Estive a Ler: Um Pequeno Passo, Y: O Último Homem #3


Quer que o vírus me infecte, para você ser o único homem da Terra!

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “UM PEQUENO PASSO”, TERCEIRO VOLUME DA SÉRIE Y: O ÚLTIMO HOMEM (FORMATO BD)

Foi lançado em março o terceiro volume da coleção da Levoir com o diário Público, Y, O Último Homem, escrita por Brian K. Vaughan e desenhada por Pia Guerra. Este terceiro volume, intitulado Um Pequeno Passo, tem arte-final de José Marzán Jr. e inclui os números #11 a #17 de Y: The Last Man publicados pela Vertigo em 2003. Vaughan é um dos nomes mais importantes da ficção científica atual, autor e produtor da série televisiva Lost, bem como da popular série gráfica Saga.

A editora Levoir regressa assim a esta série, estando programado o lançamento de mais quatro volumes, depois de ter editado os dois primeiros volumes em 2017. Após esta segunda fase de lançamentos, ficarão ainda em falta os últimos quatro de um total de dez volumes para a conclusão de Y: O Último Homem, ainda sem data prevista de lançamento. A série foi vencedora do Prémio Eisner, o galardão maior da nona arte.

Fonte: Levoir

Mais habituado à arte de Pia Guerra, que longe de ser má parece ter melhorado imenso do primeiro para o segundo volume, encontrei em Um Pequeno Passo uma nova e prometedora aventura de Y: O Último Homem. Neste volume, Vaughan mostra que a série tem pernas para andar e que as promessas que deixara nos anteriores volumes continuam a valer. Infelizmente, continua a ser uma promessa, e este terceiro volume pouco adiantou à história.

“Um Pequeno Passo é mais uma aventura vazia de um pintas americano sem interesse, que de repente tornou-se a última bolacha do pacote.

Para além de nos apresentar um novo arco, com pequenas ramificações oriundas dos dois primeiros, Um Pequeno Passo é isso mesmo, um pequeno passo adiante na história que não te deixa mais entusiasmado ou curioso. A esse respeito, o segundo álbum foi mais envolvente e emotivo, mostrando um argumento cheio de potencial que devia ter sido bem mais explorado, para agarrar o leitor. O sistema de arcos fechados a cada álbum não prende.

Fonte: Levoir

Yorick Brown, o último homem da Terra, atravessa a América na companhia de uma agente secreta do governo, a 355, de uma cientista especializada em clonagem, Dr.ª Allison Mann, e de Ampersand, o seu macaco e o único outro macho mamífero a ter sobrevivido à praga, em busca da sua noiva, que se encontra na Austrália. Antes, porém, devem chegar ao laboratório da Dr.ª Mann na Califórnia e finalmente tentar realizar estudos genéticos em ambos os sobreviventes.

Neste terceiro volume, o último homem da Terra tem um encontro inesperado: uma espia russa que alega ter um companheiro de equipa no espaço, com mais dois tripulantes, que virá a aterrar no Kansas. Rapidamente descobrem que Yorick não é o único homem vivo da Terra e que dos três astronautas vindos da Estação Espacial Internacional, dois deles são homens. Para além de arriscarem uma doença fatal ao aterrarem, os astronautas têm ainda de competir pelo controlo da situação calamitosa que se vive no planeta.

Fonte: Levoir

Ao mesmo tempo que oferece uma premissa interessantíssima de se explorar: o que aconteceria se os homens desaparecem do planeta, Y: O Último Homem oferece uma série de questões e debates morais. Temas como o preconceito, o feminismo, a xenofobia e outros comportamentos extremistas são levados à prancha pelo trabalho peculiar e interessante de um argumentista com provas dadas, Brian K. Vaughan, e de uma ilustradora com potencial, Pia Guerra.

Este potencial todo, porém, ainda não se materializou aos meus olhos. Vejo um trabalho com bastantes ingredientes e conteúdo, mas que não se desdobra de forma natural ou fluída, nem traz elementos capazes de me ganhar como outros trabalhos gráficos o têm feito. Insípida, sem grande ligação com o leitor, Um Pequeno Passo é mais uma aventura vazia de um pintas americano sem interesse, que de repente tornou-se a última bolacha do pacote. A história extra com que o álbum termina consegue ser mais interessante que a principal.

Avaliação: 4/10

Y: O Último Homem (Levoir / Público)

#1 Um Mundo Sem Homens

#2 Ciclos

#3 Um Pequeno Passo

#4 A Senha

#5 O Anel da Verdade

#6 Entre Mulheres

#7 Bonecas de Papel

#8 Dragões de Kimono

#9 Mãe Terra

#10 Os Porquês e os Portantos

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close