Estive a Ler: Coração de Aço, Executores #1


Muitos de vocês provavelmente sabem da cicatriz na bochecha de Coração de Aço. Bem, até onde posso determinar, sou a única pessoa viva que sabe como ele a conseguiu.

Eu já vi Coração de Aço sangrar.

E o verei sangrar de novo.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “CORAÇÃO DE AÇO”, PRIMEIRO VOLUME DA SÉRIE EXECUTORES

Que Brandon Sanderson é um dos mais proativos autores de fantasia da nova geração não é novidade, mas ele sempre consegue reinventar e trazer algo de novo ao género. Com a série Executores, Brandon volta a marcar pela diferença, abordando a temática dos super-heróis destinada a um público mais juvenil.

O autor de Mistborn, Elantris e Stormlight Archive publicou o primeiro livro desta trilogia, Steelheart (Coração de Aço em português) lá pelo ano de 2013, tendo chegado ao Brasil três anos mais tarde pelas mãos da editora Aleph. Foi nessa edição que eu coloquei as mãos, um volume de 376 páginas com tradução de Isa Prospero.

Resultado de imagem para RECKONERS BRANDON SANDERSON
Fonte: https://newburgart.deviantart.com/art/Steelheart-385444376

Brandon Sanderson é assim um dos autores que eu tenho lido mais recorrentemente ao longo dos últimos anos, e embora tenha gostado mais de uns do que de outros, os seus trabalhos não me deixam indiferente, ou decerto não os continuaria a ler com tanta assiduidade. Esta série dos Reckoners nunca me seduziu, mas uma vez que me ofereceram o livro eu não ia negar o repto, não é?

“A ação é digna de um blockbuster e apesar de não comprar os plot-twists finais, eles enriquecem este volume.”

Vou explicar o porquê de essa série não ter entrado nos meus planos. Em primeiro lugar, ela é destinada ao público YA e os deuses sabem o quanto esse sub-género me faz comichão. Protagonistas juvenis e quartetos amorosos deixam-me enfastiado, para além de que raramente conseguem ser minimamente credíveis. Depois, esta série não é ambientada na Cosmere e ainda tenho muito para desbravar nesse universo. É um livro de super-heróis, e apesar de não desgostar do tema, não tenho grande paciência para o explorar.

Resultado de imagem para coração de aço livro
Fonte: https://www.saraiva.com.br/coracao-de-aco-serie-executores-livro-i-9386204.html

Esse preconceito todo prejudicou a minha experiência de leitura? Penso que não. Ler Brandon Sanderson faz-nos sempre pensar, que é uma maneira fofinha de dizer colocar-nos o cérebro num nó, e esse livro não é excepção. Coração de Aço tem muitos problemas, não é certamente um livro que agrade a todos os fãs do autor, mas posso dizer que não desgostei.

Assim sendo, chegou a hora de catalogar o que podia ter sido melhor, na minha ótica. Acima de tudo, uma explicação lógica para as falhas de seres excepcionais que atuam como deuses, os tais super-heróis aqui denominados de Épicos. Todos eles têm o seu ponto fraco, mas se Brandon se supera em explicações mais ou menos científicas, como quer que o leitor compre a ideia da morte daquele personagem que os que leram o livro sabem?

Resultado de imagem para RECKONERS BRANDON SANDERSON
Fonte: http://lytherus.com/2013/09/29/exclusive-video-interview-brandon-sanderson-dives-world/

Ter um protagonista bobinho não ajudou à festa. David Charleston é um rapaz normal, que aos oito anos viu o pai ser morto por um Épico no interior de um banco, e então dedicou a vida à sua vingança. Ele coleciona uma vasta pesquisa sobre o Épico conhecido como Coração de Aço e o mundo que este erigiu à sua volta, o que o transforma no típico nerd lá do sítio. Apesar de também ter as suas habilidades para se desenrascar em perseguições e confrontos, parece um verdadeiro retardado quando está apaixonado (ou seja, durante todo o livro).

“Coração de Aço é o típico livro pop corn, que te mantém entusiasmado mesmo que estejas consciente da irrealidade de tudo aquilo.

Até ao terço final nada de grandioso aconteceu, exceptuando os eventos do prólogo, para além de uma pesquisa avançada por parte de um grupo de rebeldes humanos acerca dos pontos fracos dos Épicos. Felizmente, essa pesquisa acaba por ser bem relatada e os acontecimentos alucinantes do terço final dão a volta às fragilidades do livro. A ação é digna de um blockbuster e apesar de não comprar os plot-twists finais, eles enriquecem este volume.

