Estive a Ler: Fighting The Silent, The Dark Sea War Chronicles #1


We launched soon after. In a long stretched convoy, navigating at high speed towards the cargo ports of Hewel, in Torrance, weeks away. And in the days after the launch, I was finally able to know the Harvy a little better.

O texto seguinte aborda o livro “Fighting The Silent”, primeiro volume da série The Dark Sea War Chronicles

Bruno Martins Soares escreve ficção desde os 12 anos e o seu primeiro livro, O Massacre, uma coletânea de contos, foi lançado em 1998. Seguiram-se várias contribuições para jornais, revistas e publicações com vários autores. Em 1996, venceu o National Young Creators Award for Writing, representando Portugal na Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo de 1997, onde o conto “Mindsweeper” foi traduzido e publicado em italiano.

A Saga de Alex 9 foi o seu primeiro romance, publicado em 2012 pelas Edições Saída de Emergência. Bruno foi ainda jornalista e consultor de comunicação, RH e gestão antes de se estabelecer como escritor. Foi também correspondente internacional em Portugal para o Jane’s Defence Weekly e colaborou com o The Washington Post. Escreveu várias peças e imagens de curta e longa duração, escreveu e produziu uma longa-metragem chamada “Regret”, distribuída nos EUA e no Canadá em 2015. Atualmente vive e trabalha em Lisboa. Fighting the Silent é o primeiro volume da série The Dark Sea War Chronicles.

Sem Título
Fonte: https://www.goodreads.com/author/show/5759799.Bruno_Martins_Soares

Escrito em inglês, Fighting the Silent estará disponível na Amazon a partir do dia 1 de outubro. Depois de ter lido o conto Moving do autor Bruno Martins Soares, fiquei com poucas dúvidas de que o primeiro volume de The Dark Sea War Chronicles seria uma das minhas próximas leituras, e a oportunidade de pertencer à Lauch Team do autor revelou-se proveitosa. Fighting the Silent é um livro com cabeça, tronco e membros e mostra francamente o talento literário do Bruno.

Não pensem, porém, que o livro e o conto estão de alguma forma relacionados. Enquanto Moving é um conto sobre mudanças e as dificuldades que elas podem acarretar, Fighting the Silent é um livro de ficção militar científica. 179 páginas de ação, emoção e um mundo credível bem apresentado e construído. Apesar de ser um livro relativamente pequeno, está a meu ver muito bem executado.

Sem Título
Fonte: http://uma-pagina-e-meia.blogspot.pt/

Dividido em 4 episódios e outros tantos interlúdios, para além da introdução, a trama centra-se em Byllard Iddo, mais conhecido por Byl, um “marinheiro” cheio de peculiaridades, assim como o mundo em que está inserido. A ação acontece num longínquo sistema solar, onde uma guerra é travada entre o reino de Torrance e a temida República Axx. Byl vive marcado pela morte acidental do seu pai enquanto treinavam artes marciais, quando era mais jovem. Após o fatídico incidente, Byl juntou-se à Marinha Espacial, onde se tornou tenente na poderosa armada de Webbur, nação aliada a Torrance.

“179 páginas de ação, emoção e um mundo credível bem apresentado e construído.”

Byl servirá em diferentes navios e enfrentará o perigo à medida que a violência da guerra cresce. Temendo desapontar a sua nova família, a Marinha, embarca numa missão desesperada para enfrentar uma ameaça implacável, os invisíveis Barcos Silenciosos que se alimentam das caravanas que atravessam o vazio espaço do Mar Negro entre Webbur e Torrance. Byl só tem a certeza de uma coisa: muitos morrerão nas batalhas e ele fará o que for preciso para aproximar a guerra de um fim. Ao percorrer esse caminho, através de histórias de amor, dor e sacrifício, ele conhecerá desilusões e glórias.

Sem título
Fonte: http://amazon.com/

Será difícil falar muito mais deste livro sem cair em spoilers. O livro está permeado de personagens bem construídos, desde a capitã Mirany “Mira” Cavo, Nina Zauer, Doorboos, Ploom, Saltz ou Erbay, entre outros. O livro não permite a existência de um grande leque de personagens, mas aqueles que são apresentados são bem desenvolvidos, sobretudo Byl e Mira, os grandes protagonistas.

“Ao percorrer esse caminho, através de histórias de amor, dor e sacrifício, ele conhecerá desilusões e glórias.”

O livro prima pela originalidade, sobretudo ao adaptar a temática militar marítima no contexto espacial, com toda uma construção de naves peculiares e termos técnicos a serem apresentados de forma fluída, sem perder tempo em descrições detalhadas ou infodumps. A própria História apresentada é simples e funcional, sem cair no raso, mostrando-nos que há muito mais do que nos é dito, sendo acima de tudo o mais, credível.

Sem Título
Fonte: https://gmd3ddesigns.com/2014/05/01/the-original-battlestar-galactica-models/

Não conhecemos aqui grandes plot-twists, pelo que não é esse o grande motor da obra, mas aqui e ali o autor vai-nos apresentando pequenas surpresas que não estávamos à espera. Confesso que gostei do mundo criado, mas gostei ainda mais da escrita do autor. Fluída e bem-humorada, deixou-me com a sensação de ter evoluído bastante desde os tempos do Alex 9, apresentando uma grande competência descritiva e dando primazia aos diálogos, que foram o que me prendeu mais à história.

“O livro prima pela originalidade, sobretudo ao adaptar a temática militar marítima no contexto espacial”

Preferi largamente os “episódios” aos interlúdios, se bem que o último me deixou agarrado e com vontade de perceber o que se seguiria ali. Fighting the Silent é uma leitura fácil que nos remete para os grandes clássicos de batalha naval e que nos atira para a frente do fogo, onde lançar torpedos e mísseis pode significar a vida ou a morte de um familiar ou amigo, ou até de uma nação. Juntem-se à Marinha e combatam os Navios Silenciosos. Sem complexos nem compromissos, leiam de forma suave este pequeno início de saga que é, acima de tudo, um início promissor.

Avaliação: 8/10

The Dark Sea Chronicles (Amazon):

#1 Fighting The Silent

#2 Mission In The Dark

#3 Shark-Killer

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close