Fala-se de: Vikings T2


Estreada a 27 de fevereiro de 2014, a segunda temporada da série Vikings, pelo History Channel, continuou com a história de Ragnar Lothbrok e companhia. Michael Hirst é o criador, showrunner e diretor executivo da série em mais uma temporada repleta de sangue, entranhas e muitas, muitas traições. Travis Fimmel voltou a brilhar no papel de Ragnar, ainda que o seu personagem se tenha revelado muito mais furtivo e “aparentemente” passivo nesta segunda temporada.

De “Brother’s War” a “The Lord’s Prayer”, os dez episódios da segunda temporada trouxeram maior maturidade à narrativa, atirando-nos para um salto temporal no início do ano mas sem outros declives abruptos pelo meio. O que fez desta uma temporada melhor, na minha opinião, a todos os níveis. Tal como na temporada inicial, tanto o argumento de Hirst como a interpretação dos atores foram os destaques mais positivos, embora a própria produção técnica me pareça registar melhorias.

Resultado de imagem para vikings 2 season
Fonte: https://www.blahcultural.com/critica-de-serie-vikings-2a-temporada-2/

A série pecou em alguns aspectos. A crucificação de Athelstan (George Blagden) seguida de uma quase super-heróica recuperação, o arrependimento pouco credível de Rollo (Clive Standen) e a estranha aceitação do povo de Sigvard (Morten Suurballe) a Lagertha (Katheryn Winnick), quando outros podiam reclamar o lugar dinástico, pareceram-me os pontos que deveriam ser melhorados ou ficado mais esclarecidos, ainda que tal não roube mérito à temporada.

O salto de 4 anos do primeiro para o segundo episódio trouxe boas adições ao elenco. A trindade formada por Ragnar, Jarl Borg (Thorbjørn Harr) e Rei Horik (Donal Logue) veio acrescentar excelentes momentos à trama, num jogo de cadeiras, traições e desconfianças sem precedentes, condimentados pelos movimentos sub-reptícios de uma Siggy (Jessalyn Gilsig) que não esqueceu o poder que já ostentou e de um Floki (Gustav Skarsgard) que consegue ser divertido, arrepiante e imprevisível em simultâneo.

Resultado de imagem para vikings 2 season
Fonte: http://www.immersiononline.net/television/Vikings-Season-2-Episode-2-Review

Também o crescimento de Bjorn (Alexander Ludwig) veio melhorar imenso a narrativa. Do reencontro com o pai (um dos melhores momentos de Travis na primeira metade da temporada) à sua paixão pela escrava Porunn (Gaia Weiss), ficou evidente que Bjorn tornar-se-á um dos personagens centrais da trama, até porque vários são os que já o qualificam como um inimigo terrível em combate.

A separação de Ragnar e Lagertha foi muito bem explorada, assim como o modo como as lealdades se mantiveram apesar dela. Aslaug (Alyssa Sutherland) tornou-se a esposa de Ragnar, embora fique claro que a dedicação que este lhe dedica está diretamente relacionada aos filhos que lhe deu. A princesa profeta não mostrou carisma, deixando óbvia a sua nula apetência para o combate.

Resultado de imagem para vikings 1 season
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=4CEgOiO54zI

Vale ainda destacar as interpretações de Jessalyn Gilsig, Clive Standen e Gustav Skarsgard. Das adições ao elenco, senti que Thorbjørn Harr e Donal Logue deram muito mais à trama do que o personagem de Linus Roache. O Rei Ecbert do Wessex poderia ser um personagem interessante, da forma como questionou o próprio Deus Cristão e se mostrou encantado pelas divindades pagãs, mas a própria interpretação de Roache não me satisfez.

Pessoalmente, gostei bastante desta segunda temporada, mais do que da primeira. Do percurso de Ragnar e Lagertha, o amadurecimento dos personagens e das relações entre si, a cenas icónicas como a Águia de Sangue, Vikings mostrou que veio para conquistar onde outras adaptações do mesmo período haviam fracassado.

Avaliação: 9/10

Anúncios

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s