seus imensos mistérios.

Neste segundo volume somos reapresentados aos personagens, com especial destaque para Megan, a irmã adotiva de Kyle, em quem incide grande parte das incidências deste volume. Kyle tenta aproximar-se da velha Mildred, na tentativa de a curar, muito embora o reverendo o mantenha afastado, garantindo-lhe ser problema para ele. Os dois metem-se num carro e param em várias casas, para averiguar em que estado se encontram algumas das pessoas que haviam sido arruinadas pelos problemas da possessão. Numa dessas viagens, Anderson revela a Kyle uma cicatriz no peito em forma de pentagrama, trabalho do próprio Diabo.

Sem título
Prancha G Floy

Exorcismos

Kyle e Anderson procuram uma mulher chamada Sherry, que acabam por encontrar entre um grupo de sem-abrigos. Ela chama Kyle de Outcast e foge. Quando a conseguem alcançar, revela-lhes que Kyle é uma chave contra as possessões. Debate-se contra ele até que, após um esforço conjunto, os dois homens conseguem exorcizá-la. A mulher, porém, fica inconsciente.

Anderson e Kyle travam-se de razões, uma vez que este julgava ter arruinado a vida de Sherry, enquanto o reverendo insistia na ideia de que a salvaram. O debate acaba por separá-los, e enquanto Kyle se reaproxima da família, procurando a filha Amber e acabando por ser reconhecido pela ex-mulher, Allison, o reverendo encontra uma figura sinistra. Trata-se de Sidney, que por alguma razão misteriosa e terrível consegue manobrar os possuídos e procura ganhar Kyle para si.

Sem título
Capa G Floy
SINOPSE:

Toda a vida, Kyle Barnes foi perseguido por influências demoníacas, que lhe assombram a sua vida e a de todos os que alguma vez amou. Quando finalmente consegue fazer a ligação entre uma estranha série de novos casos, e a terrível possessão da sua mãe, que lhe destruiu a infância, sente que está finalmente no caminho de desvendar o segredo dos seus temíveis dons sobrenaturais.
Infelizmente, aquilo que ele vai descobrir poderá significar o fim do mundo tal como o conhecemos..

OPINIÃO:

O tom lúgubre continua a pautar as páginas de Outcast, e Uma Ruína Sem Fim traz consigo o rasto de negrume e mistério que a premissa da BD promete. Não será, certamente, dos melhores argumentos de Robert Kirkman e, na minha humilde opinião, é um produto de menor qualidade que a obra-prima do autor norte-americano (The Walking Dead), o que não lhe retira mérito de execução. A série literária cumpre o que promete.

De algumas passagens mais lentas a várias páginas de discussões um pouco banais, vamos vendo montadas as peças do puzzle e reconhecendo, aqui ou ali, os laivos de mestria Kirkman. A dupla Kyle/Anderson funciona na perfeição, seja no debate de ideologias, seja nas horas de maior atividade. Dois personagens cheios de nuances e também de potencial que, penso, possam ser melhor explorados em volumes vindouros. De realçar, ainda, uma exuberância de personagens secundários cheios de segredos e mistérios, que só adensam a curiosidade do leitor.

Sem título
Prancha G Floy

Também o mistério em redor das possessões alimenta essa ânsia por respostas. Se a temática da possessão é, por si só, interessante – muito embora nunca tenha tido especial apreço por essas áreas – Kirkman lança, neste volume, algumas pistas de que esta luta pode ter um caráter mais científico, do que uma luta tradicional entre o Diabo e os humanos, representados pela Igreja. Pistas que me deixaram com vontade de saber muito mais sobre Sidney e o enigma do Outcast.

“De algumas passagens mais lentas a várias páginas de discussões um pouco banais, vamos vendo montadas as peças do puzzle e reconhecendo, aqui ou ali, os laivos de mestria Kirkman.”

Por fim, um especial destaque para o desenho de Paul Azaceta. Se no primeiro volume sublinhei o casamento perfeito entre o argumento e a arte, neste segundo álbum posso garantir que as ilustrações foram ainda mais notáveis, detetando-se uma maior maturidade na execução do artista. Apesar de ainda não me sentir imerso neste mundo, posso garantir que se trata de um bom entretenimento e de mais uma aposta ganha de Robert Kirkman no mundo das bandas-desenhadas.

Avaliação: 7/10

Outcast (G Floy Studio Portugal):

#1: As Trevas que o Rodeiam

#2: Uma Ruína Sem Fim

 

Anúncios

2 thoughts on “Estive a Ler: Uma Ruína Sem Fim, Outcast #2

  1. Pingback: As Trevas que o Rodeiam, Outcast #1 – Notícias de Zallar

  2. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #10 – Notícias de Zallar

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s