Estive a Ler: Sykes


But he’s happy today. I’m sure he’s here, close to us… happy to see you in his room.

O texto seguinte aborda o livro Sykes (Formato BD)

Conhecido por várias obras de fantasia, entre as quais se destaca The Complete Encyclopedia of Elves, Goblins And Other Little Creatures, o francês Pierre Dubois vem deixando também a sua marca no formato novela gráfica. Junto do ilustrador Dimitri Armand, também francês, publicaram em 2015 pela editora Dupuis a BD Sykes, um western corrosivo na melhor tradição franco-belga.

O cenário criado por Dubois é sólido e convincente. Com Sykes revisitamos o herói clássico, os espíritos complexos e desapaixonados, as jornadas de sofrimento e frivolidade.

A narrativa é boa, mas a grande qualidade do livro é o desenho de Armand. Desde a primeira página és convidado a entrar no cenário e nas paisagens americanas, na atmosfera densa, cheia de espaços abertos, mas também absorver a tensão dos duelos, sentindo na pele a indiferença dos personagens, o cheiro dos whiskies e dos saloons, assim como a malvadez néscia dos condenados.

Resultado de imagem para sykes comic dubois e armand
Fonte: http://www.zonanegativa.com/sykes-western-ambiguo/

Na linha de outros westerns recentes, Sykes reúne os condimentos necessários para agradar aos fãs do género, embora esta temática tenha sempre alguma dificuldade em não cair em clichés. A cadência narrativa, os códigos de conduta e a postura incipiente do protagonista acabam por ser os ex-libris de um livro imersivo e intenso. Nesse sentido, o principal está lá. Os personagens são bem construídos e o fio narrativo é coeso.

“Mas a grande caracterização dos personagens e o clima escuro e duro recompensam aqueles que engolirem os estereótipos.

“Sentence” Sykes é um marshall. O que é um marshall? Algo semelhante a um xerife, mas que não está restrito a um território, cuja função é atravessar terras à caça de quadrilhas de infratores. Ele é o protagonista do livro, um homem sereno, sisudo e solitário, um atirador ágil e rápido. O típico pistoleiro.

Imagem relacionada
Fonte: https://www.comixology.com/Sykes-Vol-0/digital-comic/616979

Aqui, ele persegue os Clayton, um bando de patifes conhecidos pelos crimes de violação, roubo e assassínio. Quando Sykes regressa às colinas, o jovem Jim Starret imediatamente vê-o como uma lenda do Oeste, digna das bandas desenhadas com as quais aprendeu a ler, mas também como uma esperança para parar os Clayton, que mataram a sua mãe. É a partir daqui que a jornada de Sykes torna-se também pessoal.

Jim quer tornar-se um herói como Sykes, seguir os passos daquele homem que tanto o inspira, vindo das fornalhas de onde se forjam as lendas. Mas a sua obsessão pessoal terá um preço a pagar. Garantidamente, um preço de sangue. Afugentar os demónios de carne e osso pode ser apenas o início de uma vida de dor e deceção.

Resultado de imagem para sykes comic dubois e armand
Fonte: https://www.comixology.com/Sykes-Vol-0/digital-comic/616979

Ao lado do irlandês O’Malley e do indígena Raposa Cinzenta, Sykes dá início a uma caçada clássica dentro do género, onde todos os personagens são arquetípicos e as sequências previsíveis. Mas a grande caracterização dos personagens e o clima escuro e duro recompensam aqueles que engolirem os estereótipos.

Não sendo dos fãs mais acérrimos, o western é um tema que me entusiasma, e ver um autor de fantasia clássica, estudioso de elfos e fadas como Dubois a escrever uma história tão violenta despertou-me alguma curiosidade. No entanto, acho que a magia deste livro está no seu parceiro de autoria. A arte de Dimitri Armand, vívida e intensa, convence e certamente ficarei atento ao seu trabalho.

Avaliação: 7/10

Um comentário em “Estive a Ler: Sykes

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close