Estive a Ler: Uma Pequena Luz, Outcast #3


Diz-me o que estavas a fazer… Porque tentaste… Inalar a minha respiração? O que é isso?

O texto seguinte pode conter spoilers do livro “Uma Pequena Luz”, terceiro volume da série Outcast (Formato BD)

O fenómeno Kirkman volta às bancas nacionais com o seu intenso e obsessivo Outcast, uma das séries da Image Comics que a G Floy Studio tem trazido para Portugal. Robert Kirkman continua a dedicar-se ao género que lhe deu maior visibilidade, o horror. Assim como o seu trabalho mais popular, The Walking Dead, também Outcast foi adaptada à TV, embora com uma repercussão bem menos positiva.

Com desenho de Paul Azaceta, Outcast tem vindo progressivamente a conquistar o público. A narrativa centra-se em Kyle Barnes, um homem que desde a infância vê a família ser possuída por demónios. Com a ajuda de um padre, tenta descobrir a razão destas manifestações sobrenaturais e porque aparenta ter poderes especiais sobre elas. O terceiro volume, intitulado Uma Pequena Luz, tem formato capa dura e 128 páginas a cores, que correspondem aos números 13 a 18 da publicação original.

Sem título
Fonte: G Floy Studio

Este volume de Outcast leva-nos ao encontro de onde o último livro terminou. A aposta de Kirkman em retratar o tema do exorcismo não me convenceu de todo com os volumes iniciais, mas o desenvolvimento da narrativa tem-me agradado bastante. A atmosfera dark trabalhada por Azaceta ajuda bastante a definir o ambiente da sequência, de forma imperativa e inquietante.

“Sólido e expansivo, este terceiro volume de Outcast cimenta-o e mostra-se cada vez mais à altura do seu próprio autor, para quem as provas dadas são “que baste” para o idolatrar.”

Outcast é uma série lenta. Não é fácil compará-lo a The Walking Dead, por exemplo, onde o ritmo faz parte do impacto que a série de BD tem no público. A história de Kirkman e Azaceta convida-nos a mastigar lentamente o sabor a cinzas que ela nos deixa na boca. Assim, a leitura de um volume pode não trazer grandes novidades, e muito menos saltar de cenário em cenário como a trama de mortos-vivos faz com mérito, mas deixa-nos entranhar no processo e aproximar-nos das personagens.

Sem título
Fonte: G Floy Studio

Em Uma Pequena Luz, vemos Kyle e o Reverendo Anderson a debater-se com o corpo possuído de Megan, a irmã adoptiva de Kyle. Durante o confronto, Megan ataca o próprio esposo, Mark, que sofre uma queda violentíssima. A dupla de protagonistas consegue exorcizar a mulher, mas os seus problemas estão longe de acabar, uma vez que o estado de saúde de Mark não é a única das suas preocupações. Vamos soltar SPOILERS?

“A arte de Paul Azaceta tem vindo a melhorar.

Quando procuram a pequena Holly, filha de Megan, encontram-na a conversar com uma figura sinistra. É, nem mais nem menos, que Sidney, o enigmático idoso que Anderson acredita ser a encarnação do próprio Diabo. Com a polícia presente, o reverendo não se abstém de espancar Sidney, o que deixa o senhor propriamente deliciado. Anderson é algemado e levado para a prisão, deixando Kyle, o Outcast, entregue a si próprio.

Sem título
Fonte: G Floy Studio

Grande parte deste volume é passado no hospital, durante o processo de tratamento de Mark, que ficara gravemente ferido. Numa visita ao hospital, Allison ouve uma conversa entre o ex-marido, Kyle, e Megan, ficando a saber de uma verdade de que Kyle a tentou salvaguardar. Entretanto, o Outcast é levado a ajudar uma senhora que procurara Anderson na igreja. O seu marido, Maurice, é vítima de uma possessão, apenas uma das que vários membros da comunidade são alvos.

Com Anderson atrás das grades, Kyle vê o seu trabalho a duplicar-se, enquanto Sidney move as peças e influencia vários membros da comunidade às suas ideias. Mas os planos que ele guarda para Kyle continuam a ser um mistério.

“Só posso fazer uma vénia à G Floy pelas edições lindíssimas que tem trazido até nós.”

Sólido e expansivo, este terceiro volume de Outcast cimenta-o e mostra-se cada vez mais à altura do seu próprio autor, para quem as provas dadas são “que baste” para o idolatrar. Nunca fui grande fã de horror e da temática das possessões, mas a forma madura e credível com que as personagens são apresentadas agradou-me imenso, e é muito a verosimilhança das personagens que me cativa neste Outcast. Claro está, cada relance de um possuído vem trazer a sensação de adrenalina de que todos queremos ao ler uma história destas.

Resultado de imagem para robert kirkman e paul azaceta
Fonte: https://www.skybound.com/tv-film/robert-kirkman-and-paul-azaceta-on-outcast/

A arte de Paul Azaceta tem vindo a melhorar. Confesso que gosto das suas ilustrações desde o primeiro volume, mas está longe de ser dos meus artistas favoritos no género. Ainda assim, grande parte da qualidade do seu trabalho está na pintura. Os tons amarelos, roxos e negros casam na perfeição com a temática. As expressões faciais são uma das suas melhores características e não posso deixar de afirmar que me cativam imenso as várias páginas sem diálogos, onde somos convidados a beber a ilustração e a cair no mundo apresentado sem que sejamos obrigados a concentrar-nos na história escrita.

Em suma, Outcast começou frágil mas, na minha opinião, já acertou o passo e é mais uma das séries regulares da Image Comics de que não dispenso. Robert Kirkman e Paul Azaceta são outra dupla que deu certo, e só posso fazer uma vénia à G Floy pelas edições lindíssimas que tem trazido até nós.

Avaliação: 7/10

Outcast (G Floy Studio Portugal):

#1: As Trevas que o Rodeiam

#2: Uma Ruína Sem Fim

#3 Uma Pequena Luz

#4 Sob a Asa do Diabo

#5 O Novo Caminho | Invasão

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close