Estive a Ler: Ciclos, Y: O Último Homem #2


Desculpa. Tu és… És…?

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “CICLOS”, SEGUNDO VOLUME DA SÉRIE Y: O ÚLTIMO HOMEM (FORMATO BD)

Chegou às bancas nacionais a 26 de outubro de 2017 o segundo volume da coleção da Levoir com o diário Público, Y, O Último Homem, o qual foi escrito por Brian K. Vaughan e desenhado por Pia Guerra. Este segundo álbum da afamada BD norte-americana, intitulado Ciclos, tem arte-final de José Marzán Jr. e inclui os números #6 a #10 de Y: The Last Man publicados pela Vertigo em 2003.

Vencedor de três Eisner, Y: O Último Homem segue a jornada de Yorick e a descoberta de como a sociedade lidou com as consequências da praga que vitimou a quase metade da população mundial – a parte masculina. Entretanto, muitas das mulheres que Yorick vai encontrando pelo caminho revelam ter segundas intenções, abordando também o tema da confiança e dos limites que a psique humana conhece.

Resultado de imagem para y: o último homem ciclos
Fonte: Levoir

Este segundo volume de Y: O Último Homem continuou sem me convencer, mas mostrou-se ligeiramente melhor que o primeiro álbum. A interação entre Yorick, 355 e Allison mostrou-se mais oleada e o despontar de um grupo antagonista também se mostrou benéfico à narrativa. Se no primeiro volume faltaram mais personagens carismáticos, que denotassem a possibilidade de um desenvolvimento sustentável para a série, elas aqui estão.

“A sensação de que cada álbum será uma história diferente perpassada por outra maior não funciona se não tiver cliffhangers fortes”

Ainda assim, fica a ideia que a jornada de Yorick ainda agora começou e andará muito a saltar aqui e acolá com novos personagens, fechando arcos demasiado rápido sem que consigamos identificar-nos com as personagens. Espero estar errado, mas neste volume, pelo menos, não consegui ter “tempo” para me familiarizar com as personagens e isso é significativamente mau para uma série que se deseja continuar a acompanhar.

Fonte: Levoir

Para garantir a sobrevivência da espécie, Yorick aliou-se a uma agente do governo e à mais importante investigadora de bioengenharia do mundo. Em Ciclos, na sua viagem através de uma América radicalmente transformada, na peugada da noiva de Yorick, são perseguidos pelas Filhas da Amazona, um grupo obcecado pela ideia de um mundo sem homens, composto por uma boa porção de mulheres bem hostis.

Pelo caminho, Yorick faz uma paragem inesperada na aparentemente utópica cidade de Marrisville, onde várias surpresas lhe estão reservadas, questionando tanto os seus sentimentos pela noiva, Beth, como sendo obrigado a um encontro familiar nada agradável com a irmã Hero, que se alistara no grupo Filhas da Amazona. Os momentos finais da trama funcionam como um espelho para Yorick, que conhece aqui um dos momentos mais asfixiantes da sua viagem.

Resultado de imagem para y: o último homem ciclos
Fonte: https://365diaslendohqs.wordpress.com/

Vaughan volta a mostrar os seus dotes de argumentista em Ciclos, o segundo volume de Y: O Último Homem. O livro funciona muito bem como volume auto-contido, mas tratando-se de uma série maior, pareceu-me que deveria ser um arco expandido por outros volumes. A sensação de que cada álbum será uma história diferente perpassada por outra maior não funciona se não tiver cliffhangers fortes, o que até aqui não se verificou.

Ainda assim, a melhoria observada em relação ao primeiro volume é notória, abrindo espaço para um terceiro volume ainda melhor. A série está longe de me fascinar, que sou absurdamente fã da série Saga do mesmo autor, mas se o primeiro volume prometeu, este segundo veio efetivamente a melhorar. As personagens continuam a ser o ponto mais negativo do álbum, sem intensidade nem empatia, e a arte de Pia Guerra melhorou bastante, mas não é contributo que justifique uma melhor avaliação.

Avaliação: 6/10

Y: O Último Homem (Levoir / Público)

#1 Um Mundo Sem Homens

#2 Ciclos

#3 Um Pequeno Passo

#4 A Senha

#5 O Anel da Verdade

#6 Entre Mulheres

#7 Bonecas de Papel

#8 Dragões de Kimono

#9 Mãe Terra

#10 Os Porquês e os Portantos

 

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close