Estive a Ler: O Anel da Verdade, Y: O Último Homem #5


Se pretendem doações, eu tenho comida! E enlatada, mas… A chave partiu. Se tiverem um abre-latas…

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “O ANEL DA VERDADE”, QUINTO VOLUME DA SÉRIE Y: O ÚLTIMO HOMEM (FORMATO BD)

Chegou no final de março às bancas nacionais o quinto volume da coleção da Levoir com o diário Público, Y: O Último Homem, a qual foi escrita por Brian K. Vaughan e desenhada por Pia Guerra. Este quinto volume, intitulado O Anel da Verdade, tem arte-final de José Marzán Jr. e inclui os números #24 a #31 de Y: The Last Man publicados pela Vertigo em 2004.

Vencedor de três Eisner, Y: O Último Homem continua a narrar as aventuras da personagem Yorick e o resultado de uma praga terrível que matou toda a população masculina do planeta, bem como as formas que a sociedade, agora feminina, lidou com a situação. Ao longo da jornada, Yorick encontra várias e diferentes figuras, com intenções bem distintas em relação à sua pessoa. 

Fonte: Levoir

Eis uma BD que tive muita dificuldade em compreender o seu sucesso, numa fase inicial. É uma jornada que releva as dicotomias homem-mulher no seu estado mais primário, apesar de trazer a lume vários debates interessantes e explorar uma situação que tinha tudo para arrebatar o público, o desaparecimento repentino dos homens. Agradável em conteúdo, ainda que pobre em forma, Y: O Último Homem é uma alegoria da mente humana e faz-nos pensar na sociedade em que vivemos.

“Com momentos de bom humor e uma série de perspetivas a serem desenvolvidas em simultâneo, Y: O Último Homem atinge, em O Anel da Verdade, o seu melhor momento até agora.

A trajetória de Yorick continua esparsa, sem um enredo narrativo que me consiga prender ou dizer: bem, que álbum bom! Parece uma história arrancada aos soluços, com momentos mais interessantes do que outros e sem um fio narrativo consistente. Ainda assim, é notória a evolução neste últimos volumes, e O Anel da Verdade é mais um livro repleto de diálogos bem cuidados e frescos, para além de a arte de Pia Guerra ter melhorado significativamente.

Fonte: Levoir

Dois anos passados sobre a catástrofe que arrasou a população masculina do planeta, deixando Yorick Brown e Ampersand, o seu macaco capuchinho, como os únicos sobreviventes portadores do cromossoma Y, a bioengenheira Allison Mann e a Agente especial 355, designada para proteger Yorick, chegam finalmente ao laboratório secreto da Dra. Mann, em São Francisco, onde ela vai tentar desvendar o segredo da sobrevivência de Yorick e de Ampersand.

Depois de longos meses de viagem, o grupo finalmente tem agora um lugar para descansar. Só que isso dá aos seus perseguidores a possibilidade de o apanharem. E embora Yorick, Allison e 355 tenham lidado com sucesso com os algozes que já cruzaram os seus caminhos, talvez não sejam capazes de encarar tão facilmente os inimigos ainda desconhecidos.

Fonte: Levoir

Seitas misteriosas, o passado familiar dos Brown posto em evidência, um anel de noivado peculiar e duas Beths são os ingredientes secretos deste livro onde as fezes do macaco podem trazer respostas para a sobrevivência dos dois machos que protagonizam a série gráfica. Com momentos de bom humor e uma série de perspetivas a serem desenvolvidas em simultâneo, Y: O Último Homem atinge, em O Anel da Verdade, o seu melhor momento até agora.

A estadia em São Francisco e a procura mais palpável para a questão mais importante do comic acaba por trazer mais estabilidade e interesse à série, muito graças à performance de Brian K. Vaughan enquanto guionista. Os diálogos voltam a ser um espetáculo à parte, ainda que me tenha sentido mais aliciado pelas cenas hot do primeiro terço do álbum. Apesar de, para mim, continuar no patamar mínimo do bom, Y: O Último Homem está a melhorar significativamente.

Avaliação: 6/10

Y: O Último Homem (Levoir / Público):

#1 Um Mundo Sem Homens

#2 Ciclos

#3 Um Pequeno Passo

#4 A Senha

#5 O Anel da Verdade

#6 Entre Mulheres

#7 Bonecas de Papel

#8 Dragões de Kimono

#9 Mãe Terra

#10 Os Porquês e os Portantos

 

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close