Estive a Ler: Crown of Shadows, Locke & Key #3


See, that’s perfect. I made a pot out of habit this morning, but I couldn’t drink any. I can’t handle caffeine like I used to, apparently. Makes me jumpy. I’m already too jumpy as it is.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “CROWN OF SHADOWS”, TERCEIRO VOLUME DA SÉRIE LOCKE & KEY (FORMATO BD)

O terceiro volume de Locke & Key regressa ao excêntrico mundo a que o argumentista Joe Hill e o ilustrador Gabriel Rodriguez deram vida. Em Crown of Shadows, a publicação da IDW Publishing volta a inovar, reatando a história da família Locke e da misteriosa mansão para a qual foram viver após a morte do progenitor. Locke & Key venceu o British Fantasy Award em 2009 e 2012 e o Eisner Award em 2011.

Nos volumes anteriores assistimos ao assassinato do professor Locke, à mudança da sua esposa e dos três filhos para a sua terra natal, Lovecraft, e às bizarras experiências a que foram sujeitos. Depois da perseguição do psicopata Sam Lesser, assassino do professor, e da descoberta de chaves mágicas no interior da mansão assombrada, os três jovens, Bode, Kinsey e Tyler, tiveram ainda de lidar com uma mãe alcóolatra.

Resultado de imagem para crown of shadows locke& key
Fonte: https://usesthekeys.dreamwidth.org/741.html

O desassossego só começou realmente, no entanto, com a chegada de Dodge, um rapaz que não envelhece e que, através do poder das chaves, parece ter desempenhado um papel bastante determinante no passado do professor e até na sua morte. Crown of Shadows vem, mais do que deslindar estes mistérios, adensá-los numa profusão de quebra-cabeças e engodos.

“Locke & Key continua a surpreender-me com os mais variados elementos bizarros e improbabilidades.

Abrir cabeças e extrair ou implantar memórias, vaguear como um fantasma, aumentar de tamanho, reparar loiça partida ou controlar as sombras são apenas alguns dos poderes que as chaves desta casa misteriosa providenciam. Se já gostei dos volumes anteriores, adorei este terceiro álbum. A história é bizarra e completamente inverosímil, mas bastante inventiva e com um bom ritmo. As questões paralelas como o alcoolismo de Nina e as relações afetivas dos filhos também se mostraram interessantes.

Resultado de imagem para crown of shadows locke& key
Fonte: http://www2.gr.cl/?cat=3&paged=3

O terrível Dodge tenta aproximar-se de Kinsey através da sua “personagem” Zack, mas ela junta-se a dois outros rapazes, Jamal e Scot, que a influenciam e a Jackie a aventurar-se por uma caverna misteriosa, quase submersa, onde ficam presos devido a um desmoronamento. Antes de conseguirem fugir, Kinsey submerge para ver o nome do seu pai escrito numa parede. No final da sequência, a luz que ela usara é vista junto de um cadáver.

“Locke & Key é uma série para continuar a seguir.

Entretanto, Tyler e Bode encontram uma grande chave na mansão, enquanto a mãe, Nina, se afunda no álcool. Os fantasmas de Sam e Dodge combatem depois de uma discussão e atribuição de culpas, até que Sam consegue alcançar o corpo humano do opositor e asfixiá-lo, fazendo-o regressar ao corpo. Na confusão, Dodge consegue escapar, mas deixa para trás uma chave que deixara cair; chave que Nina encontra quando acorda.

Posteriormente, Nina contacta o detective Mutuku e pergunta-lhe se acha que o incidente com Duncan está relacionado com Sam Lesser. Quando ele o nega, ela mostra-lhe a chave que encontrara. Dodge, por sua vez, desce por um caminho secreto até encontrar uma coroa sobre um altar e, quando lhe coloca uma chave na ranhura e a assenta na cabeça, ganha poder sobre todas as sombras existentes na mansão.

Imagem relacionada
Fonte: https://blurppy.com/2012/04/27/locke-key-crown-of-shadows-by-joe-hill-gabriel-rodriguez/

A história avança de forma mais rápida na reta final, onde vemos finalmente os irmãos a combater com as armas que têm os desígnios maléficos de Dogde e os momentos de tensão sucedem-se, envolvendo ainda Mutuku e Nina. Com uma boa dose de misticismo e de horror disfarçadamente juvenil, Locke & Key continua a surpreender-me com os mais variados elementos bizarros e improbabilidades.

Crown of Shadows não arrebata pela composição narrativa, focando-se mais nas desventuras juvenis dos irmãos Locke, mas sim pela novidade, pela excentricidade e também pelo apelo ao macabro e à escuridão. A vertente gráfica, a que torci o nariz inicialmente, não me parece ter sofrido grandes alterações, mas acabei por já estar de certo modo familiarizado com a mesma. Locke & Key é uma série para continuar a seguir.

Avaliação: 8/10

Locke & Key (IDW Publishing):

#1 Welcome To Lovecraft

#2 Head Games

#3 Crown of Shadows

#4 Keys to the Kingdom

#5 Clockworks

#6 Alpha & Omega

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close