Estive a Ler: Shark-Killer, The Dark Sea War Chronicles #3


“I need to know about the woman.” Said Erbay. “You know who I’m talking about. I need to know where she is”.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “SHARK-KILLER”, TERCEIRO VOLUME DA SÉRIE THE DARK SEA WAR CHRONICLES

Shark-Killer é o terceiro volume da série The Dark Sea War Chronicles, livro publicado em inglês na plataforma Amazon, da autoria do português Bruno Martins Soares. Lançado em meados do mês passado, Shark-Killer é a pedra final na trilogia de ficção científica do autor nacional, já publicado no nosso país através da editora Saída de Emergência, com a série A Saga de Alex 9.

Venceu em 1996 o National Young Creators Award for Writing e representou Portugal na Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo de 1997, onde viu o seu conto “Mindsweeper” a ser traduzido e publicado em italiano. Trabalhou ainda como correspondente internacional em Portugal para o Jane’s Defence Weekly e colaborou com o Washington Post. Bruno foi jornalista e consultor de comunicação, RH e gestão antes de se estabelecer como escritor. Atualmente coordena workshops de escrita criativa e conceção de mundos.

Resultado de imagem para bruno martins soares
Fonte: http://www.kotostudios.com/php/kotos/

Byllard Iddo, o protagonista, continua a ser o eixo central da narrativa. Após uma tarefa aparentemente impossível ser levada a cabo com baixas significativas para todos, principalmente para Byl, os conhecimentos que ele carrega podem mudar os destinos do mundo e o rumo da Guerra do Mar Negro. Face aos avanços do inimigo e aos seus elevados números, o regresso a casa transforma-se numa luta pela sobrevivência.

“The Dark Sea War Chronicles é uma trilogia imperdível de ficção científica publicada por um autor nacional.”

O reencontro tão esperado após o cliffhanger final do segundo volume sucede-se, ao mesmo tempo que descobrimos mais sobre a guerra entre a aliança Webbur / Torrance contra a República Axx. Personagens como Erbay, MiranyDalto ou Alzira conquistam pela presença e entrosamento na narrativa, mas a história é centrada em Byl, e é ele quem realmente carrega a série às costas.

Com uma escrita bem visual e uma aura cinematográfica, que parece ser uma característica incontornável da prosa de Bruno Martins Soares, um autor mais voltado para o guionismo que para a literatura no seu estilo mais clássico, Shark Killer é o último livro de uma trilogia que me conquistou pelo aparato militar, a originalidade dos termos e mesmo pela leveza na conjugação de todos os fatores.

Resultado de imagem para shark-killer bruno martins soares
Fonte: autor

The Dark Sea War Chronicles começou forte e teve um volume de transição ainda melhor. Não apreciei tanto este último livro, talvez porque esperava ver mais dos povos envolvidos e das suas motivações políticas, e não tanto mais do mesmo. Algum do humor dos volumes anteriores também pareceu perder força, para além de ser um livro demasiado pequeno para perder tantas páginas focadas em declarações de amor e trocas de olhares.

Ainda assim, as dinâmicas entre personagens continuaram incríveis, as batalhas bem descritas e como é comum no volume final de uma série, devemos avaliá-la pelo seu todo. The Dark Sea War Chronicles é uma trilogia imperdível de ficção científica publicada por um autor nacional.

Resultado de imagem para bruno martins soares
Fonte: Imagem de capa

Shark-Killer mostra mais uma vez a performance de Bruno Martins Soares em toda a sua largura. É de louvar como ele consegue escrever um livro de tão poucas páginas sem perder a consistência nem parecer apressado em nenhum momento. E, da mesma maneira em que ele não se mostra apressado, muito menos se torna entediante. Os diálogos são maravilhosos e os capítulos sucedem-se num abrir e fechar de olhos.

Esta fluidez narrativa é uma das principais qualidades do Bruno, ele sabe aquilo que mais agrada ao leitor e sabe realmente levá-lo à prática. A aura Battlestar Gallactica ajuda, mas é o jogo de cintura do escritor diante das escolhas narrativas que é obrigado a tomar que o distinguem. Faltaram acontecimentos que me impressionassem, e gostaria que aquilo que foi revelado no epílogo tivesse sido mostrado com maior impacto para o leitor, mas fica o registo de uma obra bem escrita e agradável de se ler. Espero que o Bruno escreva mais obras passadas neste sistema solar tão interessante.

Avaliação: 7/10

The Dark Sea Chronicles (Amazon):

#1 Fighting The Silent

#2 Mission In The Dark

#3 Shark-Killer

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close