Estive a Ler: A Encantadora de Serpentes, Harrow County #3


Olha lá, Clinton… as amoras não se apanham sozinhas.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “A ENCANTADORA DE SERPENTES”, TERCEIRO VOLUME DA SÉRIE HARROW COUNTY (FORMATO BD)

A Encantadora de Serpentes é o mais recente volume de Harrow County. E é também o menos bom dos três volumes já publicados em português. Talvez por contar três histórias diferentes, a sensação de encorajamento e desfrute embalado da narrativa pareceu-me ter-se perdido algures, mas de facto foi o álbum que achei menos apelativo. O álbum compreende os números 9 a 12 da edição original publicada nos EUA pela Dark Horse Comics, que planeia um total de seis volumes. 

Nenhuma das histórias me apaixonou (embora tenha achado interessante a intriga das serpentes), mas continuo a achar a narrativa de Cullen Bunn o melhor da série. Como romancista, Bunn já foi nomeado para o Bram Stoker Award (que distingue a melhor ficção de terror), e como escritor de comics para dois Eisners, um dos quais por Harrow County.

Imagem relacionada
Fonte: http://www.comicsbeat.com/cullen-bunn-exits-aquaman-announces-more-news-on-ama/

Publicado em Portugal pela G Floy Studio, Harrow County é uma bem-sucedida série de horror sobrenatural passada na povoação com o mesmo nome. Desde o primeiro número que é escrita por Cullen Bunn (Uncanny X-Men, Deadpool, The Damned), enquanto a arte é entregue a Tyler Crook (Petrograd, Hellboy), vencedor de um Russ Manning Award, prémio atribuído durante os Eisners, que premeia o trabalho de um estreante no mundo da BD. Este terceiro volume conta ainda com histórias ilustradas por Carla Speed McNeil e Hannah Christenson.

“Posso afirmar sem reservas que a arte das ilustradoras convidadas foi o que menos gostei neste volume.”

Nas três histórias a que somos apresentados, Cullen Bunn apresenta uma panóplia de elementos sobrenaturais com que facilmente nos familiarizamos. Na primeira história vemos que o Rapaz sem Pele continua sem compreender os mistérios do passado. Na peugada da verdade, é difícil não simpatizar com aquela figura, ao mesmo tempo bizarra e empática, da criança que foi esfolada, mas cuja alma continua tão arraigada ao corpo como à pele.

Emmy continua, porém, a ser a protagonista da série. Num das histórias apresentadas, investiga uma casa assombrada, enquanto que na outra, tem de lidar com as serpentes malévolas que semeiam loucura e maldade na mente da população. O espetro da “irmã gémea”, porém, continua a marcar os seus passos.

Sem Título
Fonte: G Floy

Foi interessante ver como os habitantes de Harrow County continuam a trabalhar em prol de Emmy e em como eles a vêm, depois de tudo o que aconteceu. Não obstante a falta de vigor narrativo que registei durante a leitura, achei que as pontas acabaram por se interligar, e não posso deixar de considerar a história coesa e bem delineada, muito embora me agradasse ver uma base mais sólida e credível no meio de todos aqueles elementos mirabolantes.

“Os leitores vão ser expostos a um bizarro desfile de esqueletos fantasmagóricos em chamas, árvores grávidas e crianças sem pele, uma verdadeira bandeja de iguarias do folclore macabro à moda do Sul.”

Paste Magazine

Fonte: G Floy

Posso afirmar sem reservas que a arte das ilustradoras convidadas foi o que menos gostei neste volume. Achei o argumento inferior ao dos volumes interiores, mas ainda assim considero-o bom. Senti-me permanentemente à espera que esta história me apaixonasse, o que não aconteceu, embora tenha gostado bem mais quando ela se focou na amiga de Emmy, Bernice, que coincidiu também com um dos melhores trechos na arte de Tyler Crook.

Infelizmente, o trabalho de Hannah Christenson na casa assombrada deixou muito a desejar, parecendo não jogar bem com a narrativa de Bunn. Em suma, foi um livro que me deixou com um sabor meio agridoce na boca, mas que terminou com o sentimento quase agradável de “quero mais”.

Avaliação: 6/10

Harrow County (G Floy Studio Portugal):

#1 Assombrações Sem Fim

#2 Duas Vezes Contado

#3 A Encantadora de Serpentes

#4 Laços de Família

#5 Abandonado

#6 Magia de Raízes

#7 As Trevas Aproximam-se

#8 Um Último Regresso

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close