Coração de Aço é um livro pós-apocalíptico passado no nosso mundo. Algo aconteceu, uma estrela vermelha apareceu nos céus e ali se firmou. Chamaram-na de Calamidade, e o que é certo é que de alguma forma ela deu vários poderes sobrenaturais a uma grande diversidade, aparentemente aleatória, de pessoas. Por alguns tempos, os humanos comuns olharam para esses sobredotados como heróis, mas as suas ilusões rapidamente se desfizeram.

Resultado de imagem para RECKONERS BRANDON SANDERSON
Fonte: http://www.17thshard.com/forum/gallery/image/234-deathpoint/

Os Épicos começaram a criar cadeias de poder, a matar e a escravizar os humanos. Tornaram-se cruéis. Coração de Aço ganhou o poder entre eles, nos antigos Estados Unidos agora chamados de Estados Fracturados. Ele é normalmente acompanhado pelos seus guarda-costas, Tormenta de Fogo e Punho de Noite.

O primeiro aparenta-se com uma tocha humana, mas o seu dom é o do ilusionismo, enquanto o segundo é permeável à luz, o que fez Coração de Aço tornar perene a noite. Em Nova Chicago, a sede do seu poder, é sempre noite. Por sua vez, o mais poderoso dos Épicos consegue transformar todas as coisas sem vida própria à sua volta em aço, e é imune a qualquer ataque direto que lhe seja endereçado.

Para os combater, nasceram os Executores. São um grupo de pesquisa e combate que, sabendo que nunca conseguirá fazer mossa aos Épicos mais poderosos, ocupa-se de eliminar Épicos menores na cadeia de poder. Eles são Prof, o líder e fundador do grupo, Megan, uma beldade que se ocupa do trabalho de campo, Thia, a rapariga das tecnologias, Cody, o hilariante descendente de escoseses, e Abraham, o senhor músculos responsável pela artilharia pesada.

Resultado de imagem para RECKONERS BRANDON SANDERSON
Fonte: http://www.barrytheartguy.com/package-design/

Encontram-se a caçar um Épico chamado Fortuidade quando se cruzam com David, o que resulta numa grande mudança nos seus propósitos. É que eles nunca pensariam em atacar o todo-o-poderoso Coração de Aço. E não o fariam, se não descobrissem que David já vira Coração de Aço a sangrar.

O rapaz mostra-lhes o seu stock de informações coligidas ao longo dos anos sobre os Épicos e as suas permeabilidades e Prof acede a deixá-lo integrar o grupo. A partir daqui, a trama desenrola-se de forma metódica mas expectável, até ao momento em que Brandon começa a adensar os mistérios, alguns dos quais não demoram muito tempo a serem resolvidos.

A escrita de Brandon Sanderson é extremamente simples, em alguns trechos relativamente pobre, mas é ágil e consegue manter-te colado ao livro sem que percas o interesse nele. Coração de Aço é o típico livro pop corn, que te mantém entusiasmado mesmo que estejas consciente da irrealidade de tudo aquilo.

Resultado de imagem para RECKONERS BRANDON SANDERSON

Fonte: http://www.17thshard.com/forum/gallery/image/875-megan-tarash/

Um dos problemas deste livro é não ter nenhum personagem que me tenha agradado por aí além. Cody e Abraham são os melhores personagens, mas não tiveram grande tempo de antena. Coração de Aço acabou por ser o mais carismático, mas não creio que a subversão do super-herói tradicional tenha corrido 100% bem. Ele só apareceu no princípio e no fim do livro e o seu final foi puro e simplesmente irrisório.

Isso significa que estamos perante um mau livro? Bem, se eu gostei, não posso dizer que é um mau livro. Brandon Sanderson consegue sempre colar-me às páginas, e por pouco consistentes que sejam as reviravoltas, elas conseguem sempre surpreender e fazer algum sentido, mesmo que desafiem a coerência do todo. Assim sendo, posso dizer que Coração de Aço é um bom início de jornada.

Teve os seus momentos mais infantis, como o relacionamento platónico do protagonista, mas este acabou sendo elevado a outro patamar com as revelações do final do volume, pelo que me parece que muito está em aberto e há ainda vários mistérios por desvendar nos livros seguintes da trilogia.

Avaliação: 6/10

Executores (Aleph):

#1 Coração de Aço

#2 Tormenta de Fogo

#3 Calamidade

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close