Estive a Ler: Entre Mulheres, Y: O Último Homem #6


É bom que estejamos prestes a bater num icebergue, meninas. Não durmo quatro horas seguidas desde —

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “ENTRE MULHERES”, SEXTO VOLUME DA SÉRIE Y: O ÚLTIMO HOMEM (FORMATO BD)

Chegou a bancas no princípio de abril o álbum Entre Mulheres, o sexto volume da série Y, O Último Homem, da autoria de Brian K. Vaughan e Pia Guerra, que encerra assim a sua segunda fase de publicação pela Levoir, que tinha editado os primeiros 2 volumes em 2017. Fica a faltar à editora publicar os 4 últimos volumes para encerrar a coleção publicada pela Levoir com o jornal Público. Este sexto álbum teve ainda a colaboração de Goran Sudzuka na arte, substituindo a artista principal durante grande parte do mesmo.

Com um total de 128 páginas e formato em capa dura, Y: O Último Homem continua a contar a história de Yorick Brown, o último homem à face do planeta, e do seu macaco Ampersand, os últimos sobreviventes masculinos de uma praga calamitosa que vitimou todos os portadores do cromossoma Y no nosso planeta. Yorick persegue a noiva, desaparecida do outro lado do planeta, na Austrália, enquanto procura respostas para a sua sobrevivência.

Fonte: Levoir

A série de Brian K. Vaughan tem vindo a melhorar significativamente, e não posso dizer que desgostei deste sexto álbum. Os diálogos são bons, as referências cinematográficas e musicais sucedem-se, sempre a mostrar o lado mais irreverente do protagonista, e finalmente deu-se a tão aguardada cena lésbica entre duas das co-protagonistas. A arte de Pia Guerra tem vindo a melhorar e Sudzuka conseguiu manter-se fiel à ilustradora.

“Espero que a Levoir publique em breve os quatro volumes finais para ver o rumo que esta história irá tomar.

Ainda assim, a história continua a derivar num nada insubstancial. As motivações das personagens em seguir em frente são esparsas, não há realmente grandes ganchos e começa a tornar-se repetitivo que em todos os volumes Yorick se envolva com uma mulher diferente e que ela desapareça logo depois. Para além disso, numa história que se queria diferencial na questão da igualdade de géneros, parece-me extremamente sexualizada, e há até preconceitos na questão do amor lésbico. Tipo, se não há ali homens há mais de dois anos, queriam o quê?

Fonte: Levoir

Yorick, 355 e a bioengenheira Mann partem para o Japão num cruzeiro em busca do macaco capuchinho Ampersand, que fora sequestrado por uma japonesa mascarada.  Aparentemente, o macaco é a resposta para a praga que assolou a espécie masculina. Durante a viagem, Yorick é descoberto por uma das tripulantes e é entregue a Kilina, a capitã do navio, acabando por passar a noite na cabine desta. A empatia entre ambos é evidente, transformando-se numa paixão assolapada.

Tudo muda, porém, com o advento de um submarino australiano, que coloca uma espia a bordo do navio. Nas últimas páginas do livro, Beth, a namorada de Yorick, é aprisionada pelo remanescente feminino de uma tribo aborígene, onde é guiada num ritual estranho que a conduz a uma série de flashbacks que se interligam uns aos outros, dando a conhecer mais sobre o seu relacionamento com Yorick e da personalidade de ambos.

Fonte: Levoir

Apesar de ter gostado da aura marítima e dos volte-faces ocorridos a bordo do navio, o arco mais interessante acabou por ser a pequena história que fechou o álbum, protagonizada por Beth. As recordações que dão conta do início da sua relação com Yorick trazem mais conteúdo e uma ideia tátil do que a sua história significa, do que foi e do que poderá vir a ser, bem como traz maior empatia ao leitor para com as duas personagens e para com a demanda de Yorick.

Y: O Último Homem continua a ser uma BD bem escrita e com rasgos de genialidade, afinal estamos a falar de Brian K. Vaughan, um dos melhores guionistas do nosso tempo, mas o descolar de histórias, a falta de cenas impactantes e de personagens mais empáticas tem vindo a torná-la morna, aos meus olhos. Espero que a Levoir publique em breve os quatro volumes finais para ver o rumo que esta história irá tomar.

Avaliação: 6/10

Y: O Último Homem (Levoir / Público)

#1 Um Mundo Sem Homens

#2 Ciclos

#3 Um Pequeno Passo

#4 A Senha

#5 O Anel da Verdade

#6 Entre Mulheres

#7 Bonecas de Papel

#8 Dragões de Kimono

#9 Mãe Terra

#10 Os Porquês e os Portantos

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close